Vários túmulos do Cemitério Municipal foram alvos de furtos nesta quinta-feira

Vários túmulos do Cemitério Municipal foram alvos de furtos nesta quinta-feira

Webmaster 26/01/2017 - 15:01
Administração do Cemitério estima que pelo menos uns 60 túmulos tiveram seus adornos em bronze furtados pelos ladrões que fugiram pela pista



Passados nove meses do último grande furto ocorrido no Cemitério Municipal de Descalvado, na madrugada desta quinta-feira, 26, ao chegarem para trabalhar logo às 6h da manhã, funcionários perceberam que vários túmulos foram alvos de furtos. Estima-se que uns 60 túmulos tiveram seus ornamentos e estátuas de bronze levadas.

Em abril do ano passado, numa segunda tentativa os ladrões fizeram uma manobra arrojada estourando um dos portões de acesso para entrar com veículo e carregaram a famosa imagem em bronze do chamado “anjo da fortuna”, que adornava o túmulo histórico de “Joaquim Pacheco de Mendonça”, na entrada principal do Cemitério. Na época também foi levada a imagem de Santa Luzia de um túmulo particular, a qual já teria sofrido uma tentativa antes.

Descalvado perdeu muito de seu patrimônio histórico e cultural com o furto do anjo, que até hoje nem sequer uma pista foi apontada pela investigação. Deduz-se que estas peças teriam sido encomendadas por colecionadores fora da cidade.

Calcula-se que o furto desta vez possa ter ocorrido na calada da noite de quarta-feira e ou na madrugada de quinta, e o crime possa ter sido praticado por vários ladrões ao mesmo tempo, em vista da quantidade de túmulos que foram danificados. Foram arrancadas as argolas de bronze, imagens, crucifixos e demais adornos de valor comercial.

O responsável pela Administração do Cemitério Municipal, o servidor público Janilso Aparecido Galdino da Silva está fazendo um levantamento dos túmulos vítimas do furto para informar às famílias do ocorrido. Logo pela manhã após constatar o crime registrou queixa na Delegacia de Polícia e até o momento cerca de 30 túmulos já foram identificados pela ação dos ladrões, mas estima-se que esse número chegue a uns 60.

Os ladrões devem ter escalado o muro de acesso à pista, pois na saída com os produtos do furto eles usaram uma pilha de tijolos para pular de volta o muro e, presume-se que havia alguém com um veículo aguardando a saída dos ladrões com os objetos.

Assim como aconteceu no ano passado, a ação pode estar ligada ao comércio clandestino dessas peças em outras regiões.

Galdino faz um alerta aos familiares que têm entes sepultados no Cemitério para que não reponham as peças furtadas dos túmulos, por enquanto, pois com essa onda de assaltos que acometeu a cidade com o envolvimento de menores que acabam detidos por poucos meses na Fundação Casa e depois são liberados, eles voltam a furtar novamente.

Lista parcial dos túmulos furtados




Fotos:
Túmulos que tiveram seus ornamentos de bronze levados pelos ladrões
Pilha de tijolo feita para pularem o muro com acesso à pista
Logo do Facebook Deixe seu comentário