“Adote um idoso” é a campanha iniciada pelo Conselho Municipal do Idoso para este Natal

“Adote um idoso” é a campanha iniciada pelo Conselho Municipal do Idoso para este Natal

Webmaster 14/12/2016 - 08:54
Casa de repouso Santa Aliança recebeu o convite para participar desta ação inusitada em Descalvado e seus 12 internos apresentam a lista de presentes



O Conselho Municipal do Idoso de Descalvado encabeçou uma ação inédita para atender o desejo de Natal dos idosos internos da Casa de Oração Santa Aliança. Nesta segunda-feira, 12, a presidente Conselho, Flávia Teresa Moreira dos Santos foi até o local anotar o que os doze internos querem ganhar de presente. A ideia é que pessoas se interessem em adotar um idoso e faça esse Natal mais feliz. O modelo de ação foi visto em outras cidades e a expectativa é que haja boa recepção em Descalvado.

“Esta ação foi idealizada a partir da observação de experiências em outros municípios, que conseguiram com sucesso brindar os idosos de suas Instituições de Longa Permanência [ILPI]. Neste sentido, replicamos a ação na ILPI Casa de Oração Santa Aliança com intuito de agraciar nossos idosos não somente com seus desejos materiais, mas de compartilhar com a sociedade a reflexão de que muitas vezes as necessidades dos idosos situam-se no âmbito social, ou seja, no convívio com familiares, no compartilhamento de suas historias e lembranças, no afeto, nas visitas, enfim, que essa ação possa lhes fortalecer trazendo alegrias não somente nesta época do Natal mas sempre!", explica Flávia.

O convite para esta ação foi feita a outras entidades, mas a primeira em aceitar participar foi a Casa de Oração Santa Aliança. Flávia esteve acompanhada de José do Prado Machado, membro do Conselho, da voluntária da ação Inês Maria do Prado, e das jovens Victória Santos Costa, 17 anos [filha de Flávia] e Juliana Zanatta dos Santos, 7 anos [sobrinha] e recepcionados pela presidente da entidade, Maria Tereza Agnolon.

Cada um dos 12 internos da casa de repouso passou informações pessoais e disse o que gostaria de ganhar neste Natal. Reunidos no pátio da entidade, e submetidos à brincadeira de colocar o gorro de Papai Noel, os idosos seguraram um aplaca dizendo o presente que os interessados devem comprar.

Os pedidos são simples e de baixo custo, o mais inusitado é de uma bicicleta, pois o senhor Antônio Andrade, de 62 anos disse que seu desejo é ganhar uma nova ‘magrela’ para poder dar os seus passeios, a que ele tem está muito usada, mas aceita como segunda opção uma bermuda de tecido de cor escura e tamanho “G”. “Mas se puder me dar uma bicicleta eu prefiro”, disse em tom de riso.

Quem estiver interessado em adotar um idoso para este Natal deve entregar os presentes na Casa dos Conselhos, localizada à Rua Orderigo Gabrielli, 577, no centro, em frente ao Fórum até o próximo dia 19 de dezembro, segunda-feira, em horário comercial. Os idosos receberão os presentes no dia 20, terça-feira.

A presidente do Conselho está bastante otimista e acredita que mesmo em meio à crise da atualidade a população sempre participa e contribui, e o objetivo em si não é o presente, e sim o carinho com os idosos.

“Só posso agradecer tudo isso a Deus em primeiro lugar, pois tudo o que estão fazendo para os nossos idosos estão fazendo para todos, então só tenho a agradecer também ao Conselho Municipal do Idoso”, disse Tereza Agnolon e acrescentou que só falta os interessados adotarem um idoso e participar com um dos presentes escolhidos.

No bate papo descontraído com os internos da casa de repouso percebe-se que eles gostam muito de visitas e de conversar, falar deles mesmos e querer saber quem são as pessoas que visitam o local. Ao contrário do que possa imaginar, o ambiente é muito agradável e alegre e os idosos ficaram animados em saber que vão ganhar presentes, não pelo valor financeiro e sim pelo carinho que estarão recebendo.

Um exemplo
A senhora Albina Donis é a mais velha dos internos na casa de repouso e durante a visita do Conselho ela se recusou a participar do grupo, não quis sair do quarto. Quando a equipe de Flávia foi até ela, pra que ninguém fique sem presentes, os olhos de Albina brilharam ao ver tanta gente e ela disse: “nossa, quantas mulheres estão aqui hoje!”, e entre um bate papo descontraído ela aceitou até a colocar o gorro do Papai Noel, tirou fotos, recebeu beijos e abraços e aceitou sair do quarto.
Albina é natural de uma região do Rio Grande do Sul e conserva o sotaque original, apesar da idade esbanja saúde e gosta de cantar.

Lista de desejo dos idosos da Casa de oração Santa Aliança

Orivaldo Danielli, 72 anos - quer ganhar uma camisa verde com botão, tamanho “GG” ou nº 05

Neiva Andrade , 75 anos – quer ganhar uma caixa de sabonetes

Antônio Andrade, 72 anos – quer uma bicicleta nova, mas deu a segunda opção de receber como presente uma bermuda em tecido, cor escura, tamanho “G”

Rubens Venzell, 71 anos – quer de presente uma camiseta regata, cor azul, tamanho “G”

Luiz Tinelli, 82 anos – quer ganhar uma camisa em decote V, na cor verde, tamanho “G”

Luzia Tonezetti Assuani, 88 anos – pediu uma bermuda de elástico estampada, no tamanho “M”
Maria Tereza Tozetti, 63 anos – quer de presente uma bermuda colorida de elástico, tamanho “GG”

Celina Stoppa Scábio, 78 anos – pediu de presente uma camiseta com manga curta, estampada e tamanho “GG”

Jorge Silva, 75 anos – quer uma camiseta com gola polo, tamanho “G”, em qualquer cor
José Asmus, 64 anos – deseja ganhar de presente uma bermuda xadrez, de elástico, tamanho “GG”

Carlos Amaral, 87 anos – quer uma camiseta regata, na cor azul, tamanho “G”
Albina Donis , 90 anos – quer curtir o verão e pediu um vestido estampado, tamanho “G”


Fotos:

Os 11 internos que deixaram anotados o que querem ganhar no Natal. Ao lado deles o sr. Geraldo Nascimentos e Tereza Agnolon e a equipe de Flávia

Voluntária Inês colhendo os dados dos idosos e anotando seus presentes

Albina de 90 anos recebendo o carinho da visita de Flávia, sua filha Victória e sua sobrinha Juliana

Casa de Oração Santa Aliança, casa de repouso para idosos de Descalvado
Logo do Facebook Deixe seu comentário