Descalvado, 22 de Julho de 2018 Busca:   
Câmara Municipal

Vaguinho propõe Justiça Restaurativa em Descalvado

28/06/2017

O vereador Vagner Basto [PRB] propõe ao Executivo instalar em Descalvado a prática da Justiça Restaurativa. “Consiste em um paradigma não punitivo, baseado em valores e tem como principal objetivo a reparação dos danos oriundos do delito causados à vítima, ofensor e comunidade”, explica.

Vaguinho destaca que “a Justiça Restaurativa visa reunir os principais atores do caso e tenta buscar qual a melhor solução na visão da vítima, para o mal que ela sofreu e qual a melhor solução na visão do agressor, para o mal que ele causou, de forma que ele se responsabilize e se conscientize do que fez, minimizando os prejuízos que causou à vítima”.

De acordo com ele, “o método desenvolve ações voltadas para uma justiça mais educativa do que repressiva, contribuindo em abordagens inovadoras para a disseminação do paradigma; a Justiça Restaurativa pode promover a cultura da paz, pois se utiliza de valores como respeito e perdão para reconstruir relações”.

O vereador salienta que “não é o Juiz que realiza a prática, e sim o mediador que faz o encontro entre vítima e ofensor e, eventualmente, as pessoas que as apoiam, portanto não necessariamente o mediador precisa ter formação jurídica, pode ser, por exemplo, uma assistente social”.

Lombofaixa
Vaguinho quer que a Comissão Municipal de Trânsito [COMUTRAN] instale uma lombofaixa, na Avenida Independência, próximo ao Centro Educacional SESI 205, em prol da segurança dos alunos e demais pessoas que por ali transitam.

“A Avenida Independência interliga muitos bairros à região central da cidade, além de estar próxima a escola SESI, justificando o grande fluxo de veículos nos períodos de entrada e saída dos alunos”, diz.

O vereador lembra que “a lombofaixa tem a vantagem de obrigar o motorista a reduzir a velocidade, e, também, auxilia na travessia dos pedestres oferecendo uma passagem no mesmo nível da calçada; além disso, facilita a mobilidade de pessoas com restrições físicas, cadeirantes, crianças e idosos”.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados