Câncer colorretal será tema da tradicional palestra anual da Fênix

Câncer colorretal será tema da tradicional palestra anual da Fênix

Webmaster 07/04/2017 - 23:23
Evento gratuito terá a presença de especialista para esclarecimentos da doença que atinge o intestino grosso e que hoje é um dos cânceres mais incidentes no Brasil e no mundo

No próximo dia 27 de abril a Fênix – Associação Descalvadense de Apoio aos Portadores de Câncer – promove sua anual palestra, desta vez com o tema “Câncer Colorretal”, doença que acomete o intestino grosso e reto e que está entre os mais incidentes [tipos de câncer] no Brasil e no mundo.

A palestra acontece a partir das 20h na Câmara Municipal de Descalvado e contará com a presença do especialista formado pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Dr. Rafael Luís Luporini, quem também é docente da Universidade Federal de São Carlos [UFSCar] dentre outras titularidades.

O câncer de intestino é o segundo mais frequente em mulheres [após mama] e o terceiro nos homens [após próstata e pulmão], e por conta da sua ocorrência é objeto de campanha realizada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia [SBCP], a chamada ‘Setembro Verde’, que tem o intuito de informar sobre a doença dando dicas de prevenção. É formada por tumores que atacam o intestino grosso e geralmente não apresenta sintomas em sua fase inicial. Entre os principais fatores de risco estão a má alimentação [consumo de alimentos processados e carne vermelha em excesso], tabagismo, alcoolismo, obesidade e sedentarismo.

Além de informar sobre o câncer de intestino, a Palestra da Fênix tem como objetivo desmistificar a doença ressaltando que ela pode ser evitada ou curada quando diagnosticada precocemente.

Essa é a oitava palestra promovida pela Fênix que já contou com a abordagem dos temas: “Câncer de Mama e Câncer de Próstata: o que devemos saber” pelo dr. Edinir Salvador Sápia; Promoção da Saúde e Longevidade Saudável com a Drª Kátia Yuri Nakazone, Dr. Edson Kazuma Ono e Felício Bombonato; e Câncer de Pele” com a dermatologista Dra. Flávia Naranjo Ravelli, dentre outras.
O evento é gratuito e aberto a toda a população. Este ano conta com o apoio do Projeto Cultura na Câmara, da Secretaria Municipal de Saúde e da Universidade Brasil [antiga Unicastelo], além do patrocínio da Sicoob Crediguaçu, do Supermercado Dia%, Sindicato Rural Patronal e Raul Vitório Nichelle.

FÊNIX – comemorando seus 10 anos de fundação, a Associação Descalvadense de Apoio aos Portadores de Câncer desde 2007, vem ajudando pessoas acometidas pela doença a terem mais qualidade de vida e também tem papel relevante em ações de caráter preventivo [esse é o objetivo da palestra, por exemplo].

Seu trabalho junto à comunidade é de caráter assistencial e filantrópico, beneficente, sem fins lucrativos, com o objetivo de atender aos pacientes de câncer e seus familiares fragilizados. E assim tem sido feito.

Atualmente estão cadastradas mais de 240 pessoas acometidas pela doença no Município.

Desde 2011 a entidade funciona em nova sede, no centro da cidade e, inclusive, já teve sua utilidade pública reconhecida nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Conheça mais a respeito do trabalho da Fênix pelo site: www.fenixdescalvado.org.br


DR. RAFAEL LUIS LUPORINI – um grande especialista do assunto

O público que se fizer presente na palestra no próximo dia 27 de abril, terá a oportunidade de obter conhecimento sobre a doença com um verdadeiro especialista no assunto.

Atualmente, o Dr. Rafael é Professor/Docente do Departamento de Medicina da UFSCar [área Saúde do Adulto e Idoso - Cirurgia / Sub-áreas: Cirurgia Geral, Trauma e Coloproctologia]. Em 2010 obteve o Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Associação Médica Brasileira [AMB].

No período de 2006-2010 fez Residência Médica em Coloproctologia e Cirurgia Geral no Hospital de Base de São José do Rio Preto – SP. Sua graduação em Medicina se deu na Faculdade de Medicina de Rio Preto [FAMERP], em São José do Rio Preto, concluída em 04 de novembro de 2005.

Possui vasta experiência profissional e acadêmica, tanto no ensino na educação médica, quanto na residência médica.

Logo do Facebook Deixe seu comentário