Programa ‘Viagem Literária’ está de volta à Descalvado

Programa ‘Viagem Literária’ está de volta à Descalvado

Webmaster 13/04/2017 - 13:03
O próximo módulo ‘Uma Contação de Histórias’, com Giba Pedroza acontece no dia 29 de maio, às 9h e às 14h, na Biblioteca Municipal de Descalvado, com entrada franca



Depois da ausência de três 3 anos o programa ‘Viagem Literária’, criado pela Secretaria do Estado da Cultura está de volta a Descalvado. Noventa cidades do Estado foram contempladas com cinco módulos voltados para diversas formas da Literatura. A diretora de Educação e Cultura de Descalvado, profª. Alessandra Paganotto e o servidor municipal Júlio Mesquita Moretin participaram na última segunda-feira, 10, do primeiro módulo na Biblioteca de São Paulo.

O curso preparatório ‘Escrita Criativa’ faz parte do primeiro módulo do Viagem Literária e foi ministrado pela professora e crítica literária Noemi Jaffe. Os próximos módulos serão ‘Uma Contação de Histórias’, com Giba Pedroza, no dia 29 de maio, às 9h e às 14h; em junho haverá um bate papo com escritor de literatura infanto-juvenil e em agosto, literatura adulta. Todos na Biblioteca Pública Municipal de Descalvado ‘Prof. Gerson Alfio de Marco’, na Avenida Guerino Oswaldo, 446, centro da cidade.

No segundo semestre está prevista a realização do módulo de Escrita Criativa para interessados em literatura e escritores descalvadenses. Todos os eventos são gratuitos.

VIAGEM LITERÁRIA 10 ANOS
Bem-vindos ao Viagem Literária Ano 10!


O Viagem Literário completa sua 10ª edição em 2017 - um programa bem-sucedido no seu compromisso de aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão paulista. Anualmente, dezenas de cidades recebem nomes consagrados para falar de personagens e histórias que estão sendo registradas pela literatura brasileira contemporânea.

A missão da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo é formular e implementar políticas públicas visando ampliar o acesso aos bens culturais, a descentralização das atividades e a valorização do patrimônio cultural paulista.

Integrado a um conjunto de ações para disseminar o gosto pela leitura no Estado, desde 2008 o programa Viagem Literária vem promovendo encontros que dinamizam a programação das bibliotecas municipais no Estado, contribuindo para transformá-las em centros de convivência multicultural de toda a comunidade.

Dar protagonismo às bibliotecas públicas, incentivar a mediação da leitura e propagação da nossa literatura é um dos papéis mais importantes da Secretaria da Cultura. E o Viagem Literária cumpre este objetivo com o reconhecimento das comunidades por onde passa.

Os convidados sempre são autores de grande destaque na cena literária ou personagens importantes no campo da mediação de leitura, como é o caso dos artistas que se apresentam individualmente ou em grupos de contação de histórias.

Os objetivos do Programa ganham ainda mais sentido com a participação dos profissionais de bibliotecas e das comunidades locais, pois é dirigido a pessoas que desejam encontrar na leitura, e na sua mediação, o prazer, a motivação e o conhecimento para construir um mundo melhor.
[*http://www.viagemliteraria.org.br/sobre/]

Foto: Diretora de Cultura, profª. Alessandra e o servidor Júlio, em São Paulo, no 1º módulo do Viagem Literária

Logo do Facebook Deixe seu comentário