Parceria com Hospital de Barretos prevê o exame de Papanicolau em 4 mil mulheres

Parceria com Hospital de Barretos prevê o exame de Papanicolau em 4 mil mulheres

Webmaster 09/02/2017 - 23:24
No ano passado, das 3.458 mulheres que fizeram o exame, 28 foram convocadas para procedimentos mais detalhados em Barretos


Desde Outubro de 2015 o município de Descalvado firmou uma parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, num convênio possibilita que todo material coletado pela rede SUS [Sistema Único de Saúde] seja encaminhado ao setor de prevenção de Câncer de Colo do Útero de Barretos, para a emissão do diagnóstico dos exames e os devidos acompanhamentos em casos alterados. Este ano a meta é realizar o Papanicolau em 4.000 mulheres.

Em 2016 a rede SUS realizou 3.458 exames dos quais 28 as mulheres foram convocadas pelo Hospital. “Recebemos até o momento um relatório sobre 19 pacientes informando sobre o segmento hospitalar. Todas as pacientes realizaram exame de colposcópia”, informou o secretário Municipal de Saúde, Wander Bonelli.

Dos casos do ano passado, em 14 mulheres foi feita biópsia sendo que 5 apresentaram resultado de NIC I, duas mulheres apresentaram resultado NIC II, e 6 apresentaram resultado NIC III e uma apresentou resultado de biópsia de cervicite crônica e em outra o resultado de biopsia de pólipo endocervical. Dez pacientes fizeram conização e 2 pacientes fizeram cirurgia de Histerectomia Radical.

Todas as mulheres que desejam fazer o exame preventivo devem procurar a unidade de saúde mais próxima. Para as mulheres que não conseguirem realizar o exame no período da noite a Secretaria de Saúde organizou alguns dias e horários para a coleta do Papanicolau no período da noite. “Para continuarmos com este convênio com o Hospital, o município de Descalvado deve realizar 4000 atendimentos este ano”, disse Bonelli.

Confira abaixo os locais e os horários de coleta nas unidades de Saúde do Município.

Hospital de Barretos
Este Hospital é um dos centros de referência no Brasil, e o objetivo do programa é fazer a detecção precoce da doença e dessa forma diminuir o número de óbitos considerado evitáveis por essa doença. As mulheres que apresentarem lesão de alto grau são convocadas pelo hospital para realizarem exames complementares e recebem toda a assistência e tratamento necessários, e de forma gratuita.

O Hospital de Barretos também fornece gratuitamente ao município conveniado parte do material necessário para coleta do exame [spray de fixação e caixa de lamina].

Dias e Horários dos PSFs:

PSF TAMANDUÁ: todas as terças-feiras às 7h, Quintas-feiras às 13h

PSF ALBERTINA: todas as sextas-feiras às 13h, Campanha noturna - 22/02/2017

PSF JD COLONIAL : todas as quartas-feiras às 7h, tOda 1ª sexta-feira do mês campanha noturna até as 19h

PSF SANTA CRUZ: todas as quartas feira às 13h, Toda sexta-feira às 13h

PSF SÃO SEBASTIÃO: toda as sextas-feiras e quartas-ferias às 13h, Toda última terça-feira do mês tem campanha noturna até as 19h

PSF: Morada do Sol : todas as quartas-feiras no período da manhã e tarde,
Campanha noturna agendada dia 08/02/2017 até as 19h

Centro de Saúde: Todas as segundas-feiras às 13h, Todas as sextas-feiras às 7h , Campanha noturna agendada dia 16/02/2017 até às 19h

Logo do Facebook Deixe seu comentário