Qualidade da água potável de Descalvado é registrada mensalmente no SISAGUA

Qualidade da água potável de Descalvado é registrada mensalmente no SISAGUA

Webmaster 04/06/2017 - 22:25
Além de ser uma cidade abençoada pela quantidade de mananciais e não sofrer em épocas de seca, a água que chega à população é uma das melhores da região


A água utilizada para consumo humano é um bem essencial que garante saúde e qualidade de vida à população, quando distribuída em quantidade suficiente e com qualidade que atenda ao padrão de potabilidade, estabelecida na legislação vigente. Descalvado é um dos municípios que atende a contento o que é exigido pelo Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano [VIGIAGUA], realizando 11 análises de amostra de água por mês.

Para garantir os padrões de potabilidade, estabelecidos pela Portaria do Ministério da Saúde, nº 2914/2011, o Programa é estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde [SUS] e desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para o consumo humano.

Em Descalvado, a Vigilância Sanitária Municipal realiza mensalmente 09 coletas de amostras de água, do sistema de abastecimento público, para a análise bacteriológica [coliformes] e análises organolépticas [cor e turbidez] e, mais duas amostras para análise físico-químico [flúor].

Segundo o chefe da Vigilância, José Aparecido Franceschini faz muito tempo que a cidade não apresenta qualquer problema com a qualidade da água, principalmente no que tange a questão dos coliformes, e o flúor e o cloro se mantém no limite exigido, os quais são verificados juntamente com a temperatura da água, no momento da coleta das amostras.

Os dados resultantes das amostragens são cadastrados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano [SISAGUA], que tem como objetivo auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água destinada ao consumo humano, como parte integrante das ações de prevenção de agravos e de promoção da saúde, previstas no SUS.

Coleta das amostras
As amostras são coletadas pelo chefe da Vigilância, Franceschini com o auxílio da agente de Saneamento, Marinês Venâncio Castro, em pontos estratégicos que tenham longa permanência de públicos e que sejam ponta de rede.

A torneira deve jorrar água vinda diretamente do sistema de abastecimento. Os frascos com as amostras são etiquetados, colocados em caixa térmica com gelo reciclável e encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, da cidade de Ribeirão Preto.

Com o resultado dos laudos em mãos é que a Vigilância Sanitária lança os dados no Sisagua. Além das amostras coletadas pela Vigilância, os dados são complementados pelo controle da qualidade exercido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos [SEMARH]. De acordo com dados do Ministério da Saúde, Descalvado está em dia com suas obrigações e o mais importante é a qualidade da água apresentada.

Logo do Facebook Deixe seu comentário