Descalvado, 16 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Saúde Municipal está vacinando adolescentes nas escolas contra o HPV e Meningite C

23/06/2017

Ministério da Saúde amplia a vacinação contra HPV para meninos de 11 a 15 anos. Quem não tomar a vacina nas escolas pode procurar pelo Centro de Saúde


Acompanhando o calendário do Ministério da Saúde, e este ano em parceria com o Ministério da Educação, a Saúde de Descalvado já começou a vacinação dos adolescentes contra HPV e Meningite C em todas as escolas municipais e estaduais. Este ano a idade para meninos foi ampliada de 11 até 15 anos incompletos contra o HPV e para meninas de 9 a 15 anos de idade. A imunização contra a Meningite C é destinada para adolescentes de 12 a 13 anos.

O objetivo da ampliação da idade de imunização para meninos é a de aumentar a cobertura da vacina em adolescentes do sexo masculino, pois até o ano passado o foco eram as meninas.

Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão do novo grupo equivale a 3,3 milhões de adolescentes. A meta para 2017 é vacinar 80% dos 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos e das 4,3 milhões de meninas entre 9 e 15 anos. A inclusão dos meninos contribuirá para o aumento da proteção das meninas.

“Nós temos que cuidar da imunização das nossas crianças, porque as estatísticas e estudos internacionais demonstram que, de fato, a vacina ajuda a reduzir os casos de câncer [genital] nessas pessoas imunizadas. Então, é mobilizar a sociedade e imunizar as pessoas”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A nova oferta também incluirá a cobertura de homens e mulheres transplantados e pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia. A medida também inclui cerca de 200 mil crianças e jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos vivendo com HIV/AIDS.
Desde 2014, foram imunizadas 5,3 milhões de meninas de 9 a 15 anos com as duas doses da vacina contra o vírus HPV. Esse total corresponde a 45,1% do total dessa faixa etária.

Com relação à imunização contra a Meningite C, o Governo explica que que os adolescentes foram incluídos no grupo prioritário por poder haver uma diminuição da proteção contra a doença com o passar dos anos, após a imunização feita na infância.

Programação em Descalvado
Na sexta-feira, 23, a vacinação dos adolescentes foi na EMEF Prof. Francisco Fernando Faria da Cunha [Jardim do Lago]. Na próxima segunda-feira, 26, a vacinação contra o HPV e a Meningite C será realizada na EMEF Padre Orestes Ladeira no dia 28, quarta-feira e no dia 29, quinta-feira, será na EMEF. Profa. Maria Sylvia Traldi De Marco [Bairro Morumbi]. Nos dias 03 e 04 de julho, a vacinação será para os alunos da escola do CAIC, no Bairro Parque Morada do Sol.

Em parceria com a Educação do Município, os pais dos alunos foram informados para enviarem as cadernetas de vacinação e quem não for vacinado nas escolas poderá procurar pela vacina contra o HPV e a Meningite C, no Centro de Saúde “Dr. Vital Brasil” [centro da cidade], mediante apresentação da caderneta de vacinação e o cartão dos SUS [Sistema Único de Saúde].

Segundo a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica de Descalvado, Lourdes Santana, devido a aproximação das férias de julho, em agosto a vacinação nas escolas que não participaram até junho serão contatadas, inclusive as particulares para o aceite da vacinação in loco.

Doses
Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina de HPV, com intervalo de seis meses entre elas. No caso de pessoas com HIV, a faixa etária é mais ampla, de 9 a 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses.

Prevenção
A vacina contra o HPV contribui para redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. A imunização também previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe.

Pesquisa realizada nos Estados Unidos, onde há vacinação desde 2006, apontou redução de 88% da infecção oral por HPV. Estudo realizado com homens de 18 a 70 anos do Brasil, México e Estados Unidos, aponta que os brasileiros têm mais infecção por HPV que mexicanos e norte-americanos, com índices de 72% no Brasil, 62% no México e 61% nos Estados Unidos. A pesquisa apontou ainda que a incidência de câncer do pênis no país é três vezes maior que entre os norte-americanos.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados