Paulo Guerra é empossado Prefeito de Descalvado

Paulo Guerra é empossado Prefeito de Descalvado

Webmaster 12/12/2016 - 21:01
Mesa da Câmara declarou a vacância do cargo e em seguida deu posse ao vice-prefeito




Com o falecimento do Prefeito de Descalvado, Henrique Fernando do Nascimento, ocorrido na madrugada do último sábado, 10 de dezembro, em decorrência de Esclerose Lateral Amiotrófica (doença que acometeu Henrique desde meados de 2015, conforme já havíamos noticiado, conforme link), a Câmara Municipal declarou a vacância do cargo, e como o vice-prefeito, Paulo Guerra, estava presente no Plenário da Câmara, ele já foi notificado e da vacância e recebeu a posse pela mesa administrativa.

Com a posse a partir de agora Paulo Guerra é o prefeito de Descalvado, e apesar de faltarem apenas 18 dias para que seu mandato termine, a expectativa é que ele tome diversas ações administrativas, como a exoneração de praticamente todos os cargos comissionados, para que se inicie um trabalho de equilíbrio nas contas públicas, com a diminuição das despesas de pessoal.

Em seu discurso de posse Paulo Guerra disse que a noite não era de festa, pela razão pela qual estava assumindo, ainda em suas palavras “não tinha outra atitude a fazer, eu acho que o fato do vice-prefeito assumir prontamente é a melhor homenagem que eu [Paulo Guerra] posso prestar ao Henrique”.

Outras ações administrativas também serão tomadas no decorrer dos dias, todos com foco na gestão administrativa-financeira e política do município, pois na tarde de hoje o vice-prefeito, e agora prefeito empossado Paulo Guerra, protocolou requerimento endereçado ao Procurador Geral do Município, onde ele pede informações sobre o déficit orçamentário e financeiro, relação de contratos vigentes, contratos à vencer, despesas com pessoal e outras informações pertinentes para desempenhar uma boa gestão.

Eleição
Paulo Guerra, que reside em Descalvado há 34 anos, foi eleito vice-prefeito em dezembro de 2013, para um mandato de três anos depois que o Tribunal Superior Eleitoral cassou o registro de candidatura José Carlos Calza, candidato vencedor nas urnas em 2012. Depois de pouco mais de três meses do mandato do prefeito Henrique, algumas ações tomadas por sua equipe de governo afastaram o vice-prefeito do governo, em especial atos tomados pelo então secretário de administração e pelo ex-secretário de saúde, transformando o vice-prefeito em oposição ao governo.

Na justiça
O próprio Ministério Público indiciou o ex-secretário de administração, Leandro Cardoso por improbidade administrativa, pois segundo o MP, ele fez uso de uso de bens, equipamentos e servidores públicos para a execução de um serviço que visava atender apenas a seus interesses particulares, que eram o de denegrir a imagem do vice-prefeito, o médico Dr. Paulo Guerra, quando da distribuição de panfletos difamatórios no bairro Morada do Sol, em setembro de 2014.

O MP arquivou uma denúncia feita pelo ex-secretário de saúde, Edmilson Barbato, acusando o vice-prefeito de ter recebido recursos públicos sem ter trabalhado, porém essa denúncia se mostrou vazia, com o Ministério Público arquivando a denúncia, considerando que Paulo não cometeu nenhuma irregularidade.

Primeiras ações
O Descalvado Agora falou rapidamente com Paulo Guerra, e ele nos disse que um de seus primeiros atos como prefeito será a exoneração de grande parte dos funcionários comissionados, pois as contas públicas precisam ser equacionadas e as despesas com pessoal precisam ser baixadas, conforme dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Logo do Facebook Deixe seu comentário