Descalvado, 17 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Programa ‘Viagem Literária’ está de volta à Descalvado

11/04/2017

O próximo módulo ‘Uma Contação de Histórias’, com Giba Pedroza acontece no dia 29 de maio, às 9h e às 14h, na Biblioteca Municipal de Descalvado, com entrada franca



Depois da ausência de três 3 anos o programa ‘Viagem Literária’, criado pela Secretaria do Estado da Cultura está de volta a Descalvado. Noventa cidades do Estado foram contempladas com cinco módulos voltados para diversas formas da Literatura. A diretora de Educação e Cultura de Descalvado, profª. Alessandra Paganotto e o servidor municipal Júlio Mesquita Moretin participaram na última segunda-feira, 10, do primeiro módulo na Biblioteca de São Paulo.

O curso preparatório ‘Escrita Criativa’ faz parte do primeiro módulo do Viagem Literária e foi ministrado pela professora e crítica literária Noemi Jaffe. Os próximos módulos serão ‘Uma Contação de Histórias’, com Giba Pedroza, no dia 29 de maio, às 9h e às 14h; em junho haverá um bate papo com escritor de literatura infanto-juvenil e em agosto, literatura adulta. Todos na Biblioteca Pública Municipal de Descalvado ‘Prof. Gerson Alfio de Marco’, na Avenida Guerino Oswaldo, 446, centro da cidade.

No segundo semestre está prevista a realização do módulo de Escrita Criativa para interessados em literatura e escritores descalvadenses. Todos os eventos são gratuitos.

VIAGEM LITERÁRIA 10 ANOS
Bem-vindos ao Viagem Literária Ano 10!


O Viagem Literário completa sua 10ª edição em 2017 - um programa bem-sucedido no seu compromisso de aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão paulista. Anualmente, dezenas de cidades recebem nomes consagrados para falar de personagens e histórias que estão sendo registradas pela literatura brasileira contemporânea.

A missão da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo é formular e implementar políticas públicas visando ampliar o acesso aos bens culturais, a descentralização das atividades e a valorização do patrimônio cultural paulista.

Integrado a um conjunto de ações para disseminar o gosto pela leitura no Estado, desde 2008 o programa Viagem Literária vem promovendo encontros que dinamizam a programação das bibliotecas municipais no Estado, contribuindo para transformá-las em centros de convivência multicultural de toda a comunidade.

Dar protagonismo às bibliotecas públicas, incentivar a mediação da leitura e propagação da nossa literatura é um dos papéis mais importantes da Secretaria da Cultura. E o Viagem Literária cumpre este objetivo com o reconhecimento das comunidades por onde passa.

Os convidados sempre são autores de grande destaque na cena literária ou personagens importantes no campo da mediação de leitura, como é o caso dos artistas que se apresentam individualmente ou em grupos de contação de histórias.

Os objetivos do Programa ganham ainda mais sentido com a participação dos profissionais de bibliotecas e das comunidades locais, pois é dirigido a pessoas que desejam encontrar na leitura, e na sua mediação, o prazer, a motivação e o conhecimento para construir um mundo melhor.
[*http://www.viagemliteraria.org.br/sobre/]

Foto: Diretora de Cultura, profª. Alessandra e o servidor Júlio, em São Paulo, no 1º módulo do Viagem Literária





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados