Descalvado, 17 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Primeira dama se apresenta à população e fala das responsabilidades da pasta e dos projetos sociais

14/01/2017

Nomeação dos secretários foi um dos primeiros atos do prefeito Becão já no dia 1º de janeiro. Maria do Carmo assume o Fundo Social e também representação junto à Secretaria de Direitos Humanos


Iniciado com o pé direito a nova gestão municipal do prefeito Becão Reschini, no dia 1º de janeiro deste ano, entre os primeiros atos oficiais esteve a nomeação pública de seus principais secretários que o ajudarão a conduzir Descalvado pelo melhor caminho, e como é de praxe a primeira dama assumir a pasta da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria do Carmo Marcatto Reschini foi nomeada e assume conjuntamente o Fundo Social de Solidariedade do Município [FSS] e nesta semana, no dia 11, quarta-feira, o prefeito a nomeou representante de Descalvado junto à Secretaria de Direitos Humanos, através da Portaria nº 007/2017.

Para que a população conheça todas as pessoas de confiança do prefeito, a Assessoria de Comunicação está veiculando de forma gradativa um pouco da vida do novo staff. Esta semana o destaque é para a entrevista feita com a primeira dama do município, que traz consigo uma grande bagagem social e está empenhada no propósito de sua secretaria.

Maria do Carmo é natural de Descalvado, nascida em 14 de abril de 1955, filha de Orlando Marcatto e Ivette Galletti Marcatto. No ano de 1977 casou-se com Antonio Carlos Reschini, com quem teve três filhos: Luciana, Antonio Carlos [Junior] e Eduardo, e quatro netos: Felipe, Lorenzo, Gabriel e Rafael. É formada em Nível Superior em Ciências Biológicas na “Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá”, na cidade de Ribeirão Preto. Segue a entrevista com a nova secretária:

Tendo Becão sido eleito prefeito de Descalvado, seria natural que a 1ª dama assumisse a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a senhora está preparada para atuar no desenvolvimento dos trabalhos desta pasta?

Maria do Carmo:
Por um lado existe todo um trabalho novo a se conhecer. Para isso conto com uma equipe de profissionais experientes e capacitados que me auxiliam a aprender as novas funções. Por outro lado, sinto que desenvolvi no trabalho solidário empatia e sensibilidade para identificar e acolher o sofrimento do próximo, o que considero uma ferramenta indispensável para desenvolver um trabalho social.

A senhora já realizou uma análise das prioridades do setor?

Maria do Carmo:
Estamos analisando em equipe a estruturação dos serviços da Assistência Social para melhor atendimento à população de Descalvado.

Fará alguma mudança no desenvolvimento das atividades da Secretaria? Se sim, quais?

Maria do Carmo:
Num primeiro momento estou conhecendo o trabalho, a equipe, os projetos e as demandas sociais do município. Mas a tendência é que haja mudanças até porque sou aberta a novas e boas ideias e elas são necessárias para o bem estar da população descalvadense.

Apesar de estarmos ainda no primeiro mês de 2017, há algum projeto novo a ser implantado em Descalvado?

Maria do Carmo:
Sim. Este ano estaremos investindo no Centro de Convivência do Idoso [CCI] localizado no Bairro da Santa Cruz, pois ele é um equipamento público pertencente à Secretaria da Assistência, onde todas as atividades voltadas ao idoso deverão ser desenvolvidas.

Poderia elencar todas as ações que fazem parte da Secretaria?

Maria do Carmo:
Dentro deste órgão gestor funcionam: cadastro único, programa “Bolsa Família” e plantão social. O serviço da Assistência é dividido entre o básico CRAS, e o especial CREAS. Mantemos 03 núcleos: Casa dos Projetos “De Olho no Futuro” – em São Sebastião, onde são desenvolvidos os programas Ação Jovem, Renda Cidadã, Projeto Conviver e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No Centro Comunitário Alberto Sundfeld, no Bairro Santa Cruz e no Núcleo de Promoção Social Jardim Albertina são desenvolvidos os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para todas as faixas etárias. Um grande avanço que o município terá para este ano será a construção do CRAS no Bairro Bosque do Tamanduá, onde parte dos recursos federais já está depositada em conta, aguardando apenas alguns ajustes para poder licitar a obra, pois atualmente este é o bairro de maior vulnerabilidade social do município.

Também ressalto que temos seis entidades filantrópicas vinculadas a esta Secretaria que recebem recursos públicos Municipal, Estadual e Federal: União Descalvadense de Obras Sociais UNIDOS, Grupo de Fraternidade Pai Jacob; Associação Franciscana de Assistência Social AFASC, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE, Lar São Vicente de Paulo e Casa de Orações Santa Aliança.

Sobre a Casa dos Conselhos que faz parte da Secretaria, quais os serviços que a integram? Com a exoneração do coordenador da Seção Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, como ficará?

Maria do Carmo:
Ali são realizadas todas as reuniões dos conselhos constituídos pelo poder público. O Conselho Tutelar também está instalado na Casa dos Conselhos.

Quanto à exoneração do coordenador, infelizmente ele fez parte do TAC e seu cargo foi extinto. O serviço será desenvolvido por outro profissional.

A senhora também assume a presidência do Fundo Social de Solidariedade do Município [FSS], quais as ações deste órgão?

Maria do Carmo:
Como Primeira Dama vou assumir a presidência do FSS. Além de manter as atividades da Casa do Artesão [onde são comercializados os artesanatos fabricados pelas artesãs do município para a geração de renda], manutenção da Campanha do Agasalho [pois essa é uma das principais atividades desenvolvidas pelo FSS do Estado de São Paulo], cursos da Padaria Artesanal e Escola da Moda também do FSS do Estado de São Paulo, pretendo implementar outras campanhas que se fizerem necessárias para o bem comum da população.

Espaço reservado à secretária e primeira dama do município para suas explanações:

Maria do Carmo:
Deus governa com sua providência em toda sua criação. Precisamos ficar atentos aos seus sinais para dar sentido à nossa vida. Existe uma vontade muito grande da população no sentido de eliminar a cultura da indiferença e do materialismo. Tenho sido procurada pelas pessoas que querem oferecer os mais variados dons no serviço voluntário, pois entendem que este é o único caminho para se viver em comunidade e que pode trazer uma alegria verdadeira.

Experiências Profissionais de Maria do Carmo
Em 1973
– iniciou no magistério, na Escola Estadual “Coronel Tobias”, lecionando de 1ª a 4ª séries. Após passar no concurso, ingressou na mesma escola como professora efetiva de Ciências. Posteriormente foi transferida para a E.E.P.S.G. “José Ferreira da Silva”, onde ministrou aulas nas disciplinas de Ciências e Biologia e permaneceu até se aposentar, no ano de 2003.

De 1974 a 1976: Monitora do PLIMEC – Plano de Integração de Menores na Comunidade.

Em 2007 - começou com um trabalho voluntário na Fênix [Associação Descalvadense de Apoio aos Portadores de Câncer] prestando atendimento aos acometidos de câncer da cidade. No seu rol de atribuições estavam presentes: visitas domiciliares, acolhimentos emocional e espiritual, participação na organização de palestras para informação da população quanto à prevenção e tratamento da doença e criação de eventos para angariar fundos à entidade. “Considero que o aprendizado que a Fênix me proporcionou hoje é uma grande bagagem para o trabalho que será realizado na Assistência Social. Foi ali que encontrei portas abertas para a fraternidade e solidariedade, descobrindo a força do AMOR que movimenta o mundo através do qual é possível vencer o impossível”, declara Maria do Carmo.

Foto: Maria do Carmo, secretária da Assistência Social e prefeito Becão Reschini





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados