Vagner Basto cobra “educação ambiental” do Município e debate sobre a capina química

Vagner Basto cobra “educação ambiental” do Município e debate sobre a capina química

Webmaster 27/05/2017 - 00:02
Vereador pede campanhas para conscientizar a população quanto às responsabilidades com a limpeza urbana


O vereador Vagner Basto cobrou a Prefeitura. Ele quer a promoção de uma campanha de educação ambiental. O objetivo é conscientizar a população da sua responsabilidade com relação à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente.“Isso está no Código de Posturas do Município, na Seção VI, artigo 204. A população precisa compreender que pequenas atitudes como separar o lixo e manter a frente de suas residências limpas economizam dinheiro, ajudam o meio ambiente e geram melhor qualidade de vida”.

Vagner afirma que a cidade precisa oferecer ambiente com qualidade de vida. Mas também crê que a coletividade é parte desse ambiente e por isso tem que colaborar. “Vejo que tratar da separação ideal do lixo, da maneira correta do seu descarte, indicando locais apropriados para o descarte dos entulhos e até incentivar a reciclagem é uma forma de a municipalidade chegar a essa cidade limpa que todos cobram”.

Ainda sobre o tema, na indicação 49, o vereador pediu o relatório de todas as áreas pertencentes à municipalidade, para averiguar sobre a limpeza das mesmas. E na indicação 302 encaminhou anteprojeto de lei pedindo a instituição do Programa de Coleta Seletiva Ambiental nas escolas da rede.

Vereador debate a capina química
Basto usou a tribuna da Câmara na segunda [22] para debater sobre o uso da capina química no controle de plantas invasoras no ambiente urbano. Como o uso de produtos químicos na capinação é proibido na legislação municipal, o Executivo protocolou projeto de lei propondo acabar com a desautorização. No início da sessão, o engenheiro agrônomo Cristiano Scala Chiaratti fez uso da Tribuna Livre para defender a lei vigorante. O projeto 33/17 do Executivo também foi denunciado à Promotoria de Justiça que pediu ao prefeito Becão Reschini pela sua retirada.

Vagner Basto esclareceu que para ele, capina química é uso de reagentes com composição química, e não agrotóxicos especificamente.

Consulta popular
Por causa do impasse com relação ao uso da capina química urbana, o vereador defendeu a realização de consulta popular para decidir pelo uso ou não. “Todos os poderes são independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário, e como nesse caso as opiniões divergem, seria coerente ouvir a população, pois nós, vereadores fomos eleitos para representá-los”. O vereador disse que na próxima sessão irá apresentar o uso da capina química na cidade de Americana, que foi autorizado pela ANVISA.

Logo do Facebook Deixe seu comentário