Os 100 dias de Governo - Serviço Social, mais de 800 famílias são beneficiadas pelo Bolsa

Os 100 dias de Governo - Serviço Social, mais de 800 famílias são beneficiadas pelo Bolsa Família

Webmaster 22/04/2017 - 15:30
Primeira dama e secretária, Maria do Carmo alavanca os conselhos municipais e dá continuidade a todos os projetos da assistência básica e da assistência especializada


A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] tem a missão institucional de formular, implantar, regular, financiar, executar, monitorar e avaliar a Política Municipal de Assistência Social como parte integrante do Sistema Único de Assistência Social [SUAS]. Dentre as iniciativas do novo governo está o apoio à realização do 1º Curso de Cuidador de Idosos para 50 vagas, a ser realizado no mês de maio, nas dependências do CCI – Centro de Convivência de Idosos, do Bairro Santa Cruz, através do Conselho Municipal do Idoso [CMI].

O âmbito de ações da Secretaria é o da Seguridade Social que, conforme a Constituição Federal compõe-se de três áreas da política pública: saúde, previdência e assistência social. Pasta gerida pela primeira dama, Maria do Carmo Marcatto Reschini, que nestes primeiros 100 dias, tem buscado dar uma nova dinâmica para os conselhos constituídos: Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher [CODIM] e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência [COMUDE]; bem como sequência aos projetos do serviço básico da Assistência [CRAS – Centro de Referência de Assistência Social] e aos especiais [CREAS - Centro de Referência Especializada de Assistência Social].

Atualmente são 852 famílias atendidas pelo programa do Bolsa Família em Descalvado, e mais 218 novos cadastros realizados pela SADS para inclusão das famílias nos programas sociais federais [pagos diretamente ao cidadão], incluindo Bolsa Família, BPC’s – Benefício de Proteção Continuada ao Idoso e ao Deficiente.

O CRAS está com 226 famílias recebendo acompanhamento do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - e o CREAS atende 102 famílias com indivíduos que necessitam do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Indivíduos e Famílias [PAEFI].

A Secretaria também possui o chamado ‘Plantão Social’ que fornece serviços em caráter emergencial, como cestas básicas às famílias carentes e em situação de risco, acesso a documentos básicos de identificação, bem como fotos para os documentos; auxílio funeral, auxílio de reclusão prisional, segunda via de R.G. e inserção de novos cidadãos nas vagas de Leite Fluído. Atualmente são 243 beneficiários do Programa de Leite Fluído.

A SADS garante o a cesso a passe de circular para idosos de 60 a 65 anos, hoje, há mais de 30 beneficiados; cerca de 50 mutuários da CDHU receberam auxílios nas prestações, parcelamentos e transferências e 160 itinerantes receberam auxílio de passagens para as cidades de Porto Ferreira, São Carlos e Pirassununga.

Projetos e Serviços em andamento
*Projeto Conviver, do Serviço de Convivência e Fortalecimento deVínculos, atende 80 crianças de 07 a 14 anos de idade, divididas nos períodos da manhã e tarde.

*Ação Jovem - Programa do Estado de São Paulo - também atende 80 jovens.

*Manutenção do Renda Cidadã - Programa do Estado de São Paulo - atende 302 cidadãos.

* Manutenção dos Cursos Ofertados no Centro Comunitário Alberto Sundfeld, no Núcleo Jardim Albertina e Casa dos Projetos ‘De Olho no Futuro’ [CRAS e CREAS], os quais envolvem 968 cidadãos.

* Apoio aos Atletas do JORI e manutenção de Aulas de Dança na Academia da Terceira Idade, para apresentação nos Jogos Regionais dos Idosos [JORI].

*Manutenção e renovação dos cartões de estacionamento para vagas especiais para idosos e deficientes, hoje com 712 cartões para idosos e 43 para deficientes.

Fotos:
Secretária Maria do Carmo ao centro, em confraternização com os alunos do curso de processamento artesanal de pães

Todos com a mão na massa
Os homens também participam dos cursos de panificação
Logo do Facebook Deixe seu comentário