Plano diretor vai reduzir e combater a perda de água no abastecimento

Plano diretor vai reduzir e combater a perda de água no abastecimento

Webmaster 18/03/2010 - 23:10
Prefeitura de Descalvado assinou convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) visando a elaboração de Plano Diretor de Combate e Redução de Perdas de Água no Sistema de Abastecimento Público. O valor de repasse é de R$ 69.517,50 e todo o trabalho deverá ser realizado em seis meses.

Segundo a secretária Patrícia Bortoletto de Falco, “trata-se de um trabalho estrutural, pois a falta de conhecimento do índice de perdas dos sistemas de abastecimento público acarreta em vários problemas na gestão dos mesmos, como o aumento de demanda irreal, comprometimento das ampliações efetivamente necessárias ao atendimento de expansões e gastos elevados em manutenção corretiva, dentre outros”.

No convênio estão previstos o cadastro do sistema de abastecimento de água envolvendo a captação, estação de tratamento, localização dos poços profundos, adutoras, reservatórios e rede de distribuição;
definição de locais para instalação de estações pitométricas (grosso modo, que mede a velocidade do curso da água); medições de pressões e vazões; cálculo dos volumes de água produzidos e disponibilizados à população; e determinação do índice de perdas de água.

O convênio também prevê a elaboração de projeto de setorização da rede de distribuição; estudo para implantação de melhorias das condições operacionais de unidades do sistema de abastecimento público; projeto de macromedição de vazão e planejamento estratégico para a instalação dos equipamentos; e palestra para divulgação do plano e conscientização da população e técnicos da área com relação ao uso racional da água.

Ainda de acordo com a secretária, “com a implantação deste programa de combate de perdas, o município de Descalvado ocupará uma posição de destaque no processo gerencial do abastecimento de água e terá, ao final de seis meses, a relação de ações necessárias à redução contínua e permanente das perdas. Soma-se a isso o fato de que a aquisição de equipamentos para o sistema de abastecimento, via Fehidro, por exemplo, está totalmente atrelada a existência de tal plano”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário