Aluno do 6º ano da rede pública é medalhista ouro na 12ª Olimpíada da Matemática

Aluno do 6º ano da rede pública é medalhista ouro na 12ª Olimpíada da Matemática

Webmaster 10/12/2016 - 08:35
Com participação pelo segundo ano consecutivo Descalvado tem um representante entre os 200 medalhistas do Brasil num dos maiores eventos de estímulo à Matemática




Participando há dois anos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas [OBMEP], Descalvado alcança destaque máximo na 12ª Edição de 2016, com um aluno medalhista ouro entre os 200 colocados do país, no nível 1 [6º e 7º ano do Ensino Fundamental]. Samuel Alexandre da Silva, de 12 anos, da EMEF Maria Sylvia Traldi De Marco, orientado pelo professor voluntário de matemática, João Adolfo Pinz, deverá receber a medalha de ouro em solenidade a ser realizada no Estado do Rio de Janeiro, em data ainda a ser anunciada, na sede da Universidade Federal.

Participaram da segunda fase da 12ª OBMEP-2016, além do medalhista mais 15 alunos entre o nível 1 e nível 2 [8º e 9º ano do Ensino Fundamental] os quais serão homenageados com uma menção honrosa de participação. São alunos das escolas CAIC, Padre Orestes Ladeira, Pro. Andrelino Casare, Profª Edna do Amaral e Maria Sylvia que tiveram como orientadores os professores: Carlos Diego Conti, Renata Silvia Leal, Dalívia Grazieli Mendes Maneo, Marcos Roberto Duarte, Ludmila de Marco Zanelatto e Sabrina Paludetti Gabrielli [EMEF Padre Orestes Ladeira]; Maira Gabriela Radael [EMEF CAIC]; Marcos Roberto Duarte, Geraldo Cláudio Alves e Sueli Donizetti Consolo Tacon [ EMEF Edna] e, Carlos Diego Conti e, EMEF Maria Sylvia: Adriana Donha Gonçalves [EMEF Andrelino].

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Alunos medalhistas nesta olimpíada têm direito de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. [PIC] realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país, e também no fórum virtual, despertando nos alunos ainda mais o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.
Ao longo de suas edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 36 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq] e mais de 1800 alunos participaram do programa como ouvintes.

Neste ano se inscreveram para a 12ª OBMEP 47.474 escolas da rede pública nacional que somam mais de 17 milhões de alunos.

A secretária Municipal de Educação e Cultura, profª Rute Casati ficou extasiada com a notícia e disse que o resultado é um marco para a Educação de Descalvado e parabeniza a todos os envolvidos neste trabalho.


Projeto “Com Mais Educação” poderá ser estendido para mais escolas
A diretora da EMEF Maria Sylvia Traldi De Marco, Vanessa Rodriguez Valentim disse que o resultado da participação dos alunos é muito importante para a escola e para o Projeto “Com Mais Educação”, desenvolvido na escola desde 2014, em parceria com o professor voluntário João Pinz, no período noturno com a participação dos professores efetivos de Matemática. “Primeiro fazemos um convite aos alunos que têm disponibilidade de vir à noite, uma turma das 18 às 19h e outra das 19 às 20h para a primeira fase da OBMEP que conta em média com 25 alunos por turma”, explica e acrescenta que na segunda fase a participação diminui em consequência do desempenho de cada um.

João Pinz é professor de Matemática, lotado na Secretaria Municipal de Educação e Cultura [SEEC], como escriturário e nas horas vagas após o expediente desenvolve o projeto em parceria com a EMEF Maria Sylvia e seus professores para ajudar no aprendizado, julga um excelente resultado alcançado em 2016, por ser apenas o segundo ano de participação do município.

“Esse resultado é muito importante para a Educação do município, pois a Olimpíada mede o conhecimento dos alunos na Matemática, matéria que envolve muita coisa”, comenta o professor. “Ter esse aluno referência para um futuro na área de pesquisa também é importante para a Educação”. A meta daqui pra frente será elaborar o mesmo projeto a ser proposto nas demais escolas da rede pública, pois as escolas e a Secretaria também são reconhecidas pela OBMEP.


“Gosto mais de Ciências”
Samuel estuda no 6ª ano da EMEF Maria Sylvia, muito calmo e sereno disse que nem é muito fã de Matemática, mas sempre vai muito bem nas provas e não encontra dificuldade na matéria. Sua paixão mesmo é pela matéria de Ciências. Essa foi sua primeira participação na OBMEP e deverá participar das próximas edições. Ele ainda é muito ‘novinho’ e não tem nenhuma profissão em mente, mas garantiu que logo estará pensando nisso.

O medalhista foi acompanhado pela tia Cláudia que tem mais seis sobrinhos, durante a apresentação na escola, na tarde da última quinta-feira, dia 1º, depois da confirmação dos resultados da segunda fase da Olimpíada. Segundo Cláudia a ‘sobrinhada’ é muito inteligente e tem os que gostam muito de estudar e ficou muito satisfeita pela premiação. “Ele é muito estudioso e inteligente, além de esforçado e com muita vontade de aprender, crescer e ser alguém”, revelou a tia que também tem muito orgulho de ter entre os sobrinhos um que já é formado em Física.





Alunos com menção honrosa

Alunos nível 1


Gabriela Cristina Finoti Ferreira - EMEF CAIC
Guilherme Elias Brum – EMEF Profº Andrelino Casare
Leandro Matheus Agostinho - EMEF Profº Andrelino Casare
Micael da Silva Santos - EMEF Profº Andrelino Casare
Bruno Gabriel Marcolino – EMEF Padre Orestes Ladeira
Gabriela Pereira da Silva - EMEF Padre Orestes Ladeira
Mariany dos Santos Ricci - EMEF Padre Orestes Ladeira
Nathally Ferreira - EMEF Padre Orestes Ladeira
Pedro Gava machado - EMEF Padre Orestes Ladeira

Alunos nível 2
Marcos Giovani Assoni – EMEF Profª Edna Maria do Amaral Marini
João Henrique Eleutério – EMEF Profª Maria Sylvia Traldi De Marco
Igor dos Santos Pucci – EMEF Padre Orestes Ladeira
Letícia Piazentin Dantas - EMEF Padre Orestes Ladeira
Tamy Mayumi Hayashida - EMEF Padre Orestes Ladeira
Thomas Fernando de Oliveira - EMEF Padre Orestes Ladeira


Fotos:

Alunos com menção honrosa do nível 1, juntamente com seus professores

Alunos com menção honrosa do nível 2, acompanhados por seus professores e diretora de escola

Alunos da EMEF Maria Sylvia participantes da OBMEP 2016 com o professor João Pinz

Alunos, pais, professores e diretores reunidos para apresentar o medalhista da OBMEP 2016

Diretora da EMEF Maria Sylvia, Vanessa Valentin, a professora Adriana D. Gonçalves, o aluno medalhista, Samuel, a coordenadora Daniela e o coordenador do Projeto, João Pinz

Samuel Alexandre da Silva, da EMEF Maria Sylvia medalhista ouro ao lado dos colegas

Tia Cláudia com muito orgulho do sobrinho Samuel

Todos os alunos participantes da rede pública municipal, professores e diretores de escolas
Logo do Facebook Deixe seu comentário