Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Câncer colorretal será tema da tradicional palestra anual da Fênix

07/04/2017

Evento gratuito terá a presença de especialista para esclarecimentos da doença que atinge o intestino grosso e que hoje é um dos cânceres mais incidentes no Brasil e no mundo

No próximo dia 27 de abril a Fênix – Associação Descalvadense de Apoio aos Portadores de Câncer – promove sua anual palestra, desta vez com o tema “Câncer Colorretal”, doença que acomete o intestino grosso e reto e que está entre os mais incidentes [tipos de câncer] no Brasil e no mundo.

A palestra acontece a partir das 20h na Câmara Municipal de Descalvado e contará com a presença do especialista formado pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Dr. Rafael Luís Luporini, quem também é docente da Universidade Federal de São Carlos [UFSCar] dentre outras titularidades.

O câncer de intestino é o segundo mais frequente em mulheres [após mama] e o terceiro nos homens [após próstata e pulmão], e por conta da sua ocorrência é objeto de campanha realizada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia [SBCP], a chamada ‘Setembro Verde’, que tem o intuito de informar sobre a doença dando dicas de prevenção. É formada por tumores que atacam o intestino grosso e geralmente não apresenta sintomas em sua fase inicial. Entre os principais fatores de risco estão a má alimentação [consumo de alimentos processados e carne vermelha em excesso], tabagismo, alcoolismo, obesidade e sedentarismo.

Além de informar sobre o câncer de intestino, a Palestra da Fênix tem como objetivo desmistificar a doença ressaltando que ela pode ser evitada ou curada quando diagnosticada precocemente.

Essa é a oitava palestra promovida pela Fênix que já contou com a abordagem dos temas: “Câncer de Mama e Câncer de Próstata: o que devemos saber” pelo dr. Edinir Salvador Sápia; Promoção da Saúde e Longevidade Saudável com a Drª Kátia Yuri Nakazone, Dr. Edson Kazuma Ono e Felício Bombonato; e Câncer de Pele” com a dermatologista Dra. Flávia Naranjo Ravelli, dentre outras.
O evento é gratuito e aberto a toda a população. Este ano conta com o apoio do Projeto Cultura na Câmara, da Secretaria Municipal de Saúde e da Universidade Brasil [antiga Unicastelo], além do patrocínio da Sicoob Crediguaçu, do Supermercado Dia%, Sindicato Rural Patronal e Raul Vitório Nichelle.

FÊNIX – comemorando seus 10 anos de fundação, a Associação Descalvadense de Apoio aos Portadores de Câncer desde 2007, vem ajudando pessoas acometidas pela doença a terem mais qualidade de vida e também tem papel relevante em ações de caráter preventivo [esse é o objetivo da palestra, por exemplo].

Seu trabalho junto à comunidade é de caráter assistencial e filantrópico, beneficente, sem fins lucrativos, com o objetivo de atender aos pacientes de câncer e seus familiares fragilizados. E assim tem sido feito.

Atualmente estão cadastradas mais de 240 pessoas acometidas pela doença no Município.

Desde 2011 a entidade funciona em nova sede, no centro da cidade e, inclusive, já teve sua utilidade pública reconhecida nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Conheça mais a respeito do trabalho da Fênix pelo site: www.fenixdescalvado.org.br


DR. RAFAEL LUIS LUPORINI – um grande especialista do assunto

O público que se fizer presente na palestra no próximo dia 27 de abril, terá a oportunidade de obter conhecimento sobre a doença com um verdadeiro especialista no assunto.

Atualmente, o Dr. Rafael é Professor/Docente do Departamento de Medicina da UFSCar [área Saúde do Adulto e Idoso - Cirurgia / Sub-áreas: Cirurgia Geral, Trauma e Coloproctologia]. Em 2010 obteve o Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Associação Médica Brasileira [AMB].

No período de 2006-2010 fez Residência Médica em Coloproctologia e Cirurgia Geral no Hospital de Base de São José do Rio Preto – SP. Sua graduação em Medicina se deu na Faculdade de Medicina de Rio Preto [FAMERP], em São José do Rio Preto, concluída em 04 de novembro de 2005.

Possui vasta experiência profissional e acadêmica, tanto no ensino na educação médica, quanto na residência médica.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados