Descalvado participa de evento estadual no combate à Sífilis

Descalvado participa de evento estadual no combate à Sífilis

Webmaster 05/05/2017 - 18:30
Os dados apontam que os números de infectos só aumentam e que as ferramentas do Governo são insuficientes para um levantamento real para a cura



Representantes da Saúde Municipal de Descalvado participaram da 2ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis, em São Paulo, onde foram tratados assuntos sobre a Sífilis Congênita. O evento é uma continuidade das atividades lançadas no ano passado pela Comissão Intergestora Bipartite do Estado. O Tema do evento foi “Juntos Podemos Mudar esta Realidade” e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, David Everson Uip.

A Saúde de Descalvado foi representada pela chefe da Vigilância Epidemiológica, Lourdes Cordeiro Santana e pela coordenadora da rede de atenção básica, a enfermeira Viviane Cavalcante Pizetta.

A situação epidemiológica em crianças e gestantes no Estado, com relação à doença aponta números triplicados de 2010 para cá, pois o número de parceiros em atividades sexuais dificulta o tratamento.

Na assistência pré-natal para o combate à Sífilis foi incluído o teste rápido, melhorando a assistência aos pacientes. A medicação disponibilizada na rede é considerada resolutiva, mas a questão é que os pacientes não tomam as doses certas, prejudicando a cura.

Durante o evento foi apresentado ser inadmissíveis que em municípios de pequeno porte não se consiga fazer a captação das gestantes para a detecção da portabilidade da doença antes das 12 semanas de gestação.

Doença milenar nos dias de hoje
A Sífilis é uma doença milenar que está em alta nos últimos anos. A gestão de cada município tem que colocar metas e objetivos para atingir os indicadores, pois preconiza-se que na gestação não tenha nascidos com a doença e infelizmente a realidade está longe de ser atingida.

O Estado de São Paulo está entre os maiores indicadores de notificação de casos de Sífilis. “Temos que integrar o médico da atenção básica no cuidado em seu território, fazendo vínculo com a população a agindo precocemente nas notificações e cuidados”, explica o secretário de Descalvado, Wander Bonelli.

As ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelo governo para a mensuração e controle dos dados não são suficientes para o fornecimento de relatórios, sendo assim difícil o acesso aos dados necessários para uma atualização real, pois os dados que constam no sistema ainda são de 2105.

A semana de combate à Sífilis foi encerrada frisando a importância dos gestores terem um olhar voltado para a divulgação dos cuidados que se deve ter com as doenças sexualmente transmissíveis [DST] e do setor de Vigilância Epidemiológica notificarem e cuidarem desses tipos de doenças de forma preventiva.

Logo do Facebook Deixe seu comentário