Descalvado, 18 de Junho de 2018 Busca:   
Descalvado

Falha em sistema faz Royal Canin dispensar funcionários do trabalho

27/06/2017

Ataque cibernético feito por hackers paralisa diversas multinacionais por todo o mundo


Uma falha nos sistemas da multinacional Royal Canin fez com que a empresa dispensasse seus funcionários do trabalho apenas nesta terça-feira, 27, porém, segundo a assessoria de comunicação da empresa, as falhas já estão sendo corrigidas e a produção da empresa não foi afetada, e a partir e amanhã o trabalho e a produção seguirá o rítmo normal.

A assessoria de comunicação não confirmou se o motivo da falha nos sistemas está relacionado com o ataque cibernético ocorrido nesta terça-feira em todo o mundo.

O ciberataque no mundo
Uma onda de ataques cibernéticos semelhante à lançada com o vírus WannaCry atingiu nesta terça-feira [27] grandes empresas e estruturas governamentais na Ucrânia e na Rússia, e se espalha pelo mundo.

Depois de abalar empresas ucranianas e o grupo petrolífero russo Rosneft, o ataque afetava a companhia de transporte marítimo dinamarquesa Maersk, a gigante de publicidade britânica WPP e o fabricante francês Saint-Gobain, de acordo com essas três empresas, que indicaram que seus sistemas informáticos tiveram de ser protegidos para evitar possível perda de dados.

O vírus “está se espalhando ao redor do mundo, muitos países são afetados”, advertiu no Twitter o pesquisador Costin Raiu, do laboratório russo Kaspersky.

Ainda não foi estabelecida formalmente uma ligação entre os diferentes ataques, que teriam sido simultâneos.

De acordo com informações de várias empresas, o vírus em questão faz aparecer na tela dos aparelhos afetados um pedido de US$ 300 de resgate.

Vários especialistas em segurança cibernética identificaram o vírus como “Petrwrap”, uma versão modificada do “ransonware” Petya.

Devido a este ataque, os passageiros do metrô de Kiev não podiam pagar suas passagens com cartão de crédito, os painéis do aeroporto de Kiev não funcionavam, e os bancos ucranianos precisaram paralisar alguns dos serviços oferecidos a seus clientes.

A companhia petrolífera russa Rosneft declarou ser vítima de um “poderoso ataque cibernético”, ressaltando que a produção de petróleo não havia sido interrompida.

A companhia siderúrgica Evraz também sofreu um ataque, confirmou um porta-voz à agência de notícias Ria-Novosti.

De acordo com a sociedade especializada em cibersegurança Group-IB, “cerca de 80 empresas foram atingidas” na Rússia e na Ucrânia. Entre elas, Mars, Nivea, Auchan e estruturas do governo ucraniano.

Em 12 de maio, um outro “ransonware”, “Wannacry”, afetou milhares de computadores em todo o mundo, paralisando o serviço de saúde britânico e a montadora francesa Renault. Seus autores exigiam um resgate para desbloquear os dispositivos eletrônicos contaminados.

A companhia americana de antivírus Symantec apontou o grupo de hackers Lazarus como suspeito de ter ligações com a Coreia do Norte. Pyongyang negou qualquer ligação com esse ataque em massa.

Voos atrasados

Em um comunicado, o banco central da Ucrânia informou “ter relatado aos bancos e a outros agentes do mercado financeiro um ataque informático externo hoje contra os sites dos bancos ucranianos e empresas públicas e comerciais”.

Após esses ataques, “os bancos enfrentam dificuldades para restabelecer seus serviços para os clientes”, indicou o Banco Nacional da Ucrânia [NBU].

Oschadbank indicou, em nota, “ser forçado a recorrer a serviços limitados para os seus clientes”.

O site do governo ucraniano também experimentava dificuldades na parte da tarde.

Em sua página no Facebook, o metrô de Kiev informou não ser capaz de aceitar pagamentos com cartão de crédito por causa de um “ataque cibernético”.

O site oficial e, com exceção de um, os painéis do aeroporto Borispol de Kiev “não funcionam mais”, declarou a direção do aeroporto em sua página no Facebook, acrescentando que, por essa razão, os voos podem sofrer atrasos.

Sobre a MARS
A MARS, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como PEDIGREE®, ROYAL CANIN®, WHISKAS®, EUKANUBA®, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, MASTERFOODS®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus cinco segmentos de negócio: Petcare [alimentos para animais de estimação], Chocolate, Balas e Gomas de Mascar, Alimentos, Bebidas e Simbiociência. Mais de 80 mil colaboradores de 78 países estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa: Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade, trabalhando, diariamente, para desenvolver um relacionamento mútuo com todos que se relaciona, buscando um crescimento do qual a empresa se orgulha.

Com informações Exame.com





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados