Descalvado, 18 de Junho de 2018 Busca:   
Descalvado

Mulher de Descalvado, de 59 anos, está em estado grave pelo vírus H3n2

01/07/2017

Saúde Municipal prorrogou até o dia 07 a imunização contra a gripe para o grupo dos idosos a partir dos 50 anos de idade


A Vigilância Epidemiológica de Descalvado [Secretaria Municipal de Saúde] ampliou a vacinação contra a gripe no município para pessoas a partir de 50 anos, devido à incidência de morte na região pela mutação do vírus H1n1 para o H3n2. Campinas registrou duas mortes em pessoas idosas, uma com 87 anos e outra com 78 anos. Descalvado tem um caso confirmado de infecção pelo H3n2 em uma mulher de 59 anos que não tomou a vacina contra a gripe.

A campanha de vacinação foi prorrogada até o dia 07 de julho, próxima sexta-feira, para ampliar a grade de proteção contra o vírus Influenza e também ampliando a idade do grupo de risco do idosos que passa a ser a partir dos 50 anos.

O Centro de Saúde ‘Dr. Vital Brasil’ e as unidades de saúde no Jardim Albertina, Morada do Sol e Tamanduá estarão fazendo a imunização durante a semana.

O primeiro caso de infecção por H3n2 foi detectado após a realização de exames de material coletado em uma paciente de 59 anos internada no Hospital de Descalvado, com sintomas de gripe com um caso bastante agravado. A mulher é obesa e portadora de diabetes o que prejudica ainda mais o quadro. Ela está sendo tratada e acompanhada por um médico infectologista da rede pública com atenção da Secretaria de Saúde.

A mulher infectada deverá ser internada novamente para maior controle da doença e suas complicações, pois está com o aparelho respiratório bastante comprometido. Seus familiares, quem aceitou, foram imunizados contra o vírus, mas teve gente que não quis tomar a vacina.

A situação é preocupante, pois o inverno é propício para a contração do vírus que tem várias mutações e que causou duas mortes na cidade de Campinas [SP] – aproximadamente 180 km de distância. A vacina contra a gripe é potente contra as várias mutações do vírus Influenza A, quem tomou a vacina antes do inverno está seguro contra a contração da doença e suas complicações.

Na região próxima à Descalvado já são seis mortes por gripe H3n2. Além das duas mortes em Campinas, o município tem mais 21 casos do vírus.

Agente etiológico
A doença é causada pelos vírus Influenza, pertencente à família Orthomyxoviridae, com genoma de RNA segmentado. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina [HA ou H] e neuraminidase [NA ou N].
A proteína H está associada ao reconhecimento e infecção das células do trato respiratório, onde o vírus se multiplica; enquanto a proteína N está envolvida na liberação das partículas virais da superfície das células infectadas. Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A[H1N1] e A[H3N2] circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A[H5N1] e A[H7N9].





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados