Descalvado, 22 de Junho de 2017 Busca:   
Descalvado

Administração conclui a substituição dos 900 hidrômetros danificados

13/05/2017

Convênio com o FEHIDRO teve três etapas que para a sua conclusão falta apenas a instalação do último macromedidor, na saída de água da Rua Cel. Rafael Tobias



A SEMARH - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – concluiu esta semana a colocação e substituição dos 900 hidrômetros conseguidos através do convênio com o FEHIDRO [Fundo Estadual de Recursos Hídricos] e já entregou pedido de verbas para mais 470 novos aparelhos. O valor do convênio é de R$ 364.598,92 que inclui várias etapas do Plano de Controle e Perdas de Água durante o Abastecimento.

Segundo o secretário da pasta, Valdecir Marcolino, a implantação desse projeto é uma meta antiga que só tornou-se possível agora com a nova administração de Becão Reschini e Luiz Carlos Vianna, que dentre outras exigências, fez com que a empresa vencedora da licitação contratasse pessoas de Descalvado para fazer a substituição dos hidrômetros, dando oportunidade de emprego e renda dentro do município.

Além da aquisição dos hidrômetros o convênio contemplou três aparelhos macromedidores de vazão com fornecimento e instalação pela empresa RHS – Recursos Hídricos e Saneamento Ltda., da cidade de São Carlos, equipados com sistema de telemetria e mais a automação do sistema de monitoramento 24 horas do abastecimento da Estação de Tratamento de Água [ETA].

Vale ressaltar e esclarecer para dirimir dúvidas lançadas recentemente na sociedade quanto ao custo dos hidrômetros, que foram substituídos onde se havia a necessidade de forma gratuita para o contribuinte - que lógico, tem toda responsabilidade da conservação do aparelho – não custou mais que R$ 100,00 com conexões e instalação pagos com verbas do convênio.

O convênio com o FEHIDRO contemplou um pacote de modernização e automação para se medir com exatidão a água que entra na ETA e a que sai e pra onde é distribuída, além de normalizar a cobrança pelo consumo onde os hidrômetros estavam danificados. Marcolino considera a cobrança justa pelo consumo real da água, que é o que a troca dos hidrômetros proporcionará.

Hoje, o laboratório da ETA, vistoriado pessoalmente pelo prefeito Becão no momento da implantação da automação e sistema de telemetria, faz a analise dos dados 24 horas e em tempo real, verificando ainda possíveis vazamentos, que terão o conserto com mais rapidez.

Dos macromedidores instalados está faltando apenas um que será nas proximidades da ETA, pela Rua Cel. Rafael Tobias e com isso se encerra o Projeto de Combate às Perdas de Água durante o Abastecimento. Esta é mais uma meta concluída em tão pouco tempo.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2017 - Todos os direitos reservados