Campanha Antirrábica 2017: Descalvado começa a vacinar cães e gatos no próximo sábado, 25

Campanha Antirrábica 2017: Descalvado começa a vacinar cães e gatos no próximo sábado, 25

Webmaster 18/03/2017 - 23:03
O dono que não puder levar o animal de estimação para vacinar deve informar as unidades de Saúde e deixar o endereço, para que a unidade móvel vá aplicar a vacina


A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, Secretaria da Educação, Universidade Brasil e Royal Canin, realiza o chamado dia “D” da Campanha de Vacinação contra Raiva em cães e gatos, no próximo sábado, 25, das 8 às 17h. Serão 18 postos de vacinação espalhados pela cidade e três unidades volantes, que irão vacinar animais em residência quando houver necessidade.

O dono do animal que não puder comparecer no local de vacinação deve deixar os dados e o endereço anotados nas unidades de Saúde referente ao bairro onde mora, para que a unidade volante vá até a residência aplicar a vacina. A estimativa é vacinar cerca de 5 mil animais.

A partir do dia 28, terça-feira, terá início a vacinação dos animais localizados em área rural do município. A equipe de vacinação estará percorrendo todas as propriedades durante o dia e durante a semana para atingir o maior número possível de animais. A vacinação deverá se estender por todo o mês de abril.

Importante frisar que o município de Descalvado foi o único da região da DRADS Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Araraquara a receber as doses para a realização da campanha, neste período do ano, devido ao excelente desempenho nas demais campanhas disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde.

Parceria com a Educação
A parceria com a Secretaria da Educação tem o objetivo de chamar a atenção das crianças para que estas retransmitam as informações aos pais ou responsáveis da importância da vacinação dos cães e gatos contra raiva, principalmente pelo fato de haver registros de casos de raiva em animais na área rural do município.

A raiva é transmitida ao homem pelo contato com saliva ou mordida de cão e gato, ou por morcegos, desde que estejam contaminados com o vírus da raiva. Animais como cavalos e bois também podem transmitir raiva ao homem, e a raiva não tem tratamento e nem cura, é uma doença que leva à morte em pouco tempo.

Assim como no ano passado, este ano será realizado um trabalho de conscientização, orientação e divulgação da campanha nas escolas públicas e particulares através de profissionais da saúde, professores e alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Brasil.

Orientações:
*A primeira dose da vacina contra raiva deve ser dada aos 3 meses de idade;
*Cadelas prenhes, próximo ao parto e animais doentes ou tomando medicamentos não serão vacinados;
*Os animais devem ser devidamente transportados e conduzidos aos postos de vacinação de forma segura e sempre com a presença de um adulto, e com coleiras, focinheira se necessário, para que não haja possibilidade de causar acidentes;
*Não será permitido levar vacinas para aplicar em casa.

Listas dos postos de vacinação



Logo do Facebook Deixe seu comentário