Projeto “Caminho da Paz” já libera passaportes para quem quer encarar o circuito

Projeto “Caminho da Paz” já libera passaportes para quem quer encarar o circuito

Webmaster 24/03/2017 - 17:27
Com assessoria e apoio do SENAC, patrocínio da FECOMÉRCIO, municípios buscam desenvolvimento autossustentável através do Turismo




Lançado em definitivo em dezembro do ano passado o "Circuito Caminho da Paz", com a participação de doze cidades da região, incluindo Descalvado acaba de distribuir os chamados ‘passaportes’ para os turistas que desejam fazer o trajeto. Em Descalvado o passaporte está disponível no Hotel Descalvado.

Cada cidade recebeu de início 100 passaportes, de acordo com o último encontro realizado no Hotel Marina do Lago, na primeira quinzena de março, na cidade de Santa Cruz da Conceição, também parceira do projeto.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Turismo [SELT] o perímetro pertencente ao município de Descalvado já recebeu as setas para indicação do caminho, diferenciando do chamado “Caminho da Fé”, que também passa pelo município.

O Caminho da Paz circula por cerca de 380km, passando por lindas paisagens, praias de água doce, rios e vales nas cidades de São Carlos [e seus distritos Agua Vermelha e Santa Eudóxia], Itirapina [e o bairro do Broa], Analândia, Corumbataí, Santa Cruz da Conceição, Leme [e seu distrito de Taquari], Pirassununga [e seu distrito de Cachoeira de Emas], Santa Cruz das Palmeiras, Tambaú, Santa Rita do Passa Quatro [e seu distrito de Santa Cruz da Estrela], Porto Ferreira e Descalvado. Em um dos pontos entre Descalvado e Porto Ferreira, o Caminho da Paz cruza com o Caminho da Fé e em breve serão colocadas as devidas placas informativas e de localização.

Conhecer o interior paulista é uma grande oportunidade de entrar em contato com a sua riqueza histórica e cultural e suas belezas naturais. Assim é a região denominada “Região Turística Histórias e Vales” que deu origem ao projeto Circuito Caminho da Paz, que vem sendo desenvolvido pelo SENAC São Carlos, por meio do Programa de Regionalização do Turismo.

O projeto Circuito Caminho da Paz tem o objetivo de criar uma trilha de peregrinação entre vários municípios do interior paulista. É considerado um roteiro de cicloturismo e peregrinação, onde durante o trajeto, as pessoas entram em contato com a comunidade e podem conhecer um pouco da cultura de cada lugar.

O passaporte
Para percorrer o caminho, que pode ser feito a pé ou de bicicleta, o peregrino retira sua credencial gratuitamente em qualquer ponto de apoio de uma das cidades e ganha um passaporte e por onde passa, existem pontos credenciados [hotéis, restaurantes] que carimbam o passaporte que teve o patrocínio da FECOMÉRCIO - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.

O circuito pretende incentivar o desenvolvimento das cidades por meio do turismo, além de proporcionar a dinamização da economia local, ampliação da oferta hoteleira e serviços de alimentação, além de proporcionar uma atividade de lazer e saúde para as pessoas que o percorrem.

“Caminho da Fé”
Criada em agosto de 2003, a Associação dos Amigos do Caminho da Fé, com sede na cidade de Águas da Prata [SP] é formada por um Conselho Deliberativo representado pelos prefeitos e uma Diretoria Executiva que presta serviços voluntários.

O Caminho tem cerca de 500 km até a Basílica de Aparecida, dependendo do ponto de partida e, seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida. Muitos já fizeram este caminho à pé, de bicicleta e também em comitivas à cavalo.

Em abril, descalvado deve participar de um encontro para a retomada da parceria do “Caminho da Fé”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário