Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Os 100 dias de Governo – Desafio de repor o estoque de medicamentos foi superado.

22/04/2017

Maior preocupação é o sucateamento da frota sanitária


A Atenção Básica de Saúde no Município conta hoje com 09 Equipes de Saúde da Família [USFs], 03 Equipes de Agentes Comunitários de Saúde,01 Centro de Saúde, 01 Núcleo de Atendimento à Saúde da Família [NASF] com equipes multiprofissionais: psicologia, nutricionista, fisioterapia, fonoaudiologia, assistente social, educadora física e veterinária. São 147 servidores municipais em atividades com mais 87 contratados da Associação da Santa Casa, somando ao todo 234 funcionários para atender à demanda do município.

O atual secretário Municipal da Saúde, Wander Bonelli vem atuando com o objetivo de otimizar os recursos e prestar um maior cuidado à população descalvadense. Nestes primeiros 100 dias a preocupação esteve voltada para a compra de materiais e de medicamentos que estavam em falta. Hoje não faltam remédios nas unidades de Saúde. E para continuar na meta traçada pelo atual governo de acabar com os desperdícios e vícios, a Saúde tem promovido uma qualificação da Assistência Farmacêutica, principalmente para agentes que atuam com a compra de materiais e de medicamentos.

Outra preocupação é o cumprimento do TAC [Termo de Ajuste de Conduta] da Associação dos Funcionários da Santa Casa, com a Promotoria Pública. O número de contratados da Associação está bem enxuto com relação a anos anteriores, só permanecem os funcionários essenciais para que o Programa de Saúde da Família não pare no município.

Bonelli instituiu na Saúde um Programa de ‘Café com Resultados’, onde uma vez por mês todos os gestores da Saúde se encontram e trocam informações e experiências , além de apontarem as dificuldades da rotina durante o trabalho. Essa iniciativa está servindo de referência para a Diretoria Regional de Saúde de Araraquara [DRS], para expandir a iniciativa para os demais municípios da regional.

Vários profissionais da Saúde estão sendo inseridos em programas de capacitação, inclusive capacitação financeira para alguns gestores. Houve uma readequação de carga horária dos profissionais, principalmente médicos e dentistas; a demanda reprimida para exames também está sendo resolvida.

Descalvado foi escolhido junto com mais três municípios do Estado, para participar de pesquisa de qualidade de serviço pela DRS e UFSCAR.

Todas as USFs [Unidades de Saúde da Família] recebem atividades para os chamados grupos educativos de orientação a hipertensos, portadores de diabetes, gestantes e para quem busca uma melhor qualidade de vida.

O secretário da pasta está bastante otimista, apesar das inúmeras dificuldades herdadas pela atual administração. Entre as maiores e mais preocupantes está o sucateamento da frota municipal que atende os setores da Saúde pública e o atraso no repasse dos recursos Estaduais e Federais que acabam comprometendo o cronograma da pasta.

Fotos:
Integração do secretário Bonelli com todos os agentes de saúde do município

Dentistas da rede pública e privada passaram por capacitação

Secretário de Saúde [ao centro], com Mônica Vilchez da Silva [DRS] e Adriana Barbieri Feliciano [UFSCAR] e a enfermeira Viviane, durante definição da pesquisa que está sendo feita nas unidades de Saúde

Gestores da Saúde de Descalvado apresentando os resultados mensais dos atendimentos




Voltar


Os 100 dias de Governo – Desafio de repor o estoque de medicamentos foi superado.


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados