Falha em sistema faz Royal Canin dispensar funcionários do trabalho

Falha em sistema faz Royal Canin dispensar funcionários do trabalho

Webmaster 27/06/2017 - 19:50
Ataque cibernético feito por hackers paralisa diversas multinacionais por todo o mundo


Uma falha nos sistemas da multinacional Royal Canin fez com que a empresa dispensasse seus funcionários do trabalho apenas nesta terça-feira, 27, porém, segundo a assessoria de comunicação da empresa, as falhas já estão sendo corrigidas e a produção da empresa não foi afetada, e a partir e amanhã o trabalho e a produção seguirá o rítmo normal.

A assessoria de comunicação não confirmou se o motivo da falha nos sistemas está relacionado com o ataque cibernético ocorrido nesta terça-feira em todo o mundo.

O ciberataque no mundo
Uma onda de ataques cibernéticos semelhante à lançada com o vírus WannaCry atingiu nesta terça-feira [27] grandes empresas e estruturas governamentais na Ucrânia e na Rússia, e se espalha pelo mundo.

Depois de abalar empresas ucranianas e o grupo petrolífero russo Rosneft, o ataque afetava a companhia de transporte marítimo dinamarquesa Maersk, a gigante de publicidade britânica WPP e o fabricante francês Saint-Gobain, de acordo com essas três empresas, que indicaram que seus sistemas informáticos tiveram de ser protegidos para evitar possível perda de dados.

O vírus “está se espalhando ao redor do mundo, muitos países são afetados”, advertiu no Twitter o pesquisador Costin Raiu, do laboratório russo Kaspersky.

Ainda não foi estabelecida formalmente uma ligação entre os diferentes ataques, que teriam sido simultâneos.

De acordo com informações de várias empresas, o vírus em questão faz aparecer na tela dos aparelhos afetados um pedido de US$ 300 de resgate.

Vários especialistas em segurança cibernética identificaram o vírus como “Petrwrap”, uma versão modificada do “ransonware” Petya.

Devido a este ataque, os passageiros do metrô de Kiev não podiam pagar suas passagens com cartão de crédito, os painéis do aeroporto de Kiev não funcionavam, e os bancos ucranianos precisaram paralisar alguns dos serviços oferecidos a seus clientes.

A companhia petrolífera russa Rosneft declarou ser vítima de um “poderoso ataque cibernético”, ressaltando que a produção de petróleo não havia sido interrompida.

A companhia siderúrgica Evraz também sofreu um ataque, confirmou um porta-voz à agência de notícias Ria-Novosti.

De acordo com a sociedade especializada em cibersegurança Group-IB, “cerca de 80 empresas foram atingidas” na Rússia e na Ucrânia. Entre elas, Mars, Nivea, Auchan e estruturas do governo ucraniano.

Em 12 de maio, um outro “ransonware”, “Wannacry”, afetou milhares de computadores em todo o mundo, paralisando o serviço de saúde britânico e a montadora francesa Renault. Seus autores exigiam um resgate para desbloquear os dispositivos eletrônicos contaminados.

A companhia americana de antivírus Symantec apontou o grupo de hackers Lazarus como suspeito de ter ligações com a Coreia do Norte. Pyongyang negou qualquer ligação com esse ataque em massa.

Voos atrasados

Em um comunicado, o banco central da Ucrânia informou “ter relatado aos bancos e a outros agentes do mercado financeiro um ataque informático externo hoje contra os sites dos bancos ucranianos e empresas públicas e comerciais”.

Após esses ataques, “os bancos enfrentam dificuldades para restabelecer seus serviços para os clientes”, indicou o Banco Nacional da Ucrânia [NBU].

Oschadbank indicou, em nota, “ser forçado a recorrer a serviços limitados para os seus clientes”.

O site do governo ucraniano também experimentava dificuldades na parte da tarde.

Em sua página no Facebook, o metrô de Kiev informou não ser capaz de aceitar pagamentos com cartão de crédito por causa de um “ataque cibernético”.

O site oficial e, com exceção de um, os painéis do aeroporto Borispol de Kiev “não funcionam mais”, declarou a direção do aeroporto em sua página no Facebook, acrescentando que, por essa razão, os voos podem sofrer atrasos.

Sobre a MARS
A MARS, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como PEDIGREE®, ROYAL CANIN®, WHISKAS®, EUKANUBA®, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, MASTERFOODS®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus cinco segmentos de negócio: Petcare [alimentos para animais de estimação], Chocolate, Balas e Gomas de Mascar, Alimentos, Bebidas e Simbiociência. Mais de 80 mil colaboradores de 78 países estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa: Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade, trabalhando, diariamente, para desenvolver um relacionamento mútuo com todos que se relaciona, buscando um crescimento do qual a empresa se orgulha.

Com informações Exame.com

Logo do Facebook Deixe seu comentário