Descalvado, 17 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Descalvado participa de evento estadual no combate à Sífilis

06/05/2017

Os dados apontam que os números de infectos só aumentam e que as ferramentas do Governo são insuficientes para um levantamento real para a cura



Representantes da Saúde Municipal de Descalvado participaram da 2ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis, em São Paulo, onde foram tratados assuntos sobre a Sífilis Congênita. O evento é uma continuidade das atividades lançadas no ano passado pela Comissão Intergestora Bipartite do Estado. O Tema do evento foi “Juntos Podemos Mudar esta Realidade” e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, David Everson Uip.

A Saúde de Descalvado foi representada pela chefe da Vigilância Epidemiológica, Lourdes Cordeiro Santana e pela coordenadora da rede de atenção básica, a enfermeira Viviane Cavalcante Pizetta.

A situação epidemiológica em crianças e gestantes no Estado, com relação à doença aponta números triplicados de 2010 para cá, pois o número de parceiros em atividades sexuais dificulta o tratamento.

Na assistência pré-natal para o combate à Sífilis foi incluído o teste rápido, melhorando a assistência aos pacientes. A medicação disponibilizada na rede é considerada resolutiva, mas a questão é que os pacientes não tomam as doses certas, prejudicando a cura.

Durante o evento foi apresentado ser inadmissíveis que em municípios de pequeno porte não se consiga fazer a captação das gestantes para a detecção da portabilidade da doença antes das 12 semanas de gestação.

Doença milenar nos dias de hoje
A Sífilis é uma doença milenar que está em alta nos últimos anos. A gestão de cada município tem que colocar metas e objetivos para atingir os indicadores, pois preconiza-se que na gestação não tenha nascidos com a doença e infelizmente a realidade está longe de ser atingida.

O Estado de São Paulo está entre os maiores indicadores de notificação de casos de Sífilis. “Temos que integrar o médico da atenção básica no cuidado em seu território, fazendo vínculo com a população a agindo precocemente nas notificações e cuidados”, explica o secretário de Descalvado, Wander Bonelli.

As ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelo governo para a mensuração e controle dos dados não são suficientes para o fornecimento de relatórios, sendo assim difícil o acesso aos dados necessários para uma atualização real, pois os dados que constam no sistema ainda são de 2105.

A semana de combate à Sífilis foi encerrada frisando a importância dos gestores terem um olhar voltado para a divulgação dos cuidados que se deve ter com as doenças sexualmente transmissíveis [DST] e do setor de Vigilância Epidemiológica notificarem e cuidarem desses tipos de doenças de forma preventiva.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados