Presidente da AMUD assume a Diretoria de Educação e Cultura desde fevereiro

Presidente da AMUD assume a Diretoria de Educação e Cultura desde fevereiro

Webmaster 18/03/2017 - 22:53
Alessandra Paganotto participou desde o início da fundação do Museu Público Municipal. Foi professora dos cursos de História, Pedagogia e Turismo na UNICEP de 2005 a 2014 e atuou em núcleos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura



A partir de 1º de fevereiro o prefeito municipal Becão Reschini realizou mais uma importante nomeação para compor sua equipe de governo. A professora Alessandra Paganotto, assumiu o cargo de diretora Municipal de Educação e Cultura. Para quem se lembra Alessandra esteve à frente da AMUD – Amigos do Museu Público Municipal desde sua criação em 2007, associação que teve um importante papel na fundação do Museu Municipal, localizado na região da antiga FEPASA. Atuou como presidente até o ano passado entregando o bastão para Gustavo Pinca, mas ainda figura como membro da Associação.

Dentre as metas da nova diretora estão a ampliação no atendimento a alunos da lista de espera na Escola Municipal de Música; a renovação do acervo da Biblioteca Municipal bem como o retorno das contações de histórias e mais visibilidade ao Museu, abrindo as portas para as manifestações e produções artísticas e culturais, com o objetivo de promover o intercâmbio com artistas de outras regiões. Segue entrevista realizada com diretora:

Como foi que você recebeu o convite para assumir o cargo de Diretora de Educação e Cultura?

Alessandra:
Com muito entusiasmo. Eu já atuava na área cultural através da AMUD, mas minha ação era limitada. Por conta do trabalho na escola e das atribulações do dia a dia sobrava pouco tempo para me dedicar à área que sempre gostei muito.

Visto que a Diretoria de Educação e Cultura é parte da Secretaria Municipal de Educação, quais setores estarão sob sua responsabilidade?

Alessandra:
Faz parte da Diretoria, a Escola Municipal de Música “Quique Todescan”, a Biblioteca Municipal “Gerson Alfio de Marco” e o Museu Público Municipal.

Quais projetos pretende implantar em Descalvado estando à frente dessa Diretoria?

Alessandra:
Os projetos são muitos. Então vamos falar em termos de metas e objetivos. Na Escola de Música, pretendemos ampliar o número de alunos atendidos e diminuir a lista de espera. Na Biblioteca, a prioridade é renovar o acervo e realizar apresentações de contações de histórias para atrair público e ampliar o número de leitores. Com relação ao Museu, pretendemos que ele ganhe visibilidade, não só como um espaço de preservação da memória e da história de Descalvado, mas como um centro de manifestações e produções artísticas e culturais, que promova o intercâmbio entre os artistas locais e de outras regiões.

Qual a importância da Cultura para o desenvolvimento da cidade?
Alessandra:
Nossa preocupação, além de difundir criações artísticas e culturais, é criar condições para que essas práticas possam se desenvolver, transformando-se em hábito e que sejam incorporadas à vida cotidiana. Pensada dessa maneira, a Cultura tem um papel de grande relevância na educação e desenvolvimento social. Aliás, nessa administração pretendemos que a Educação e Cultura caminhem verdadeiramente juntas.

Fale sobre as expectativas da sua atuação como Diretora de Educação e Cultura?
Alessandra:
Descalvado tem uma produção cultural importante, temos artistas ligados à música, ao teatro, à dança e um grupo de pessoas muito preocupadas em preservar a memória e a história da cidade. O que precisamos é reunir essas pessoas para debater e para elaborar um Plano Municipal de Cultura que agregue os seus interesses, que seja capaz de formar um público consistente e de transformar a Cultura num importante instrumento de construção da cidadania. Sem esquecer que, com um público consistente, a Cultura também pode gerar renda e movimentar a economia. Para atender a essa expectativa, uma de nossas primeiras ações é reativar os conselhos ligados à área: o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Descalvado – Compac-D e o Conselho Municipal de Cultura.

Quais as próximas programações?

Alessandra:
Em março, teremos duas programações já agendadas. A 3º Exposição Anual de Óleo sobre Telas dos Alunos do Professor Mário Jordão, que teve início no dia 14 e se estende até o dia 2; entre os dias 27 e 31 de março, receberemos o projeto Mega Fauna nas Escolas; um misto de documentário, exposição museológica, palestra e oficina voltado para crianças e adolescentes das escolas públicas do município. O objetivo do projeto é trazer informações de maneira interativa sobre animais pré-históricos que viveram nas Américas, principalmente, no Brasil.
Para maiores informações sobre as programações culturais do município acessem face do Museu, o da Biblioteca e o da AMUD.

Breve currículo
Alessandra de Jesus Batista Paganotto é natural de Belém do Pará, reside em Descalvado desde 2000. Mestre em História Social do Brasil pela UNICAMP, graduada em História pela UFPA e em Pedagogia pela UniSEB. Na graduação e no mestrado, trabalhou com temas relacionados ao Carnaval, Futebol, à Literatura e Identidade Nacional. Foi professora dos cursos de História, Pedagogia e Turismo na UNICEP de 2005 a 2014. Ingressou na Rede Municipal de Ensino de Descalvado no ano de 2002 como professora de História; foi coordenadora do NAE – Núcleo de Atualização Educacional entre os anos de 2011 e 2012 e, nos quatro anos seguintes, Coordenadora Pedagógica da EMEF Prof. Andrelino Casare.

Atua na área cultural desde 2007, quando foi convidada para compor, junto com outras pessoas ligadas à cultura do município, a Associação Amigos do Museu Público Municipal de Descalvado-AMUD – instituição em que foi membro em todas as Diretorias Executivas e presidente em duas delas.

A AMUD teve um papel importante na fundação do Museu Público Municipal e, desde sua origem, tem uma atuação relevante no fomento da Cultura de Descalvado. Coordenou, juntamente com Marco Pratta, atual secretário da Educação, o livro Cento e oitenta anos de História: Descalvado sob várias perspectivas, publicado em 2012. No mesmo ano, colaborou com livro Formação continuada de coordenadores pedagógicos: experiências e reflexões, que narra as ações formativas implementadas pelo NAE.

Foto:
Alessandra Paganotto com o secretário Municipal de Educação e Cultura, prof. Marco Pratta, logo após a nomeação


Logo do Facebook Deixe seu comentário