Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Prefeitura começa a operar o novo transbordo licenciado pela CETESB

03/07/2017

Local está preparado para receber até 60 toneladas de lixo doméstico por dia. Dentro de 180 dias o setor de Obras Municipal deverá providenciar a cobertura


Graças ao empenho da administração Becão Reschini e Luiz Carlos Vianna, com o apoio dos vereadores, Descalvado começou a operar esta semana a nova área de transbordo de resíduos sólidos domiciliares [lixo doméstico] em área devidamente licenciada pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, através dos esforços das Secretarias de Obras e SEMARH. O transbordo está instalado dentro da área reservada da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, na estrada do “Ranchão”.

Vale lembrar que a Prefeitura vem amargando com o pagamento de multas de gestões passadas pela negligência de operação em transbordo irregular. Primeiro foi instalado na antiga Cava Funda, depois transferido para a área onde seria instalada a cervejaria ‘Donna’, considerada área de proteção ambiental e, por último de forma provisória, próximo ao antigo matadouro municipal – às margens da SP-215.

Este é mais um problema crônico que está sendo resolvido pela atual administração dentro das exigências e normas técnicas da lei, dentre as quais exigiu-se a instalação de caçambas estacionárias para depósito do lixo, caixas coletoras de chorume, medidas de contenção de arraste de resíduos pela ação dos ventos, implantação de barreira vegetal em todo o perímetro da área de transbordo, higienização geral do local bem como o controle de aves, insetos, roedores e demais vetores.

Dentre as exigências também está a realização da coleta seletiva para a diminuição do lixo, através de uma triagem, que segundo o engenheiro do setor de Obras, Cláudio Fuzaro já está sendo feita, o que tem gerado grande economia no custeio do transbordo do lixo. “A nossa expectativa é de que se reduzam ainda mais esses custos”, comenta o prefeito Becão.

O novo transbordo foi construído para uma capacidade diária de 60 toneladas de lixo. A Prefeitura tem um prazo de 180 dias para providenciar a cobertura do local e a licença concedida pela CETESB é válida até 2022.

Na última terça-feira, 27, Becão esteve pessoalmente fiscalizando a execução do transbordo, acompanhado do secretário da SEMARH, Valdecir Marcolino e do engenheiro Fuzaro. Becão frisou que esse trabalho terá um acompanhamento constante de ambas as secretarias para garantir a segurança sanitária do local.

Fotos:
Becão, Marcolino e Fuzaro conferindo as caçambas estacionárias de lixo

Com o auxílio de uma máquina o lixo do caminhão é empurrado para as caçambas

Área das caçambas estacionárias
Vista da área superior do transbordo, onde os caminhões se posicionam para depositar o lixo
Fiscal Ambiental, Dario Maia, Marcolino e Becão vistoriando uma das caçambas de lixo
Prefeito e Marcolino conferindo a estrutura de desova do lixo
Cerva viva com mudas de eucalipto




Voltar


Prefeitura começa a operar o novo transbordo licenciado pela CETESB


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados