Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Qualidade da água potável de Descalvado é registrada mensalmente no SISAGUA

04/06/2017

Além de ser uma cidade abençoada pela quantidade de mananciais e não sofrer em épocas de seca, a água que chega à população é uma das melhores da região


A água utilizada para consumo humano é um bem essencial que garante saúde e qualidade de vida à população, quando distribuída em quantidade suficiente e com qualidade que atenda ao padrão de potabilidade, estabelecida na legislação vigente. Descalvado é um dos municípios que atende a contento o que é exigido pelo Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano [VIGIAGUA], realizando 11 análises de amostra de água por mês.

Para garantir os padrões de potabilidade, estabelecidos pela Portaria do Ministério da Saúde, nº 2914/2011, o Programa é estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde [SUS] e desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para o consumo humano.

Em Descalvado, a Vigilância Sanitária Municipal realiza mensalmente 09 coletas de amostras de água, do sistema de abastecimento público, para a análise bacteriológica [coliformes] e análises organolépticas [cor e turbidez] e, mais duas amostras para análise físico-químico [flúor].

Segundo o chefe da Vigilância, José Aparecido Franceschini faz muito tempo que a cidade não apresenta qualquer problema com a qualidade da água, principalmente no que tange a questão dos coliformes, e o flúor e o cloro se mantém no limite exigido, os quais são verificados juntamente com a temperatura da água, no momento da coleta das amostras.

Os dados resultantes das amostragens são cadastrados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano [SISAGUA], que tem como objetivo auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água destinada ao consumo humano, como parte integrante das ações de prevenção de agravos e de promoção da saúde, previstas no SUS.

Coleta das amostras
As amostras são coletadas pelo chefe da Vigilância, Franceschini com o auxílio da agente de Saneamento, Marinês Venâncio Castro, em pontos estratégicos que tenham longa permanência de públicos e que sejam ponta de rede.

A torneira deve jorrar água vinda diretamente do sistema de abastecimento. Os frascos com as amostras são etiquetados, colocados em caixa térmica com gelo reciclável e encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, da cidade de Ribeirão Preto.

Com o resultado dos laudos em mãos é que a Vigilância Sanitária lança os dados no Sisagua. Além das amostras coletadas pela Vigilância, os dados são complementados pelo controle da qualidade exercido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos [SEMARH]. De acordo com dados do Ministério da Saúde, Descalvado está em dia com suas obrigações e o mais importante é a qualidade da água apresentada.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados