Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Apicultores de Descalvado concluem a capacitação para iniciar o envase padronizado do mel

25/03/2017

Prefeito Becão e demais responsáveis pela liberação da AADES para as atividades na ‘Casa do Mel’ acompanharam os testes finais



Em janeiro do ano passado a Associação dos Apicultores de Descalvado- AADES - foi submetida a uma capacitação através do curso denominado ‘PAS MEL’, com treinamento e consultoria prestada pela consultora Sandra Duailibi, do Sebrae-SP. Nesta semana, os apicultores que usarão o Entreposto do Mel [Casa do Mel] concluíram em definitivo o curso para iniciar a produção oficial do mel.

O prefeito Becão Reschini, acompanhado da diretora da Agricultura, Cristina Castiglioni, do engenheiro Agrônomo Fábio Generoso, da consultora do Sebrae , Sandra, do vereador e presidente da Câmara Municipal, Luís Guilherme Panone, da M]médica Veterinária, dra. Kelly Crivelari presenciou os testes finais para o envaze do mel realizados pelo apicultor e presidente da AADES, Ricardo Luiz Martins, juntamente com outros apicultores, sr. Moacyr Vizotto [vice-presidente da AADES], Sérgio Eduardo da Silva Borges, Sérgio Henrique de Moura e Maria Luísa Vendramini.

O investimento nesta capacitação foi por conta dos apicultores da AADES que buscaram um treinamento adequado como o do PAS MEL - Entreposto Programa Alimentos Seguros, com aulas teóricas realizadas na ACID [Associação Comercial e Industrial de Descalvado] e na CATI, e na sequência passaram para as aulas práticas no Entreposto "Casa do Mel". Foram 110 horas de aulas teóricas e práticas que se encerram nesta última semana de março.

O PAS é um programa desenvolvido por entidades do Sistema "S" que têm como objetivo reduzir os riscos de contaminação dos alimentos. O programa visa atender às exigências técnicas de mercado quanto à segurança e qualidade do mel, com padronização de acordo com o que é preconizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento [MAPA] e pelos países exportadores.

A metodologia proposta trabalha a implantação das Boas Práticas [BPF] e da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle [APPCC], focando toda a cadeia produtiva, desde os apicultores, unidades de extração até os entrepostos.

Com a conclusão dessa capacitação e com tudo pronto e instalado na Casa do Mel, a meta é trabalhar para o crescimento da comercialização do mel e seus derivados, ajudando os apicultores a melhorarem a qualidade dos produtos, inclusive com oportunidade no mercado de exportação.




Voltar


Apicultores de Descalvado concluem a capacitação para iniciar o envase padronizado do mel


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados