Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Secretário de Saúde de Descalvado faz parte da mesa que elegeu a nova diretoria do COSEMS/SP

01/04/2017

Durante três dias de curso sobre temas voltados à Saúde pública, uma equipe da Saúde Municipal esteve em Santos e recebeu a certificação de participação


De 22 a 24 de março aconteceu na cidade de Santos [SP], o 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP - que contou com representantes de mais de 300 municípios, entre eles uma comitiva da Saúde Municipal de Descalvado, onde o secretário de Saúde de Descalvado, Wander Bonelli foi convidado a fazer parte da mesa que elegeu a nova diretoria do Congresso. Esta eleição acontece a cada dois anos.

Bonelli também participou do curso sobre Planejamento Orçamentário e Financeiro e a Lei 141, com Àquilas Nogueira Mendes - professor Livre-Docente em Economia da Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP e professor Doutor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da PUC-SP. O servidor municipal Sidnei Matheus Chiarion também participou deste curso.

As servidoras municipais de Descalvado, enfermeira Viviane Cavalcante Pizetta participou do curso sobre Construção e Legitimidade dos Instrumentos de Gestão com a participação dos diferentes atores, por Aparecida Linhares Pimenta - assessora Técnica do COSEMS/SP; e enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica Maria de Lourdes Cordeiro Santana, do curso de Vigilância em Saúde: planejamento e organização da gestão municipal e regional para o enfrentamento das arboviroses – por Brigina Kemp - coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas e representante do COSEMS/SP no Grupo Técnico Bipartite de Vigilância em Saúde. Todos receberam um certificado de participação do Congresso e dos cursos temáticos.

O evento reuniu mais de 1.500 participantes dentro de toda a organização como inscritos em cursos e palestrantes, e envolvidos nas conversas entre gestores, nas dependências do Mendes Convention Center.

Durante a conversa entre os novos gestores de 2017 foi explanada a situação geral dos municípios e a realidade da Saúde Pública. Cada gestor presente teve a oportunidade de colocar suas dificuldades. Representantes do Ministério Público estiveram orientando sobre quais caminhos seguir para uma melhor otimização dos recursos públicos.

Por que cidade de Santos
Segundo o secretário Municipal de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, a cidade de Santos, que além de berço da história do Estado de São Paulo, e da impressionante beleza de suas paisagens, tem também importância histórica na construção do Sistema Único de Saúde [SUS].

“Foi Santos a cidade que proporcionou a David Capistrano, ainda nos primórdios da existência do SUS, a oportunidade para implantar várias de suas, então revolucionárias propostas para organização dos serviços públicos de saúde, tendo por princípios a universalidade, a integralidade, a equidade e a qualidade. Propostas que foram modelo para a definição de parâmetros que depois seriam adotados na formulação de políticas de alcance nacional”, comentou Ferraz do porque a cidade sediar o 31º COSEMS/SP.

O Congresso apresentou como tema geral “Democracia: Em Defesa do SUS, Nenhum Direito a Menos” , como o principal desafio de agora e do futuro próximo, sobre a preservação do SUS como um direito social garantido pela Constituição Federal e que, por sua condição de universal e equitativo, compõe a própria configuração do Estado Democrático.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados