Descalvado, 14 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Secretaria de Meio Ambiente realiza quase 4 mil análises da qualidade da água

07/04/2017

Além de primar pela qualidade da água distribuída à população, a administração Becão vem desenvolvendo projetos de redução de perdas e controle de entrada e saída de água na ETA



Um dos bens mais preciosos da humanidade é a água e isso é incontestável. E primando pela qualidade da água que é distribuída na cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos [SEMARH] realiza análises mensais de qualidade seguindo os procedimentos específicos de acordo com as normas da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - e FUNASA – Fundação Nacional da Saúde. Nestes 100 dias de governo, quase 4 mil análises fisicoquímicas foram realizadas e pode se dizer que Descalvado tem uma das melhores água da região.

O laboratório de controle de qualidade da água da SEMARH, segundo o secretário Valdecir Marcolino, monitora diariamente a condição do manancial utilizado para o abastecimento, as etapas do tratamento da água, incluindo a água a ser distribuída aos usuários em seus vários pontos de distribuição, contemplando também todas as zonas de abastecimento público. “O acompanhamento de todas essas etapas desde a captação, tratamento, reserva e distribuição, busca sempre atender o que rege a Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde”, explica Marcolino.

As análises mensais realizadas no próprio laboratório da Secretaria, localizado dentro da Estação de Tratamento de Água [ETA], no Jardim Belém contemplam as fisicoquímicas [cor, turbidez, cloro, flúor, PH, ferro, dureza, alcalinidade e alumínio] e as microbiológicas [coliformes totais e termotolerantes e bactérias heterotróficas]. Segundo o secretário essas análises não deixam nada a desejar em relação a análises que seriam feitas por outros órgãos, o que poderia custar até R$ 50 mil aos cofres públicos.

Nestes 100 dias de administração Becão Reschini e Luiz Carlos Vianna, que mostrou desde o início a preocupação com a preservação da água do município e a diminuição dos desperdícios, a SEMARH realizou 3.783 análises fisicoquímicas nas saídas de água e 205 nas redes de distribuição aos bairros [sempre em locais de maior movimentação pública].

Há também um controle da qualidade na saída de água dos poços de abastecimento, que são ao todo 13. Foram realizadas 1.904 análises nas saídas e 310 nas redes de distribuição dos bairros e, mais 810 análises nas represas de abastecimento. Somando esses números aos das análises bacteriológicas de saídas de água e em redes, foram 7.248 análises ao total.

Tabela de análise na conta de água
De acordo com o Decreto 5.440 de 04 de março de 2005, a qualidade da água vem expressa mensalmente nas contas de água e esgoto de cada imóvel, com uma tabela apontando parâmetro entre mínimo e máximo de cor, turbidez, PH, cloro residencial, fluoreto, coliformes totais e fecal e quantidade de ferro. Segue modelo abaixo de tabela impressa na última conta de água e esgoto distribuída [a ser paga em final de março], na região do Novo Jardim Belém.



Interrupção no abastecimento
Além desse constante monitoramento da qualidade da água fornecida à população descalvadense, há uma preocupação com a utilização racional desse bem natural que em muitas regiões está em escassez. “Estamos com dois projetos em andamento, que visam a redução de perdas do sistema de distribuição de água. O primeiro, que já está praticamente finalizado é do controle informatizado do volume de água bruta que entra no sistema de tratamento”, comenta o secretário da SEMARH e acrescenta que a instalação dos macromedidores de vazões haverá uma medição por hora, para um maior controle do volume que está sendo tratado na ETA.

O segundo projeto trata da instalação de macromedidores nas saídas dos reservatórios, controlando o volume lançado na rede de distribuição. Para esta instalação, prevista para o próximo dia 11 de abril, terça-feira, haverá a interrupção do abastecimento de água na chamada zona alta da cidade: Jardim Belém, Novo Jardim Belém e parte do Centro. O serviço será executado das 7 até às 11h, aproximadamente.

Campanha de doação voluntária
Na conta de água e esgoto a ser entregue neste mês de abril, o contribuinte estará sendo convidado a participar de uma campanha de doação do Imposto de Renda [IR] para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [COMUCRA].

Pessoa física poderá doar até 3% direto na declaração de março e abril e, até 1% durante o ano, para pessoa jurídica. Quem tiver interesse em contribuir deve pedir orientação ao contador. No verso da conta de água virá um folder impresso com o número da agência e conta do Fundo Municipal do COMUCRA pra quem deseja fazer a doação.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados