Vítima de AVC dedica suas manhãs à limpeza da Praça de São Sebastião

Vítima de AVC dedica suas manhãs à limpeza da Praça de São Sebastião

Webmaster 29/12/2016 - 23:03
Depois de muito tempo na cadeira de rodas, ao recuperar parte dos movimentos de pernas e braços, sr. Hoshino faz com prazer a limpeza aos arredores da Igreja. Prefeito dr. Paulo encerra seu mandato deixando uma homenagem a este homem que é um exemplo de superação e que sirva de ‘espelho’ para as pessoas

Assessoria de Comunicação P.M.D.

Um fato curioso vem chamando a atenção de moradores da região do Bairro São Sebastião e de pessoas que por vez passam pelas imediações da Igreja de São Sebastião é a dedicação à limpeza da praça por um senhor de 68 anos de idade, que convive com as sequelas de um AVC sofrido há dez anos. Mesmo com todas as dificuldades de locomoção e de manuseio de equipamentos o homem sai de sua casa todas as manhãs e cumpre metas para deixar o local limpo.

Esta semana, o prefeito empossado dr. Paulo Guerra avistou Hoshino na sua jornada matinal, cuidando dos arredores da Praça de São Sebastião e ficou comovido em ver o homem que tem o lado esquerdo do corpo paralisado por um AVC praticar diariamente o ato voluntário de limpeza, e que serve de exemplo para muitos que são perfeitos e cheios de saúde, mas sem vontade de nada. Dr. Paulo parabeniza e agradece este homem pela grande força de vontade que o move todos os dias num objetivo que beneficia os moradores do bairro, os frequentadores da Praça de São Sebastião e a administração pública. Assim que todos zelassem por um pedacinho de Descalvado para que os dias se tornem melhores.

“Não vou ficar curtinho meus problemas dentro de casa”
Na manhã desta quinta-feira, 29, a Assessoria de Comunicação esteve conversando com Hoshino para saber um pouco mais desse ‘homem curioso’ que vem promovendo a limpeza gratuita e ele revelou que desde que foi morar no Bairro, em uma casa localizada na Rua Primo Facchini, bem próxima à Igreja, há três anos, decidiu que não ficaria curtindo seus problemas dentro de casa e na frente da TV.

Sr. Hoshino teve um AVC quando ainda tinha uma vida profissional ativa, o que mudou completamente sua vida. Ficou anos na cadeira de rodas até que a Fisioterapia fizesse efeito e revertesse uma parte das sequelas da doença. Quando recuperou parte de seus movimentos das pernas e um dos braços a diabetes começava a prejudicar sua saúde devido ao grande período de inércia, associada à pressão alta.

Suas varridas, catação de galhos e capinação em volta da praça, com apenas um dos braços e mãos fizeram com que o nível da diabetes reduzisse, passando a ter uma melhor qualidade de vida. Tem gente que passa por ele e fala que é bom pra ‘refrescar a cabeça’ e ele responde: “refrescar a cabeça é pegar um barco, ir para a praia e pescar em alto mar”. Essa atividade é para que o dia passe logo e ele se mantenha em movimentos.

Nesta manhã de quinta-feira, o ‘senhorzinho’ que brincou dizendo que tem sangue de ‘samurai’ estava arrancando os matos da calçada com uma faquinha, sentado em um banquinho, pois tem dificuldades para abaixar, levantar e andar. “Amanhã eu venho aqui com uma vassoura e varro esta sujeira”, comentou. “Quando vim morar aqui, atrás da Igreja o mato estava bem alto e só se limpava em época de festa”.

Um exemplo a ser seguido!
Moradores da região relatam que Hoshino é um exemplo a ser seguido. Sr. Paulo que o conhece desde que veio morar no bairro disse que tem gente que além de não limpar nem a própria calçada implica com as atitudes do homem. “Eles deveriam é ter como exemplo”,

Manoel Cavalcante, também morador do bairro, tem amizade com Hoshino há quatro anos e admira a força do amigo. “Ele é um senhor muito animado e até hoje nunca vi uma pessoa no estado físico dele fazer um serviço como este e voluntário, porque é difícil para ele”, comentou e acrescentou que muitas vezes o sol está forte, mas Hoshino acaba ficando o dia todo até terminar aquilo que se propôs a fazer.

Sempre que o amigo está de folga dá uma paradinha na praça pra conversar com Hoshino e o ver trabalhar.

Funcionários municipais do setor de Obras Públicas estão pela Praça promovendo manutenção nos buracos dos passeios públicos e também foram solidários ao voluntariado do sr. Hoshino, que tornou-se bastante conhecido nas imediações e também o parabenizam pela força de vontade.

Um pouca da vida de sr. Hoshino
Toshio Hoshino, 68 anos, natural da cidade de Bauru [SP], casado com senhora Rosa, tem cinco filhos dos quais só a filha mais velha mora com ele, Adriana e que infelizmente está desempregada há um bom tempo.

Filho único de pais descendentes vindos do Japão, tradicional na criação de bicho da seda, atividade que Hoshino exerceu em metade de sua vida, depois foi trabalhar nas Granjas Ito pela região e em Descalvado e na Transportadora Transema. Foram cerca de 30 anos viajando, transportando ‘pintinhos’. Mora aqui há mais de 20 anos e quando chegar a sua hora de partir desse mundo tem o desejo de ser enterrado em sua terra Natal, ao lado de seus entes queridos.

Aposentado devido ao AVC que sofreu, passa por algumas dificuldades, pois a esposa foi detectada portadora de câncer há quase dois anos, hoje com 57 anos, foi submetida a uma cirurgia e continua em tratamento e não conseguiu ainda o benefício por invalidez. A casa é mantida com o benefício recebido por Hoshino.

Ao perguntar o que ele mais gostaria de ter ou que acontecesse em sua vida, disse que queria ver sua esposa totalmente recuperada, pois está sofrendo muito, e um segundo desejo é de que sua filha pudesse ter uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Ela perdeu o emprego quando a empresa Rigor Alimentos fechou as portas em Descalvado.

Fotos:
Sr. Paulo, morador de São Sebastião que elogia a atitude de Hoshino

Funcionários da Prefeitura fazendo a manutenção dos buracos na Praça, também conhecem Hoshino

Toshio Hoshino, 68 anos, vítima de AVC há dez anos faz limpeza voluntária na Praça

Manoel em pé ao lado do amigo Toshio na pausa da capinação da calçada
Logo do Facebook Deixe seu comentário