Governo prorroga vacinação contra a gripe e amplia para pessoas de 55 a 59 anos

Governo prorroga vacinação contra a gripe e amplia para pessoas de 55 a 59 anos

Webmaster 16/06/2017 - 20:36
Descalvado só falta atingir a meta de 90% para as crianças. A vacinação está sendo feita todos os dias no Centro de Saúde e programada nos bairros, até dia 23 de junho



Com a decisão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de se prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe até o próximo dia 23 de junho, Descalvado foi incluído neste cronograma e estende a aplicação da vacina para as pessoas com idade entre 55 e 59 anos, além dos grupos prioritários e específicos definidos na campanha de 2017. A vacina está sendo aplicada no Centro de Saúde ‘Dr. Vital Brasil’ e em Unidades Básicas de Saúde dos bairro em dias pré determinados.

Depois do balanço preliminar do Governo, com o encerramento da campanha nacional, com base nos dados informados pelos municípios paulistas, concluiu que o Estado de São Paulo vacinou 10,04 milhões de pessoas e não atingiu os 90% previstos em nenhum dos grupos prioritários, motivo que levou à prorrogação da campanha.

Como já anunciado na última semana, Descalvado foi um dos poucos municípios a bater quase todas as metas, deixando a desejar apenas no público infantil. A vacinação em crianças de 6 meses a menores de 5 anos chegou a 76% dos 90% previstos. Com a prorrogação da vacinação será possível atingir este número e atender as pessoas com menos de 60 anos que têm procurado pela imunização.

Nesta quarta-feira, 14, a vacinação esteve liberada na UBS do Jardim Albertina e volta na próxima quarta-feira, 21, na quinta-feira, 22, estará liberada a vacinação na UBS do Bosque do
Tamanduá; na sexta-feira, 23, na UBS do Parque Morada do Sol e todos os dias no Centro de Saúde, do centro da cidade.

“As pessoas entre 55 a 59 anos de idade, são pessoas que também tem um maior risco de a doença evoluir com complicações, como pneumonia e internação hospitalar e também com maior prevalência de doenças crônicas. O objetivo é continuarmos vacinando as pessoas que precisam mais”, esclarece a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica de Descalvado, Maria de Lourdes Cordeiro Santana.

Pais estão sendo chamados a levarem as crianças para vacinar
No balanço estadual o grupo das gestantes atingiu apenas 56%, o segundo grupo com menor cobertura é de crianças, com apenas 58,8% do público imunizado. O Governo faz um alerta para os pais ou responsáveis levarem as crianças aos postos de vacinação. A cobertura vacinal dos demais grupos está próxima da meta. Entre as puérperas [mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias], a cobertura é de 85%; em idosos, de 86,8%.

O objetivo da campanha é imunizar bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas, indígenas, profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, professores das redes públicas e privada, além dos grupos específicos contemplados com as ampliações definidas pelo Governo do Estado na campanha de 2017.

Neste ano, a vacina também foi disponibilizada para policiais civis e militares, bombeiros e profissionais que atuam na Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público Estadual [MPE], Procuradoria Geral do Estado [PGE] e Defensoria Pública. O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria da Saúde e responsável pela produção da vacina, disponibilizou 600 mil doses extras para vacinação desses novos grupos, que atuam diretamente em contato com a população.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus A/Hong Kong [H3N2] e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, órgão ligado à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia.

Logo do Facebook Deixe seu comentário