"Bom de Nota, Bom de Dança" promove cultura e diversão nestas férias de julho

"Bom de Nota, Bom de Dança" promove cultura e diversão nestas férias de julho

Webmaster 22/07/2017 - 00:29
Projeto preparou uma programação especial para o mês de julho para as modalidades de danças urbanas e balé clássico


Nem mesmo as férias escolares têm diminuído a frequência dos alunos do “Bom de Nota, Bom de Dança”, do núcleo de Descalvado. O projeto preparou uma programação especial para o mês de julho e as atividades têm feito a alegria das crianças beneficiadas pela iniciativa.

O professor de danças urbanas, Éverton Eduardo da Silva, conta que as aulas deste período fogem um pouco da rotina do restante do ano letivo e, além de motivarem os alunos a permanecerem no projeto, ajudam a estreitar os laços de amizade entre as turmas e os professores.

“São atividades mais leves e divertidas, com muitas brincadeiras e conversa. E essa troca de informações é importante para o desenvolvimento do grupo. Realizamos campeonatos internos, que mostraram a evolução das crianças e ajudaram os alunos a se soltarem. Notamos que eles estão perdendo o medo e a vergonha de se expressarem. Também jogamos bola, fizemos piquenique e algumas dinâmicas. Os alunos estão se divertindo muito. E nós também”, disse o professor.

Para a turma do balé, a professora Renata Oliveira programou uma atividade que, segundo ela, repercutiu muito bem entre as crianças: ‘Brincar de Balé’. “Expliquei que existem apresentações de balé que contam histórias como uma peça de teatro, mas usando a dança, a mímica e a música. São os chamados ‘Balés de Repertório’”, relata a professora.

Depois disso, Renata escolheu um dos trabalhos mais famosos do repertório de balé, o “Balé Coppélia”, para que as crianças pudessem conhecer e encenar. “Contei a história, selecionei algumas cenas e mostrei o vídeo destes trechos escolhidos. A turma foi dividida em subgrupos para fazer a montagem livremente. A distribuição dos papéis também ficou por conta dos alunos. Munida de alguns figurinos garimpados dos meus 40 anos de dança, caracterizei as crianças, que vivenciaram a Aldeia do dr. Coppelius, Swanilda e Franz, brincaram com as bonecas do velho inventor e se deliciaram com a magia da história. Elas saíram da aula muito animadas e me disseram que nunca iriam esquecer aquele dia”, detalha Renata.

A professora afirma que a atividade trabalhou a criatividade e a expressividade de cada um, a disponibilidade artística, a desenvoltura, o espírito de equipe e o respeito pelos colegas. “Enquanto se divertem, aprendem um pouco sobre o universo fascinante do balé, descobrindo que essa arte é muito mais que a execução de movimentos bonitos e harmoniosos. Através da dança podemos nos comunicar com o público, expressar sentimentos e contar histórias”, conclui ela.

Sobre o projeto
O projeto oferece aulas de balé e danças urbanas de forma gratuita para meninos e meninas de sete a 12 anos de idade, matriculados na rede municipal de ensino de Descalvado. Recebendo os alunos em contra turno escolar, o “Bom de Nota, Bom de Dança” já atende 130 crianças e ainda existem 10 vagas disponíveis. Para se inscrever, é preciso procurar a assistente Luana Romanello, na EMEF Dirce Sartori Serpentino.

A intenção do programa é levar a dança como uma forma de cultura para dentro das escolas, integrando o aprendizado em classe com as aulas no projeto. As crianças também recebem de forma gratuita lanche após cada aula e uniforme.

As atividades no município começaram em fevereiro deste ano e fazem parte do Plano Anual do projeto, que também atende outras crianças nas cidades de Batatais, Lins e Serrana.

Recursos -As atividades do “Bom de Nota, Bom de Dança – Plano Anual” acontecem com recursos de incentivo fiscal da Usina Batatais, Usina Lins, Usina Ipiranga e Usina da Pedra. O projeto, organizado desde o início de 2017, é um plano anual via Pronac [Programa Nacional de Apoio à Cultura], com o objetivo e missão de levar e fomentar a cultura nessas cidades, em parceria com a Educação.

Logo do Facebook Deixe seu comentário