Descalvado, 24 de Setembro de 2017 Busca:   
Descalvado

Governo prorroga vacinação contra a gripe e amplia para pessoas de 55 a 59 anos

16/06/2017

Descalvado só falta atingir a meta de 90% para as crianças. A vacinação está sendo feita todos os dias no Centro de Saúde e programada nos bairros, até dia 23 de junho



Com a decisão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de se prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe até o próximo dia 23 de junho, Descalvado foi incluído neste cronograma e estende a aplicação da vacina para as pessoas com idade entre 55 e 59 anos, além dos grupos prioritários e específicos definidos na campanha de 2017. A vacina está sendo aplicada no Centro de Saúde ‘Dr. Vital Brasil’ e em Unidades Básicas de Saúde dos bairro em dias pré determinados.

Depois do balanço preliminar do Governo, com o encerramento da campanha nacional, com base nos dados informados pelos municípios paulistas, concluiu que o Estado de São Paulo vacinou 10,04 milhões de pessoas e não atingiu os 90% previstos em nenhum dos grupos prioritários, motivo que levou à prorrogação da campanha.

Como já anunciado na última semana, Descalvado foi um dos poucos municípios a bater quase todas as metas, deixando a desejar apenas no público infantil. A vacinação em crianças de 6 meses a menores de 5 anos chegou a 76% dos 90% previstos. Com a prorrogação da vacinação será possível atingir este número e atender as pessoas com menos de 60 anos que têm procurado pela imunização.

Nesta quarta-feira, 14, a vacinação esteve liberada na UBS do Jardim Albertina e volta na próxima quarta-feira, 21, na quinta-feira, 22, estará liberada a vacinação na UBS do Bosque do
Tamanduá; na sexta-feira, 23, na UBS do Parque Morada do Sol e todos os dias no Centro de Saúde, do centro da cidade.

“As pessoas entre 55 a 59 anos de idade, são pessoas que também tem um maior risco de a doença evoluir com complicações, como pneumonia e internação hospitalar e também com maior prevalência de doenças crônicas. O objetivo é continuarmos vacinando as pessoas que precisam mais”, esclarece a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica de Descalvado, Maria de Lourdes Cordeiro Santana.

Pais estão sendo chamados a levarem as crianças para vacinar
No balanço estadual o grupo das gestantes atingiu apenas 56%, o segundo grupo com menor cobertura é de crianças, com apenas 58,8% do público imunizado. O Governo faz um alerta para os pais ou responsáveis levarem as crianças aos postos de vacinação. A cobertura vacinal dos demais grupos está próxima da meta. Entre as puérperas [mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias], a cobertura é de 85%; em idosos, de 86,8%.

O objetivo da campanha é imunizar bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas, indígenas, profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, professores das redes públicas e privada, além dos grupos específicos contemplados com as ampliações definidas pelo Governo do Estado na campanha de 2017.

Neste ano, a vacina também foi disponibilizada para policiais civis e militares, bombeiros e profissionais que atuam na Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público Estadual [MPE], Procuradoria Geral do Estado [PGE] e Defensoria Pública. O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria da Saúde e responsável pela produção da vacina, disponibilizou 600 mil doses extras para vacinação desses novos grupos, que atuam diretamente em contato com a população.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus A/Hong Kong [H3N2] e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, órgão ligado à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2017 - Todos os direitos reservados