Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Os 100 dias de Governo – Educação. Prioridade tem sido suprir a demanda de vagas nas creches municipais

22/04/2017

Processo seletivo para monitores está em pauta. Formação continuada dos professores e revitalização de algumas unidades escolares e áreas culturais estão em andamento




O grande desafio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Descalvado [SEEC], no momento, é eliminar gradativamente a lista de espera nos CEIs – Centros de Educação Infantil [creches]. Durante o período de transição de governo eram 297 crianças, entre 0 e 03 anos de idade nesta lista de espera. O secretário nomeado pelo prefeito Becão Reschini e o vice-prefeito Luiz Carlos Vianna, prof. Marco Pratta conseguiu atender 100 dessas crianças entre janeiro e fevereiro.

A demanda por vagas em creches é contínua e essa lista de espera já chega a 270 crianças. Os dados podem ser acessados de forma on-line – seeccei.herobo.com.
Em 20 de março, entrou em funcionamento o CEI “Professora Zuleika Aparecida Facchin, no Parque Milênio, com um atendimento ainda bastante reduzido, com cerca de 30 crianças.

Segundo o secretário, o prédio do CEI “Professora Dirce Pereira Fonseca”, no Bosque do Tamanduá, será entregue pela construtora em breve. A previsão é de que entre em funcionamento no mês de julho. O grande entrave nessas duas unidades é a falta de pessoal, principalmente monitoras e auxiliares de serviços gerais. Para resolver de vez a questão a administração municipal pretende, em breve, abrir um processo seletivo para monitoras, uma vez que não há concurso público vigente.

Esse processo seletivo, amparado legalmente, garantiria o funcionamento pleno de ambas as creches o que deverá suprir de vez a demanda das demais unidades do Ensino Infantil, além de acabar com a lista de espera. Cada CEI tem capacidade para atender 150 crianças do município.


Formação continuada dos professores
Em seu segundo eixo de atuação, a Secretaria da Educação e Cultura oferece a formação continuada aos professores da rede municipal de ensino, promovendo neste primeiro semestre dois cursos: um de Relações Étnico-Raciais e Cultura Afrobrasileira, com reflexões pedagógicas “Karingana wa Karingana”, através do prof. Fabiano Donizete Idem; e o de “Metodologias do Ensino de História e Geografia: Novas Abordagens”, com a prof. Alessandra Batista Paganotto.

Como o corpo docente de Descalvado possui um nível de qualificação muito bom, acima da média nacional, inclusive [graduação e pós-graduação], o prof. Pratta explica que os cursos devem ser muito bem planejados e executados, não frustrando assim a demanda. “Esses cursos compreendem atividades presenciais, atividades on-line e, em um futuro próximo, viagens para locais de interesse histórico e cultural, como já ocorreu no município”.

Essa alta qualificação disponibiliza profissionais locais que podem ministrar esses mesmos cursos, o que ocorre no momento, além da proximidade do município em relação às grandes instituições universitárias regionais. O objetivo da atual administração municipal é valorizar o corpo de funcionários.

Revitalização das unidades
Um terceiro eixo de atuação desta Secretaria está na reforma e revitalização das unidades escolares. Já foram identificadas algumas situações mais emergenciais para a EMEI “Dr. Luiz Dias Alvarenga”, no Jardim Albertina, e para a EMEI “Professor Mário Franceschini”, no Jardim Belém.

O lado cultural do setor também está sendo pensado, como por exemplo, a necessidade da revitalização de todo o espaço do Centro Cultural “Profª Maria Aparecida Fioroni Kastein” – FEPASA – que engloba o Museu Público Municipal, o Departamento de Cultura, a Praça João Marchetti e o projeto de instalação do Arquivo Histórico Municipal, na Estação Ferroviária.


Fotos:

Prefeito Becão e seu vice Luiz Carlos estreitando relações com o secretário Estadual de Educação, José Renato Nalini, durante inauguração da CEI do Milênio. Becão fez seu primeiro pedido: a cobertura da quadra da EMEF Coronel Tobias

Professores da rede municipal participando do curso de formação continuada, neste primeiro semestre

Curso de Novas Abordagens para o ensino de História e Geografia, com a profª Alessandra

Creche do Milênio entrou em funcionamento na segunda quinzena de março

EMEI “Professor Mário Franceschini”, no Jardim Belém – antiga “Brinquedoteca” passará por reformas emergenciais

Em andamento a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino




Voltar


Os 100 dias de Governo – Educação. Prioridade tem sido suprir a demanda de vagas nas creches muni


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados