Descalvado, 13 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

"Bom de Nota, Bom de Dança" promove cultura e diversão nestas férias de julho

22/07/2017

Projeto preparou uma programação especial para o mês de julho para as modalidades de danças urbanas e balé clássico


Nem mesmo as férias escolares têm diminuído a frequência dos alunos do “Bom de Nota, Bom de Dança”, do núcleo de Descalvado. O projeto preparou uma programação especial para o mês de julho e as atividades têm feito a alegria das crianças beneficiadas pela iniciativa.

O professor de danças urbanas, Éverton Eduardo da Silva, conta que as aulas deste período fogem um pouco da rotina do restante do ano letivo e, além de motivarem os alunos a permanecerem no projeto, ajudam a estreitar os laços de amizade entre as turmas e os professores.

“São atividades mais leves e divertidas, com muitas brincadeiras e conversa. E essa troca de informações é importante para o desenvolvimento do grupo. Realizamos campeonatos internos, que mostraram a evolução das crianças e ajudaram os alunos a se soltarem. Notamos que eles estão perdendo o medo e a vergonha de se expressarem. Também jogamos bola, fizemos piquenique e algumas dinâmicas. Os alunos estão se divertindo muito. E nós também”, disse o professor.

Para a turma do balé, a professora Renata Oliveira programou uma atividade que, segundo ela, repercutiu muito bem entre as crianças: ‘Brincar de Balé’. “Expliquei que existem apresentações de balé que contam histórias como uma peça de teatro, mas usando a dança, a mímica e a música. São os chamados ‘Balés de Repertório’”, relata a professora.

Depois disso, Renata escolheu um dos trabalhos mais famosos do repertório de balé, o “Balé Coppélia”, para que as crianças pudessem conhecer e encenar. “Contei a história, selecionei algumas cenas e mostrei o vídeo destes trechos escolhidos. A turma foi dividida em subgrupos para fazer a montagem livremente. A distribuição dos papéis também ficou por conta dos alunos. Munida de alguns figurinos garimpados dos meus 40 anos de dança, caracterizei as crianças, que vivenciaram a Aldeia do dr. Coppelius, Swanilda e Franz, brincaram com as bonecas do velho inventor e se deliciaram com a magia da história. Elas saíram da aula muito animadas e me disseram que nunca iriam esquecer aquele dia”, detalha Renata.

A professora afirma que a atividade trabalhou a criatividade e a expressividade de cada um, a disponibilidade artística, a desenvoltura, o espírito de equipe e o respeito pelos colegas. “Enquanto se divertem, aprendem um pouco sobre o universo fascinante do balé, descobrindo que essa arte é muito mais que a execução de movimentos bonitos e harmoniosos. Através da dança podemos nos comunicar com o público, expressar sentimentos e contar histórias”, conclui ela.

Sobre o projeto
O projeto oferece aulas de balé e danças urbanas de forma gratuita para meninos e meninas de sete a 12 anos de idade, matriculados na rede municipal de ensino de Descalvado. Recebendo os alunos em contra turno escolar, o “Bom de Nota, Bom de Dança” já atende 130 crianças e ainda existem 10 vagas disponíveis. Para se inscrever, é preciso procurar a assistente Luana Romanello, na EMEF Dirce Sartori Serpentino.

A intenção do programa é levar a dança como uma forma de cultura para dentro das escolas, integrando o aprendizado em classe com as aulas no projeto. As crianças também recebem de forma gratuita lanche após cada aula e uniforme.

As atividades no município começaram em fevereiro deste ano e fazem parte do Plano Anual do projeto, que também atende outras crianças nas cidades de Batatais, Lins e Serrana.

Recursos -As atividades do “Bom de Nota, Bom de Dança – Plano Anual” acontecem com recursos de incentivo fiscal da Usina Batatais, Usina Lins, Usina Ipiranga e Usina da Pedra. O projeto, organizado desde o início de 2017, é um plano anual via Pronac [Programa Nacional de Apoio à Cultura], com o objetivo e missão de levar e fomentar a cultura nessas cidades, em parceria com a Educação.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados