Mutirão casa a casa tem encontrado muitas residências fechadas e vários criadouros de larv

Mutirão casa a casa tem encontrado muitas residências fechadas e vários criadouros de larvas

Webmaster 03/02/2017 - 23:41
São dois sábados por mês que a equipe de Controle de Vetores e os agentes comunitários estarão fiscalizando os quintais e residências no combate ao Aedes Aegipty



No último sábado [28], 21 agentes comunitários de saúde com supervisão da equipe de Controle de Vetores do município e acompanhamento da SUCEN - Superintendência de Controle de Endemias – Araraquara realizaram mais um mutirão previsto na Resolução SS 101 de 23 de dezembro de 2016 [dois sábados por mês], na região do Bairro Santa Cruz e adjacências. Das 795 casas trabalhadas 318 foram encontradas fechadas coibindo a ação dos agentes de saúde na campanha “Todos Juntos contra o mosquito Aedes Aegypti”.

Os municípios que aderiram à Resolução que inclui os agentes comunitários no mutirão contra a dengue recebem um repasse do Governo para a remuneração dessas diárias aos profissionais. De acordo com o anunciado pelo secretário Estadual da Saúde, esta ação deverá ser estendida, pois tem contribuído para reduzir a incidência de doenças originárias de arboviroses no Estado.

Além dos agentes municipais o mutirão contou com a presença e acompanhamento de três técnicos avaliadores da SUCEN em visitas aos bairros Santa Cruz, Jardim Bela Vista e Jardim Paola, ao todo foram visitadas 795 casas das quais 31 apresentou criadouros com larvas do mosquito, representando um índice elevado de 3.9, com relação ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde [OMS] que é de 1.0.

O primeiro mutirão de 2017, realizado no dia 07 de janeiro, cerca de 1.000 casas foram visitadas no Bairro Jardim Albertina e adjacências, das quais quase a metade, 495 casas estavam fechadas, sendo este e o maior problema enfrentado pelos agentes, o que pode representar riscos, pois os agentes não conseguem vistoriar o ambiente pra saber se há ou não criadouros.

O secretário de Saúde Bonelli e o chefe da Equipe de Controle de Vetores, Silvio Franceschini pedem a colaboração da população para que permitam a entrada dos agentes em suas casas e que se possível estejam em casa e ou autorizem alguém a abrir o imóvel para que o trabalho seja concluído. Na região do Albertina quase 500 casas foram encontradas fechadas, no Santa Cruz e adjacências 318 casas. A próxima visitação acontece no dia 11 de fevereiro, a partir das 8h, no Bairro São Sebastião e adjacências.

Segundo informações a participação dos agentes comunitários na campanha de combate ao Aedes estava prevista para terminar no mês de abril, mas com a incidência de casos de Febre Amarela em algumas regiões essa participação poderá ser estendida.

A SUCEN está acompanhando todos os 24 municípios de sua regional que aderiram à resolução do plano do governo em combate ao Aedes, durante as visitações casa a casa aos sábados. Segundo um dos agentes técnicos destinados para Descalvado, Marcelo Cruz Alves, o trabalho tem sido muito bem feito e as cidades têm conseguido cobrir o percentual de visitas necessário, além da cooperação dos moradores em permitir a entrada dos agentes em suas casas.
Cruz disse que em geral esta época de chuva é um tanto complicada, pois o índice de mosquitos aumenta bem como a incidência de recipientes com água, mas os números apresentados estão dentro do previsto. A maior preocupação no momento é com a Febre Amarela.

Silvio reforçou que só contrai a febre amarela quem não tomou a vacina que é o meio mais eficaz de imunizar o ser humano e é oferecida pela rede da Atenção Básica de Saúde de todos os municípios, muito diferente das demais doenças – Dengue, Zika e Chikungunya - que ainda não há uma vacina comprovada.

Fotos:
Silvio, da Equipe de Controle de Vetores, Luciano - supervisor da SUCEN - e agentes comunitárias, no Jardim Paola

Mutirão de visita casa a casa realizado no último sábado encontrou 318 casas fechadas
Logo do Facebook Deixe seu comentário