Jovens de 18 anos têm mais 14 dias para concluírem o alistamento militar

Jovens de 18 anos têm mais 14 dias para concluírem o alistamento militar

Webmaster 16/06/2017 - 20:33
Em 2016, o número de alistamento chegou a 300. A meta deste ano é que chegue aos 260. O alistamento militar termina no dia 30 de junho


A unidade da Junta de Serviço Militar de Descalvado informa aos jovens que completam 18 anos de idade neste ano, que têm até o dia 30 de junho para realizarem o alistamento militar obrigatório. Até a última terça-feira, 13, foram realizados 160 alistamentos, no ano passado 300 jovens se alistaram. Faltam 14 dias para o encerramento e a meta é que pelo menos mais 100 jovens procurem pelo serviço da Junta.

O Alistamento Militar 2017 em todo território nacional e em Descalvado teve início no dia 20 de janeiro e é obrigatório para todos os brasileiros nascidos no ano de 1999 e que neste ano completam 18 anos de idade devem procurar a Junta de Serviço Militar da sua cidade para se alistar.

Devem se alistar todo os jovens residentes no país e para aqueles que residem no exterior [por motivo de estudos, intercâmbio ou acompanhando seus familiares] deverão preencher e assinar o Requerimento de Alistamento para o Serviço Militar, disponível no Consulado-Geral do país onde se encontra.

Para realizar o alistamento militar é necessário apresentar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento, CIC, RG, Xérox Comprovante de Residência, Xérox Comprovante de Escolaridade e duas fotos 3x4 recentes.

A Junta do Serviço Militar de Descalvado se encontra instalada dentro do prédio da Prefeitura Municipal, sob a coordenação da secretária Cleide Rosana Galdino, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 10h30 e das 13 às 16h30.

As penalidades para quem não se alista
De acordo com o site da Defesa e Segurança do Brasil: “o brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar na situação de “fora do prazo”. Ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá: obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.”

E quem não se apresenta na Seleção Geral?
“O brasileiro alistado que não se apresentar durante a época de seleção de sua classe ou que, tendo-o feito, ausentar-se sem a ter completado, estará em débito com o Serviço Militar na situação de “refratário”. Nesta condição deverá retornar a Junta de Serviço Militar e realizar o pagamento da multa prevista na legislação vigente para ser encaminhado novamente à seleção geral.”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário