Museu aproveita as férias para uma ‘Retrospectiva João Marchetti’

Museu aproveita as férias para uma ‘Retrospectiva João Marchetti’

Webmaster 15/07/2017 - 00:29
Exposição abre no dia 20 e se encerra no dia 28 de julho. Uma grande oportunidade para conhecer um pouco do multitalento de um dos maiores artistas da cidade


Na próxima quinta-feira,20 de julho, às 19h, será inaugurada a Exposição ‘Retrospectiva João Marchetti’, no Museu Público Municipal, na antiga FEPASA. A exposição ficará disponível ao público até o dia 28 de julho. O visitante terá a oportunidade de conhecer uma pequena mostra do talento do artista descalvadense, que além de pintor de quadros, também era escultor e artesão. A exposição reunirá mais de 50 obras, entre quadros e pinturas.

Esta é uma excelente programação para as férias de julho, segundo a diretora de Educação e Cultura, profª Alessandra Paganotto, é uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho de um dos maiores artista de Descalvado.

O Museu fica aberto das 9h às 11h e das 14h às 17h, durante a semana.

‘João Marchetti’
Nascido em 14 de maio de 1935, João Marchetti, carteiro de profissão, foi um dos maiores artistas de Descalvado. Desde pequeno demonstrava seu talento para as artes e aos 19 anos pintou seus primeiros quadros. Sua temática preferida era a Descalvado Antiga, com suas paisagens rurais e a atmosfera de cidade do interior. Retratou também tipos e tradições populares.

Além de pintor, João Marchetti foi escultor e artesão, fazia entalhes em tijolos e madeiras, esculturas em vários tipos de materiais e, ainda, encadernava livros artesanalmente. Seu talento era tanto que chegou a ministrar vários cursos para disseminar sua técnica.

Marchetti morreu logo após completar 70 anos. Estima-se que tenha produzido mais de 200 obras, que foram expostas em vários eventos no Município e no Estado. A maioria delas foi adquirida por particulares e hoje se encontram espalhadas não só em Descalvado como em outras partes do Brasil e na Europa. Apenas alguns de seus trabalhos estão disponíveis à população: quatro quadros expostos na Biblioteca “Gerson Álfio de Marco” e 32 esculturas que fazem parte do acervo do Museu Público Municipal.

A Exposição Retrospectiva João Marchetti, ficará no Museu do dia 20 ao dia 28 de julho, e será uma excelente oportunidade para a população conhecer um pouco mais do trabalho desse artista.

Logo do Facebook Deixe seu comentário