Lideranças do município participam da 1ª Semana de Capacitação de Alta Performance

Lideranças do município participam da 1ª Semana de Capacitação de Alta Performance

Webmaster 21/12/2016 - 15:51
Vereadores eleitos e reeleitos, prefeito e vice, empresários e lideranças da sociedade vivenciaram várias atividades visando a união para buscar melhorias para Descalvado



A Câmara Municipal de Descalvado encerrou na noite do dia 15, quinta-feira, as atividades da “1ª Semana de Capacitação e Integração” realizadas de 13 a 15 de dezembro, com o objetivo de capacitar e integrar os vereadores eleitos e reeleitos, prefeito e vice-prefeito e os servidores do Poder Legislativo. O encerramento aconteceu com a palestra sobre Liderança de Alta Performance e Eficiência, ministrada pelo major do Exército Brasileiro, Antônio Medeiros.

A Semana, criada por meio de Decreto Legislativo de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que deverá ser promovida após toda eleição municipal, podendo dispor de atividades como palestras, cursos, workshops, seminários, simpósios, networking e outros.

Nas duas primeiras noites, os servidores da Câmara apresentaram os setores do Legislativo, as rotinas e atividades, como Processo Legislativo, Financeiro e Contabilidade, Comunicação e Informática.

O major palestrante falou para os representantes dos Poderes constituídos, executivos de grandes e médias empresas e lideranças da cidade, que juntos somavam naquela noite a representação de mais de 80% do PIB [Produto Interno Bruto] municipal.

De acordo com o diretor Geral da Câmara Municipal, Diego Luís Mendonça Lastosa, a Semana cumpriu com seus objetivos. “Pudemos mostrar aos novos vereadores o funcionamento do Poder Legislativo e reunimos lideranças importantes de nossa cidade”. Para ele, essas pessoas são ‘engrenagens fundamentais’ da grande máquina chamada: Município de Descalvado. “Foi uma ideia que surgiu entre nós servidores, e a Mesa Diretora prontamente a encampou e elaborou o decreto de criação, que foi aprovado por unanimidade em sessão ordinária”.

A meta é que haja sinergia, ‘ação conjunta’ entre Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, empresários e lideranças do Município, para que se torne possível virar a página e escrever uma nova história. Uma história de cooperação, de prosperidade econômica e de sucesso para Descalvado. “O futuro não é mero acaso. O futuro é inventado por todos nós!”, concluiu Diego Lastosa.

Regras militares fazem a diferença em alta performance
Medeiros deu vários exemplos da formação de um militar e toda psicologia necessária para se fazer um pelotão ser o espelho de seu comandante, o que traduzindo para a realidade do poder público de uma cidade significa que: ‘a cidade será o que os líderes dela forem’. “São os líderes que darão a resposta para a sociedade, seja no poder público ou privado”, explicou o major.

O que ficou claro na palestra de Medeiros é que a liderança não está relacionada com o poder e nem mesmo com o dinheiro, e sim com o chamado espelho e a alta performance, que é a sistemática do Exército. “Performance é você fazer o melhor com o que você tem, nas condições que você tem, e cada poder precisa saber qual é o seu objetivo, como por exemplo o Legislativo e o Executivo”.

O evento foi bastante elogiado pelos participantes com um conteúdo de alto nível que deixou registrado exemplos de várias histórias vividas pelo major e que servem como conceito de vida e atuação.

E para finalizar, Medeiros deixou algumas mensagens: “Se quiser ir rápido, vá sozinho, mas se quiser ir longe, vá acompanhado”; “ninguém precisa ser perfeito, o líder tem a missão de cuidar para que a equipe cumpra a missão”; “quando se lidera em alta performance, o líder passa a ser uma referência”; “o líder tem que conhecer pessoas”; “líder é aquele que gera resultados, aquele que desenvolve o potencial das pessoas” e, para finalizar: “liderança não é um dom e sim capacidade”!

Fotos:

Vice Luiz Carlos Vianna ao lado do major palestrante, Antônio Medeiros, prefeito Becão e o capitão da PM, Daniel Veiga

Vereadores eleitos e suplentes

Empresários de Descalvado, vereadores e os eleitos em 2016 para assumir 2017
Medeiros durante interatividades com os vereadores eleitos
Técnicas militares para liderança e alta performance
Major do Exército Brasileiro, Antônio Medeiros
Logo do Facebook Deixe seu comentário