Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Parceria com Hospital de Barretos prevê o exame de Papanicolau em 4 mil mulheres

09/02/2017

No ano passado, das 3.458 mulheres que fizeram o exame, 28 foram convocadas para procedimentos mais detalhados em Barretos


Desde Outubro de 2015 o município de Descalvado firmou uma parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, num convênio possibilita que todo material coletado pela rede SUS [Sistema Único de Saúde] seja encaminhado ao setor de prevenção de Câncer de Colo do Útero de Barretos, para a emissão do diagnóstico dos exames e os devidos acompanhamentos em casos alterados. Este ano a meta é realizar o Papanicolau em 4.000 mulheres.

Em 2016 a rede SUS realizou 3.458 exames dos quais 28 as mulheres foram convocadas pelo Hospital. “Recebemos até o momento um relatório sobre 19 pacientes informando sobre o segmento hospitalar. Todas as pacientes realizaram exame de colposcópia”, informou o secretário Municipal de Saúde, Wander Bonelli.

Dos casos do ano passado, em 14 mulheres foi feita biópsia sendo que 5 apresentaram resultado de NIC I, duas mulheres apresentaram resultado NIC II, e 6 apresentaram resultado NIC III e uma apresentou resultado de biópsia de cervicite crônica e em outra o resultado de biopsia de pólipo endocervical. Dez pacientes fizeram conização e 2 pacientes fizeram cirurgia de Histerectomia Radical.

Todas as mulheres que desejam fazer o exame preventivo devem procurar a unidade de saúde mais próxima. Para as mulheres que não conseguirem realizar o exame no período da noite a Secretaria de Saúde organizou alguns dias e horários para a coleta do Papanicolau no período da noite. “Para continuarmos com este convênio com o Hospital, o município de Descalvado deve realizar 4000 atendimentos este ano”, disse Bonelli.

Confira abaixo os locais e os horários de coleta nas unidades de Saúde do Município.

Hospital de Barretos
Este Hospital é um dos centros de referência no Brasil, e o objetivo do programa é fazer a detecção precoce da doença e dessa forma diminuir o número de óbitos considerado evitáveis por essa doença. As mulheres que apresentarem lesão de alto grau são convocadas pelo hospital para realizarem exames complementares e recebem toda a assistência e tratamento necessários, e de forma gratuita.

O Hospital de Barretos também fornece gratuitamente ao município conveniado parte do material necessário para coleta do exame [spray de fixação e caixa de lamina].

Dias e Horários dos PSFs:

PSF TAMANDUÁ: todas as terças-feiras às 7h, Quintas-feiras às 13h

PSF ALBERTINA: todas as sextas-feiras às 13h, Campanha noturna - 22/02/2017

PSF JD COLONIAL : todas as quartas-feiras às 7h, tOda 1ª sexta-feira do mês campanha noturna até as 19h

PSF SANTA CRUZ: todas as quartas feira às 13h, Toda sexta-feira às 13h

PSF SÃO SEBASTIÃO: toda as sextas-feiras e quartas-ferias às 13h, Toda última terça-feira do mês tem campanha noturna até as 19h

PSF: Morada do Sol : todas as quartas-feiras no período da manhã e tarde,
Campanha noturna agendada dia 08/02/2017 até as 19h

Centro de Saúde: Todas as segundas-feiras às 13h, Todas as sextas-feiras às 7h , Campanha noturna agendada dia 16/02/2017 até às 19h





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados