Programa de Voluntariado da Royal Canin leva atividades com cães terapeutas ao Ensino Fund

Programa de Voluntariado da Royal Canin leva atividades com cães terapeutas ao Ensino Fundamental

Webmaster 18/11/2016 - 10:37
Ações em cinco escolas públicas promoveram orientações sobre a posse responsável de cães e gatos para alunos de 1º e 2º ano


Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura [SEEC], o Programa de Voluntariado da MARS - Mars Volunteer Program [MVP] – da unidade da Royal Canin, em Descalvado realizou esta semana, de 16 a 18 de novembro várias atividades com cães terapeutas em cinco unidades escolares do Ensino Fundamental, para as turmas de 1º e 2º ano, com o objetivo de compartilhar informações sobre a posse responsável de cães e gatos.

No primeiro dia da ação, realizada no 1º e 2º ano da EMEF Profª Tereza dos Anjos Puoli [Jardim Bela Vista], participaram 24 funcionários voluntários da Royal, nos períodos da manhã e tarde, dos quais cada participação será revertida em 15 quilos de ração a ser doada à APAD [Associação Protetora dos Animais de Descalvado]. A estimativa é de que 140 funcionários da Royal Canin participassem da ação nos três dias e que a doação chegasse às duas toneladas de ração.

Além dos voluntários da Royal Canin, a ação contou com o envolvimento de alunos do Curso de Medicina Veterinária da Unicastelo [Universidade Brasil] e uma equipe multiprofissional da Humanimais - empresa pioneira no trabalho de terapias e educação assistidas por cães.
Os alunos foram envolvidos em várias atividades lúdicas, de pintura, desenho, recorte e colagem, receberam cartilhas educativas com mensagens de conscientização sobre a posse responsável dos pets, seguida da apresentação de três cães terapeutas da Humanimais: Layon [Golden Retriever], Madiba [Vira-lata] e Lola [Pastor Australiano pela pedagoga Andrea e pelo fisioterapeuta Vinícius, ambos da Humanimais. De acordo com a coordenadora de Comunicação Corporativa da Royal Canin, Carla Pistori, a presença dos cães terapeutas, além de levar alegria e bem-estar aos alunos, atuam como facilitadores das atividades, concretizando para as crianças o significado e a importância da posse responsável para a qualidade de vida, saúde e bem-estar dos animais.

A ação foi levada também para as escolas Profª Dirce Sartori Serpentino [Jardim Albertina], Profº Francisco Fernando Faria da Cunha [Jardim São Francisco, Coronel Tobias [Centro], CAIC Dr. Cid Muniz Barretto [Parque Morada do Sol] e ao todo envolveu 330 alunos de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2014 a ação foi realizada para alunos de 1º ao 4º ano da Rede Municipal de Educação, e para que novos alunos tivessem a mesma oportunidade esse ano foram escolhidos as primeiras turmas.

Programa de Voluntários
Incentiva os funcionários da empresa a realizarem trabalhos sociais nos lugares onde a empresa tem unidades e as ações são sempre alinhadas com o compromisso de tornar o mundo melhor para os animais de estimação. A MARS está em Descalvado desde 1990 e, atualmente, mantém 250 funcionários nessa unidade, que produz alimentos para gatos e cães da marca ROYAL CANIN®.

Entre as ações voluntárias da empresa a mais conhecida e que se aproxima é o Natal Solidário voltado para as crianças e adolescentes do Projeto Conviver, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, prevista para acontecer na segunda semana do mês de dezembro.

Estudos comprovam aprendizado com animais
Estudos do Centro de Pesquisa WALTHAM® – a principal autoridade científica em bem-estar e nutrição de pets - comprovaram o aprimoramento do aprendizado das crianças quando animais de estimação são introduzidos no ambiente de sala de aula. O emprego de programas de educação assistida por cães proporciona a melhoria das habilidades motoras, de comunicação e de leitura dos alunos, ao mesmo tempo em que eles promovem um comportamento mais calmo dentro da escola.

“A MARS acredita que esse modelo de ação voluntária com crianças dá a oportunidade de plantar sementes para toda a vida, uma vez que elas são multiplicadoras de informação às suas famílias e amigos. É válido que as crianças, desde pequenas, tenham acesso a conceitos básicos sobre posse responsável como, por exemplo, a importância da castração para se evitar ninhadas indesejadas e filhotes abandonados pelas ruas, a necessidade da vacinação anual e o papel do Médico-Veterinário como o profissional que se dedica a cuidar da saúde dos gatos e cães”, destaca Carla Pistori.
Logo do Facebook Deixe seu comentário