A Origem do Dia Internacional da Mulher

A Origem do Dia Internacional da Mulher

Webmaster 08/03/2017 - 07:36
O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas [ONU] como Dia Internacional da Mulher.

É comemorado em vários países do mundo, como Albânia, Argélia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Camarões, China, Cuba, Equador, Geórgia, Itália, Israel, Laos, Cazaquistão, México, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Polônia, Roménia, Rússia, Sérvia, Ucrânia, Vietnã e outros.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Womens Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Porém, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela primeira vez somente em 1909, nos Estados Unidos. Originalmente chamado Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, a primeira celebração foi realizada em 28 de fevereiro de 1909, em Nova York, organizada pelo Partido Socialista da América [em memória de uma manifestação ocorrida em 1908 promovida pela União Internacional de Trabalhadores de Vestuário de Senhoras].

Em tempo: Diz-se que se trata de lenda uma história que dizia que as mulheres operárias de fábricas de têxteis tinham organizado um protesto por melhores condições de trabalho e melhores salários em 8 de março de 1857, em Nova York, quando foram atacadas e dispersas pela polícia, e que, ao ocuparem uma fábrica, ocorreu um incêndio e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

O certo é que depois de um tempo os americanos pararam de comemorar essa data, mas, inspirada em parte pelos socialistas americanos, a ideia de um Dia Internacional da Mulher [assim mesmo, no singular] passou a ser discutido em vários movimentos ao redor do mundo. como uma estratégia para promover a igualdade de direitos, incluindo o voto para as mulheres.

Nos anos seguintes ocorreram comemorações em diversos lugares como Dinamarca, Alemanha e Suíça e Império Austro-Húngaro.

Em 1913, as mulheres russas observaram seu primeiro Dia Internacional da Mulher no último sábado de fevereiro [pelo calendário juliano usado na Rússia].

Em 1917, nas manifestações que marcaram o Dia Internacional da Mulher em São Petersburgo [Rússia] na última quinta-feira de fevereiro [que caiu no dia 8 de março no calendário gregoriano] desencadeou uma greve na qual as mulheres de São Petersburgo exigiam o fim da Primeira Guerra Mundial, o fim da escassez de alimentos na Rússia e o fim do czarismo. Esse evento foi o estopim da greve geral que marcou o início da revolução russa.

O Dia Internacional da Mulher foi declarado feriado nacional na Rússia Soviética em 1917, e depois alguns outros países comunistas como a China e Cuba.

As Nações Unidas [ONU] designaram 1975 como Ano Internacional da Mulher, e começaram a patrocinar o Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março entre os Estados-membros.

Neste dia, é costume que os homens deem às mulheres de suas vidas - amigas, mães, esposas, avós, namoradas, filhas, colegas, etc. - flores e pequenos presentes. As mulheres também às vezes recebem presentes de seus empregadores. Os alunos muitas vezes também trazem presentes para suas professoras.

Na Itália, para comemorar o dia, os homens dão mimosas amarelas às mulheres. Mimosas e chocolate amarelos são também símbolos do dia 8 de março na Rússia e na Albânia. Na França, é comum o uso de violetas e lírio-do-vale.

Em países como Portugal e Itália, grupos de mulheres costumam comemorar na noite de 8 de março em jantares e festas "para mulheres".

Nos países da antiga União Soviética no Dia da Mulher ocorriam grandes celebrações. Depois da queda do comunismo, o feriado, geralmente considerado um dos principais símbolos do antigo regime soviético, perdeu popularidade em vários países, como na Checoslováquia e Armênia. Na Armênia, o dia 7 de abril foi introduzido como feriado da "Beleza e Maternidade", e a nova data tornou-se imediatamente popular. No entanto, como as pessoas continuaram celebrando o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, ocorreu o reconhecimento do chamado "Mês da Mulher", que é o período entre 8 de março e 7 de abril.

No Paquistão, e em muitos outros países, as mulheres que trabalham nos setores formal e informal celebram o Dia Internacional da Mulher todos os anos para comemorar a sua luta em curso pelos direitos devidos, apesar de enfrentarem muitas restrições culturais e religiosas. Essas manifestações nem sempre acabam de forma pacífica. Em 2011, no Egito, para citar um exemplo, mulheres - algumas com vestes e mantos flutuantes e outras com jeans - que participavam de uma manifestação por direitos no Dia Internacional da Mulher na Praça Tahrir, no centro do Cairo, foram perseguidas e atacadas por centenas de homens enquanto a polícia e as forças armadas apenas observavam sem intervir.

http://www.portaldafamilia.org/datas/diadamulher/origem8demarco.shtml

Logo do Facebook Deixe seu comentário