CRAS está recebendo inscrições para o curso Cuidador de Idoso a partir de segunda

CRAS está recebendo inscrições para o curso Cuidador de Idoso a partir de segunda

Webmaster 24/03/2017 - 17:23
O Curso de Cuidador de Idoso faz parte do plano de ação 2017 do Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social



O Conselho Municipal do Idoso em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] abre as inscrições para os interessados em participar do Curso de Cuidadores Domiciliares de Idosos, agendado para o dia 06 de maio, no Centro de Convivência do Idoso [CCI], do Bairro Santa Cruz. A previsão é de que o curso tenha a duração de três meses, completando 48 horas de aulas.

Inteiramente gratuito, as aulas serão aos sábados das 14 às 18h. Os interessados deem fazer a inscrição na sede do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social -, localizado na Rua 24 de Outubro, nº 483 - Centro [em frente a Societá Fratellanza Italiana Di Descalvado]. O atendimento para as inscrições será das 8 às 11h e das 14 às 16h, durante a semana. As inscrições se encerram em 13 de abril.

De acordo com as informações da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Flávia Teresa Moreira dos Santos, serão disponibilizadas 40 vagas, podendo ter uma adesão de até 50. Caso as inscrições ultrapassem o número previsto será feita uma triagem nas fichas de inscrições, priorizando inscritos que tenham pessoas idosas na família que necessitem de cuidados.

O curso será ministrado pelo médico clínico geral, geriatra e especialista em medicina integrativa, dr. Luiz Antonio Nunes, que terá o rigor de marcar a frequência dos participantes para que ao final do curso recebam um certificado de participação, pois o curso é para formação de cuidadores informais e não profissionalizante, mas que dará condições dos participantes atuarem como cuidador informal.

O curso será realizado nas dependência do CCI do Santa Cruz, como uma forma de reinaugurar o local, recentemente com posse devolvida à Prefeitura Municipal para o desenvolvimento de atividades e projetos voltados ao idoso do município.

Módulos do curso
Módulo 1:
introdução e conceitos; cuidados com a higiene e alimentação do idoso; anatomia, fisiologia e bioquímica.

Módulo 2: dermatologia, saúde ocular, saúde bucal e saúde auditiva; principais enfermidades e cuidados de enfermagem.

Módulo 3: cuidados específicos ao idoso, organização da casa segura; administração de medicamentos orais.

Módulo 4: comportamentos problemáticos e prevenção; agitação, raiva e agressividade; incontinência urinária; problemas de sono; resistência ao cuidador; comportamentos sexuais inapropriados; isolamento, solidão e tristeza; conduta perseverante e repetições; alucinações, suspeitas e ideias delirantes.

Módulo 5: aspectos jurídicos, estatuto do idoso e bioética.

Módulo 6: atividade física e lazer para idosos. Cuidando do cuidador

Logo do Facebook Deixe seu comentário