Prefeito Becão avança para iniciar o tratamento do esgoto de Descalvado

Prefeito Becão avança para iniciar o tratamento do esgoto de Descalvado

Webmaster 21/01/2017 - 00:12
Depois de oito anos de interdição da ETE, órgãos do Estado se unem para que a administração municipal cumpra o previsto no Programa Água Limpa: 100% de esgoto tratado



O prefeito municipal de Descalvado Becão Reschini recebeu em seu gabinete uma equipe técnica do DAEE [Departamento de Água e Energia Elétrica/ Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo] para início de uma das tratativas mais importantes para o município: colocar em funcionamento em definitivo o projeto que tratará 100% do esgoto do município.

Interditada há cerca de oito anos por determinação da Justiça Local, a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, localizada na estrada intermunicipal Descalvado x Porto Ferreira consumiu mais de R$ 4 milhões de recursos do Governo, provenientes do Programa Água Limpa, sem contar o valor gasto pela municipalidade para a desapropriação da área de implantação e que até agora nunca tratou uma gota sequer do esgoto da cidade, que continua sendo despejado in natura nos rios.

O impasse estava na colocação ou não da manta geossintética [impermeável] exigida pela Justiça e pela CETESB [Companhia Ambiental do Estado de São Paulo] que evitaria qualquer possível vazamento nas lagoas de tratamento para o lençol freático. Depois de tanto tempo de muitas discussões e análises técnicas a obra começa a apresentar degradação em sua estrutura podendo ser totalmente perdida.

Na presença do diretor do DAEE, no último dia 13 – sexta-feira, Carlos Eduardo Nascimento Alencastre e dos engenheiros civis Adolfo Monteiro Moraes e Thel Rocha, o prefeito Becão e seu vice Luiz Carlos Vianna entregaram um ofício relatando todas as fases do impasse criado que só vem prejudicando a cidade e seu meio ambiente, quando já deveria estar tratando o esgoto e limpando os rios.

Os representantes do DAEE se comprometeram a enviar uma equipe técnica para realizar um levantamento do estado da obra e o que será necessário para se fazer os reparos, além de empenhar recursos para que o Estado providencie a colocação da manta geossintética o mais rápido possível, pois vale ressaltar que a responsabilidade do projeto e da obra é inteiramente do Estado, o que impossibilitou o município de tomar demais providências.

Sem o funcionamento da ETE Descalvado fica também impedido, de acordo com o Plano Diretor aprovado, de obter recursos para realizar novos loteamentos e empreendimentos, entre muitas outras ações.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos [SEMARH], Valdecir Marcolino solicitou uma audiência com o secretário Estadual de Meio Ambiente, Ricardo Salles para agilizar as questões burocráticas, recuperação, finalização e enfim o funcionamento da ETE. Todos aguardam a confirmação da data para essa audiência no gabinete do secretário Salles, que será em breve.

Fotos:
Prefeito Becão entregando ofício ao diretor Alencastre, na presença de Vianna, Marcolino e toda equipe do DAEE


Logo do Facebook Deixe seu comentário