Secretaria de Meio Ambiente realiza quase 4 mil análises da qualidade da água

Secretaria de Meio Ambiente realiza quase 4 mil análises da qualidade da água

Webmaster 07/04/2017 - 22:52
Além de primar pela qualidade da água distribuída à população, a administração Becão vem desenvolvendo projetos de redução de perdas e controle de entrada e saída de água na ETA



Um dos bens mais preciosos da humanidade é a água e isso é incontestável. E primando pela qualidade da água que é distribuída na cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos [SEMARH] realiza análises mensais de qualidade seguindo os procedimentos específicos de acordo com as normas da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - e FUNASA – Fundação Nacional da Saúde. Nestes 100 dias de governo, quase 4 mil análises fisicoquímicas foram realizadas e pode se dizer que Descalvado tem uma das melhores água da região.

O laboratório de controle de qualidade da água da SEMARH, segundo o secretário Valdecir Marcolino, monitora diariamente a condição do manancial utilizado para o abastecimento, as etapas do tratamento da água, incluindo a água a ser distribuída aos usuários em seus vários pontos de distribuição, contemplando também todas as zonas de abastecimento público. “O acompanhamento de todas essas etapas desde a captação, tratamento, reserva e distribuição, busca sempre atender o que rege a Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde”, explica Marcolino.

As análises mensais realizadas no próprio laboratório da Secretaria, localizado dentro da Estação de Tratamento de Água [ETA], no Jardim Belém contemplam as fisicoquímicas [cor, turbidez, cloro, flúor, PH, ferro, dureza, alcalinidade e alumínio] e as microbiológicas [coliformes totais e termotolerantes e bactérias heterotróficas]. Segundo o secretário essas análises não deixam nada a desejar em relação a análises que seriam feitas por outros órgãos, o que poderia custar até R$ 50 mil aos cofres públicos.

Nestes 100 dias de administração Becão Reschini e Luiz Carlos Vianna, que mostrou desde o início a preocupação com a preservação da água do município e a diminuição dos desperdícios, a SEMARH realizou 3.783 análises fisicoquímicas nas saídas de água e 205 nas redes de distribuição aos bairros [sempre em locais de maior movimentação pública].

Há também um controle da qualidade na saída de água dos poços de abastecimento, que são ao todo 13. Foram realizadas 1.904 análises nas saídas e 310 nas redes de distribuição dos bairros e, mais 810 análises nas represas de abastecimento. Somando esses números aos das análises bacteriológicas de saídas de água e em redes, foram 7.248 análises ao total.

Tabela de análise na conta de água
De acordo com o Decreto 5.440 de 04 de março de 2005, a qualidade da água vem expressa mensalmente nas contas de água e esgoto de cada imóvel, com uma tabela apontando parâmetro entre mínimo e máximo de cor, turbidez, PH, cloro residencial, fluoreto, coliformes totais e fecal e quantidade de ferro. Segue modelo abaixo de tabela impressa na última conta de água e esgoto distribuída [a ser paga em final de março], na região do Novo Jardim Belém.



Interrupção no abastecimento
Além desse constante monitoramento da qualidade da água fornecida à população descalvadense, há uma preocupação com a utilização racional desse bem natural que em muitas regiões está em escassez. “Estamos com dois projetos em andamento, que visam a redução de perdas do sistema de distribuição de água. O primeiro, que já está praticamente finalizado é do controle informatizado do volume de água bruta que entra no sistema de tratamento”, comenta o secretário da SEMARH e acrescenta que a instalação dos macromedidores de vazões haverá uma medição por hora, para um maior controle do volume que está sendo tratado na ETA.

O segundo projeto trata da instalação de macromedidores nas saídas dos reservatórios, controlando o volume lançado na rede de distribuição. Para esta instalação, prevista para o próximo dia 11 de abril, terça-feira, haverá a interrupção do abastecimento de água na chamada zona alta da cidade: Jardim Belém, Novo Jardim Belém e parte do Centro. O serviço será executado das 7 até às 11h, aproximadamente.

Campanha de doação voluntária
Na conta de água e esgoto a ser entregue neste mês de abril, o contribuinte estará sendo convidado a participar de uma campanha de doação do Imposto de Renda [IR] para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [COMUCRA].

Pessoa física poderá doar até 3% direto na declaração de março e abril e, até 1% durante o ano, para pessoa jurídica. Quem tiver interesse em contribuir deve pedir orientação ao contador. No verso da conta de água virá um folder impresso com o número da agência e conta do Fundo Municipal do COMUCRA pra quem deseja fazer a doação.

Logo do Facebook Deixe seu comentário