Descalvado, 17 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Dentistas da rede pública alertam os pais para aumento de cáries nas crianças

04/03/2017

A escovação correta e uma boa higienização garantirão uma boca saudável. Unidades de atendimento Odontológico do município registram aumento na incidência de cáries



Apesar de todo os esforços e programa de prevenção bucal, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Especialidades Odontológicas informa aos pais que monitorem mais a escovação das crianças, pois está havendo uma grande incidência de cáries por má escovação e higienização bucal. O alerta é da dentista dra. Vanessa Algarte de Rezende Pinheiro.

Tanto o Centro Odontológico Municipal quanto as unidades básicas de Saúde do Município fazem os atendimentos e campanhas preventivas, principalmente contra as cáries, mas as crianças precisam de um acompanhamento dos pais durante a escovação e higienização bucal pra que façam corretamente. É comum as crianças terem uma certa preguiça para a escovação, mas é isso que garantirá uma dentição saudável.

De acordo com a dentista Vanessa, a Cárie é uma doença. “Ela se forma quando não retiramos a camada de bactérias da superfície dos dentes, a chamada placa bacteriana, que por sua vez é facilmente sentida através do contato da língua com os dentes por sua aspereza”, explica.

Formação da Placa Bacteriana
Ela se forma quando se ingere alimentos e ou bebidas ricas em açúcar como os refrigerantes, balas, chicletes, pirulitos, bolachas recheadas, chocolates e outros.

A cárie quando muito profunda pode atingir o canal do dente, uma situação que provoca infecções sérias que se não forem tratadas evoluem para abscessos, causando inchaços no rosto, com produção de pus e dor.

“A saúde da boca e um sorriso bonito são sinais de organismo saudável e contribuem para uma autoestima elevada, além de ser um verdadeiro cartão de visitas, auxiliando muito na conquista de um emprego, inclusive fazendo a diferença entre candidatos a uma vaga”, salienta dra. Vanessa, pois além da estética, o empregador pode contar com um melhor desempenho no trabalho diminuindo as faltas por necessidades de ausência para tratamentos.

Dicas básicas:

*Evite alimentos ricos em açúcar;

*Escove os dentes sempre após as refeições, usando escovas macias e movimentos suaves;

*Use o fio dental, ele evita cáries e doenças na gengiva;

*Limpe a língua para diminuir as bactérias e mau hálito;

*Visite o dentista regularmente.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados