Descalvado, 20 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Os 100 dias de Governo - Agricultura

22/04/2017

Setor atua muito mais do que só limpar a cidade, desenvolve vários projetos em prol do produtor rural e do empresário que fabrica


A Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento [SEAPA] também é um dos grandes setores da administração pública atuando em vários segmentos e, embora com um quadro funcional bastante reduzido todos estão empenhados nas melhorias para a cidade, principalmente no quesito de limpeza com frequentes mutirões envolvendo servidores de outras secretarias.

A primeira grande limpeza foi feita no Bairro São Sebastião, em suas principais ruas e praça; a segunda foi o mutirão realizado na Praça do Lago e Kartódromo Municipal, incluindo pintura das muretas, limpeza que se estendeu até à Avenida Antonio Garbuio, limpeza das principais avenidas do Parque Morada do Sol, Avenida Lázaro Timóteo do
Amaral [Santa Cruz]. Outra grande limpeza foi executada no Bairro Ipê I que há tempos clamava por cuidados, trazendo ainda maior segurança aos moradores.

A manutenção de todas as praças, jardins e canteiros verdes, bem como a poda e supressão de árvores que ofereçam riscos, o cultivo de mudas e plantio são de responsabilidade da SEAPA. Até o momento foram 300 atendimentos para podas de árvores na cidade, 35 em locais públicos e 15 retiradas de árvores. Lembrando que esse material é levado para a Horta Municipal e triturado. Os troncos mais grosso são armazenados para futuro leilão em benefício das entidades assistenciais. Foram produzidas cerca de 4.500 mudas e entregues 1.164 mudas.

O leque de atuação da pasta é extenso e atende ainda os pequenos produtores com a doação constante de sementes de hortaliças para hortas caseiras, dentro do chamado Projeto “Mãos à Horta”. Até o momento foram distribuídos mais de 400 kits.

Patrulha Agrícola
São os equipamentos disponíveis para auxílio na manutenção das áreas verdes do município: 05 tratores e vários implementos que fazem a roçada e atuam no reflorestamento, além de atender e auxiliar os produtores rurais que contrataram o Serviço de Patrulha Agrícola junto à SEAPA.

Ao todo foram contratadas 461,3 horas entre janeiro e março de 2017, atendendo 61 pequenos e médios produtores rurais. Um aumento de quase 60% em relação ao mesmo período de 2016, onde foram contratadas 292,9 horas.

Casa do Mel, Casa do Leite e SIM
A SEAPA realizou adequações no prédio da Casa do Mel, em atendimento aos Serviços de Inspeção Municipal [SIM] e Estadual [SISP] e vem acompanhando a Associação dos Apicultores de Descalvado na habilitação para o início da produção do mel, faltando muito pouco para que de fato haja o envase oficial dos produtos locais.

A Casa do Leite também passou pelos mesmos procedimentos e acompanhamento da Associação dos Produtores de Leite de Descalvado. A fase é de montagem dos equipamentos e compra da câmara fria.

A atual administração pôs de vez pra funcionar o Serviço De Inspeção Municipal [SIM], oferecendo orientação aos produtores cadastrados ou em vias de cadastramento, interessados na inclusão do seu estabelecimento no Serviço de Inspeção.

Este ano uma empresa do ramo de cortes suínos recebeu a entrega do selo do SIM e outras empresas estão prestes a serem certificadas. Todo o trabalho, até a venda no varejo passa por um acompanhamento e vistoria da Vigilância Sanitária da prefeitura.

Tudo isso garante ao consumidor a certeza de estar consumindo produtos de qualidade, além de prestigiar o comércio e o produtor local, enseja na injeção de dinheiro dentro da própria cidade.

Feira Legal
O município mantém três pontos fixos para que os produtores rurais comercializem hortifrútis às quartas-feiras e aos domingos: antiga Estação FEPASA, Praça de São Benedito e Praça da Saudade , no Jardim Albertina.

O projeto já funciona há tempos e tem garantido a geração de renda para as famílias que atuam na Agricultura Familiar. As famílias inscritas no Programa Nacional da Alimentação Escolar [PNAE], que entregam produtos para a Merenda Escolar Municipal recebem constantes visitas técnicas do engenheiro agrônomo da secretaria. Participam do programa os inscritos na Feira Legal e os produtores dos assentamentos rurais.

Contra a raiva animal
Lembrando que Descalvado foi a única cidade da região de Araraquara a ter doses da vacina contra a raiva animal liberada pela Secretaria de Estado da Saúde e a SEAPA, em parceria com a Saúde e a Universidade Brasil já realizou a imunização de quase 4 mil cães e gatos na área urbana e avança para a vacinação na área rural. A previsão é de aplicar 7 mil doses até o final da campanha que deve chegar até o mês de maio.

Fotos:
Projeto Feira Legal valoriza a produção da Agricultura Familiar
Limpeza pesada na Praça do Lago e Kartódromo
Limpeza e manutenção da Praça de São Sebastião




Voltar


Os 100 dias de Governo - Agricultura


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados