Os 100 dias de Governo - Agricultura

Os 100 dias de Governo - Agricultura

Webmaster 22/04/2017 - 14:51
Setor atua muito mais do que só limpar a cidade, desenvolve vários projetos em prol do produtor rural e do empresário que fabrica


A Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento [SEAPA] também é um dos grandes setores da administração pública atuando em vários segmentos e, embora com um quadro funcional bastante reduzido todos estão empenhados nas melhorias para a cidade, principalmente no quesito de limpeza com frequentes mutirões envolvendo servidores de outras secretarias.

A primeira grande limpeza foi feita no Bairro São Sebastião, em suas principais ruas e praça; a segunda foi o mutirão realizado na Praça do Lago e Kartódromo Municipal, incluindo pintura das muretas, limpeza que se estendeu até à Avenida Antonio Garbuio, limpeza das principais avenidas do Parque Morada do Sol, Avenida Lázaro Timóteo do
Amaral [Santa Cruz]. Outra grande limpeza foi executada no Bairro Ipê I que há tempos clamava por cuidados, trazendo ainda maior segurança aos moradores.

A manutenção de todas as praças, jardins e canteiros verdes, bem como a poda e supressão de árvores que ofereçam riscos, o cultivo de mudas e plantio são de responsabilidade da SEAPA. Até o momento foram 300 atendimentos para podas de árvores na cidade, 35 em locais públicos e 15 retiradas de árvores. Lembrando que esse material é levado para a Horta Municipal e triturado. Os troncos mais grosso são armazenados para futuro leilão em benefício das entidades assistenciais. Foram produzidas cerca de 4.500 mudas e entregues 1.164 mudas.

O leque de atuação da pasta é extenso e atende ainda os pequenos produtores com a doação constante de sementes de hortaliças para hortas caseiras, dentro do chamado Projeto “Mãos à Horta”. Até o momento foram distribuídos mais de 400 kits.

Patrulha Agrícola
São os equipamentos disponíveis para auxílio na manutenção das áreas verdes do município: 05 tratores e vários implementos que fazem a roçada e atuam no reflorestamento, além de atender e auxiliar os produtores rurais que contrataram o Serviço de Patrulha Agrícola junto à SEAPA.

Ao todo foram contratadas 461,3 horas entre janeiro e março de 2017, atendendo 61 pequenos e médios produtores rurais. Um aumento de quase 60% em relação ao mesmo período de 2016, onde foram contratadas 292,9 horas.

Casa do Mel, Casa do Leite e SIM
A SEAPA realizou adequações no prédio da Casa do Mel, em atendimento aos Serviços de Inspeção Municipal [SIM] e Estadual [SISP] e vem acompanhando a Associação dos Apicultores de Descalvado na habilitação para o início da produção do mel, faltando muito pouco para que de fato haja o envase oficial dos produtos locais.

A Casa do Leite também passou pelos mesmos procedimentos e acompanhamento da Associação dos Produtores de Leite de Descalvado. A fase é de montagem dos equipamentos e compra da câmara fria.

A atual administração pôs de vez pra funcionar o Serviço De Inspeção Municipal [SIM], oferecendo orientação aos produtores cadastrados ou em vias de cadastramento, interessados na inclusão do seu estabelecimento no Serviço de Inspeção.

Este ano uma empresa do ramo de cortes suínos recebeu a entrega do selo do SIM e outras empresas estão prestes a serem certificadas. Todo o trabalho, até a venda no varejo passa por um acompanhamento e vistoria da Vigilância Sanitária da prefeitura.

Tudo isso garante ao consumidor a certeza de estar consumindo produtos de qualidade, além de prestigiar o comércio e o produtor local, enseja na injeção de dinheiro dentro da própria cidade.

Feira Legal
O município mantém três pontos fixos para que os produtores rurais comercializem hortifrútis às quartas-feiras e aos domingos: antiga Estação FEPASA, Praça de São Benedito e Praça da Saudade , no Jardim Albertina.

O projeto já funciona há tempos e tem garantido a geração de renda para as famílias que atuam na Agricultura Familiar. As famílias inscritas no Programa Nacional da Alimentação Escolar [PNAE], que entregam produtos para a Merenda Escolar Municipal recebem constantes visitas técnicas do engenheiro agrônomo da secretaria. Participam do programa os inscritos na Feira Legal e os produtores dos assentamentos rurais.

Contra a raiva animal
Lembrando que Descalvado foi a única cidade da região de Araraquara a ter doses da vacina contra a raiva animal liberada pela Secretaria de Estado da Saúde e a SEAPA, em parceria com a Saúde e a Universidade Brasil já realizou a imunização de quase 4 mil cães e gatos na área urbana e avança para a vacinação na área rural. A previsão é de aplicar 7 mil doses até o final da campanha que deve chegar até o mês de maio.

Fotos:
Projeto Feira Legal valoriza a produção da Agricultura Familiar
Limpeza pesada na Praça do Lago e Kartódromo
Limpeza e manutenção da Praça de São Sebastião
Logo do Facebook Deixe seu comentário