Museu Municipal comemora os 114 anos do humorista “Nhô Totico”

Museu Municipal comemora os 114 anos do humorista “Nhô Totico”

Webmaster 05/05/2017 - 18:00
Vital Fernandes da Silva, mais conhecido como Nhô Totico, o maior humorista da Era de Ouro do Rádio Brasileiro terá acervo divulgado em redes sociais


Dia 10 de maio de 1903 nascia na cidade de Descalvado Vital Fernandes da Silva, o Nhô Totico. Ele foi o criador da “Escolinha de Dona Olinda”, programa de rádio que deu origem a “Escolinha do Professor Raimundo” imortalizado na TV pelo humorista Chico Anysio.

Entre os dias 08 e 12 de maio, o Museu Público Municipal de Descalvado disponibilizará vários materiais do humorista nas redes sociais. O internauta terá acesso fácil e rápido a vídeos documentários, programas de TV, notícias e áudios do radialista.

Uma das postagens previstas será o documentário Nhô Totico, Risos e Tipos produzido por Luiz Gustavo Rizzo, Erica Paula Nascimento, Mariana Lemes e Tamires Marchi Bunhola, do curso de jornalismo do Centro Universitário de Araraquara. Após assistirem ao vídeo, os internautas poderão dar testemunho de alguma história interessante de sua relação com o rádio. Os melhores relatos serão premiados com um exemplar do livro Nhô Totico, o Rei do Riso de Paulo Fernandes.

De acordo com a direção do Museu a intenção é promover o acervo de Nhô Totico, que está sob sua guarda, e tornar a história do radialista mais conhecida entre os descalvadenses e aqueles interessados na História do Rádio no Brasil.

Nhô Totico e seu acervo
O humorista fez muito sucesso entre os anos 1930 e 1940, antes do surgimento da televisão. Ele era criador e intérprete de vários personagens, atuava de improviso e ao vivo. Seu programa mais famoso foi “Escola de Dona Olinda”, onde imortalizou os tipos do caipira, dos imigrantes e migrantes que povoavam as ruas de São Paulo na época.

Todo o acervo pessoal de Nhô Totico encontra-se sob a guarda do Museu Público Municipal de Descalvado após ser cedido pela ADELACE - Academia Descalvadense de Letras, Artes, Ciências e Educação em 2012.

O material está à disposição daqueles que quiserem conhecer um pouco mais da história de Nhô Totico e do Rádio.

Logo do Facebook Deixe seu comentário