Moradores do Jardim Albertina ouvem explicações sobre escola de ensino médio

Moradores do Jardim Albertina ouvem explicações sobre escola de ensino médio

Webmaster 24/03/2010 - 14:05
Um grupo de mães e pais de alunos que reside na região leste da cidade reuniu-se na noite de terça-feira (23), na nova escola do Jardim Albertina, para ouvir do prefeito Luís Antonio Panone e da secretária de Educação e Cultura, professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, as explicações sobre as dificuldades de se construir uma escola de ensino médio naquela localidade. O encontro foi promovido pelo presidente da AmorlLeste (Associação dos Moradores da Região Leste), vereador Gilson dos Santos Rodrigues (PT). A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, primeira-dama Jose Panone, também esteve presente na reunião, assim como o diretor daquele estabelecimento de ensino, Luiz Fernando Zaffalon.

O presidente da AmorLeste abriu a reunião explicando aos presentes que a reivindicação era justa, mas que o ensino médio – antigo 2º grau – não é responsabilidade do município, mas do Estado. Ele afirmou que o trabalho voltado para a Educação vem sendo feito pela administração Panone e Becão, mas que “não podemos dizer que nós vamos conseguir uma escola amanhã. É preciso tempo. Eles estão se esforçando, mas há muita burocracia [nos trâmites]”. Como exemplo dos trabalhos da atual administração, Gilson dos Santos citou a nova iluminação do bairro e a abertura do posto de Saúde à noite.

Em seguida, a secretária professora Rose contou que no início do ano passado esteve em São Paulo, na FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), visando trazer uma nova escola voltada para o ensino médio para Descalvado. Os técnicos do órgão mostraram um mapa da cidade, com a localização de todos os estabelecimentos de ensino.

Chegou-se à conclusão que seria possível construir uma nova escola, desde que distante do ginásio “José Ferreira da Silva” e do CAIC –. Outra questão levada em conta diz respeito à densidade populacional, que é maior no Parque Morada do Sol em comparação a do Jardim Albertina.

“O ensino médio é de inteira responsabilidade do Estado. Eu não estou dizendo que é impossível trazer uma escola para cá. Só que isso leva tempo”, falou a professora Rose. A secretária disse que, com a construção da nova escola no Morada, desafogará o “José Ferreira” – que é próximo ao Jardim Albertina -, abrindo novas vagas para alunos do ensino médio.

O prefeito Panone começou sua explanação afirmando que a reivindicação dos moradores daquela localidade era “mais do que justa”. Porém, relembrou que na campanha passada foi distribuído um questionário aos moradores de todos os bairros da cidade, e que a comunidade do Parque Morada do Sol pediu maciçamente a instalação de uma escola de ensino médio naquele local. “E o plano de governo foi escrito por vocês. E nós estamos cumprindo cada item do Plano”.

O chefe do Executivo fez um balanço das realizações da atual administração voltadas para a Educação. “Nós temos um olhar diferente. Valorizamos muito os profissionais do ensino. Vocês viram que nós compramos novos ônibus escolares e reformamos os antigos. Estamos transportando crianças de 4 e 5 anos, que residem na Zona Rural, para estudarem na cidade. Compramos lousas digitais e laboratórios de Ciências, que não são encontrados nem mesmo nas escolas particulares”, revelou Panone.

Ainda com relação aos trabalhos desenvolvidos pela Educação, o prefeito declarou que uma nova escola do SESI, voltada para o ensino fundamental, estará em funcionamento em 2011. “Trata-se de um investimento de mais de R$ 11 milhões. O terreno tem 18 mil metros quadrados. Só em obras de infraestrutura, a prefeitura já destinou R$ 2,5 milhões, no prolongamento da avenida Independência, no Alto da Boa Vista. Também vamos trazer uma escola técnica do SENAI, que funcionará no antigo prédio da Tapelux. No local também funcionará uma incubadora de empresas. E quando a nova escola do Parque Morada do Sol estiver em funcionamento, desafogando o ‘José Ferreira’, vamos trazer três cursos técnicos do Centro Paula Souza, que é referência no ensino”.

Ao final do encontro, o prefeito ainda se comprometeu a tentar trazer para o Jardim Albertina salas voltadas para o ensino médio, a exemplo do que aconteceu no início de 2009 – quando a secretária da Educação, professora Rose, conseguiu transferir algumas classes do Ciclo II do Ensino Fundamental para o CAIC.

“Vejam bem, não sei se isso será possível. Mas, nós vamos pelo menos batalhar junto à secretaria estadual de Educação. Porém, não vamos mentir. Dizer que vamos trazer imediatamente uma nova escola de ensino médio para cá, nós não vamos. Fica, entretanto, o nosso compromisso de conversar com a FDE, que cuida desse assunto. Vocês já contam com essa nova escola e nós estamos construindo um anexo, que será entregue em breve. A gente vem fazendo as coisas com o pé no chão. Senão, a gente quebra a prefeitura”, finalizou Panone.

Logo do Facebook Deixe seu comentário