Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Assistência Social realiza o 1º ‘Tricocheteando’ na Praça de São Sebastião

28/06/2017

Artesãs dos núcleos comunitários e jovens assistidos passaram uma tarde descontraída, com bastante conversa e troca de aprendizagem


Em comemoração ao Dia Mundial de Tricotar na Praça [18 de junho], o Centro de Referência de Assistência Social [CRAS], em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] realizou o ‘Tricocheteando’ na Praça de São Sebastião, na tarde do último dia 21 de junho, com a participação de cerca de 50 tricoteiras e crocheteiras Descalvado.

A ação reuniu artesãs de todos os núcleos assistenciais do município e incluiu alguns jovens do Programa Ação Jovem, que acontece todas as quartas-feiras, na Casa dos Projetos, no Bairro de São Sebastião. Segundo a coordenadora do CRAS, a servidora municipal Aparecida de Fátima F. M. Paschoal, essa é a primeira vez que o Tricotar na Praça é realizado na cidade, que também teve o intuito de articular a relação do jovem com a pessoa idosa.

Os jovens presentes na ação conversaram com as artesãs, trocaram informações e se arriscaram a aprender tricô e crochê, sob o acompanhamento da professora de artesanato Edna Regina de Moraes e da psicóloga do CRAS, Madelisa Galhardo.

A primeira dama e secretária da SADS, Maria do Carmo Reschini, acompanhada da diretora da secretaria, Cilmara Luiza Batista prestigiou o encontro das artesãs com os jovens e disse que outras ações como esta, que são previstas na Proteção Social Básica, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos serão realizadas pela atual gestão.

Foi uma tarde diferente para a maioria das artesãs que são da terceira idade, tendo a descontração e a sociabilidade interagindo nos vários grupos formados pela praça para tricotar.

Todas as pessoas presentes participaram de um sorteio de prendas confeccionadas nos núcleos comunitários e receberam um delicioso lanche, com direito a chocolate quente.

Tereza Spido Moraes, de 87 anos e Maria de Lourdes Spido Lopes, de 78 anos, parceiras no tricô desde 2007, são frequentadoras assíduas da Casa dos Projetos e gostaram muito da presença da primeira dama. Numa energia contagiante e na alegria de se relacionar, Maria do Carmo perguntou à Tereza qual o segredo de se viver com alegria e disposição: “viver um dia bem o outro não, um dia com fartura e outro sem nada e assim o tempo vai passando, temos que saber controlar a situação”, respondeu. Ela é mãe de cinco filhos, com uns 30 netos e já tem até tataranetos.

Ação Jovem
O Programa Ação Jovem oferecido pela Casa dos Projetos, ligada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, atende jovens acima dos 14 anos, em situação de risco, com acompanhamento psicológico, sendo envolvidos em vários projetos de aprendizagem em horários do contraturno escolar.

No momento, os jovens incluídos no programa estão aprendendo sobre a higienização das mãos e o embelezamento das unhas, com a aplicação de esmaltes, sem uso o uso de outras ferramentas.

Os jovens participam de dinâmicas de grupos, orientações profissionais, assistem a filmes educativos e participam de jogos instrutivos.

Fotos:
[da dir. p/ esq.] Maria do Carmo com Tereza Spido, Lourdes Lopes e a profa. Edna, durante o Tricocheteando

Artesãs da Casa dos Projetos convivem um dia na Praça com a presença da primeira dama

Artesãs dos núcleos comunitários e jovens, do Ação Jovem, durante evento na Praça de São Sebastião, junto com profissionais do CRAS e Maria do Carmo

Mãe e filho que sempre participam das ações do Social
Articulação entre terceira idade e jovens assistidos




Voltar


Assistência Social realiza o 1º ‘Tricocheteando’ na Praça de São Sebastião


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados