Descalvado, 17 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Curso de Cuidador de Idoso tem seu encerramento marcado para este sábado, 29

29/07/2017

Sob o comando técnico de dr. Nunes, primeiro curso oficial de cuidador contou com vários profissionais voluntários que enriqueceram o conhecimento dos alunos


Após três meses de início do primeiro Curso de Cuidadores de Idosos, organizado pelo Conselho Municipal do Idoso [CMI], com grande apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS], participantes farão o encerramento neste sábado, 29. Das 50 vagas disponibilizadas, 45 alunos receberão a certificação de aptidão para cuidarem de idosos. O encerramento acontece nas dependências do PLIMEC – Centro Comunitário ‘Dr. Alberto Sundfeld’, no Bairro Santa Cruz.

O curso comandado pelo médico voluntário dr. Luís Nunes, ofereceu de forma gratuita aos participantes conteúdos teóricos e práticos em 12 aulas ministradas aos sábados, somando 48 horas ao total.

Vários profissionais da área da saúde doaram algumas horas de seu tempo para transmitirem aos alunos técnica e conhecimento, entre eles alguns profissionais da Secretaria Municipal de Saúde: a farmacêutica Nádia M. P. A. Veiga, que abordou as formas de administração de medicamentos, alterações farmacocinéticas em idosos, polimedicação, interação medicamentosa e outros; o médico Psiquiatra dr. Antônio Donizete Prearo abordou as peculiaridades do cuidado médico do idoso, doenças demenciais, depressão em idosos e os medicamentos.

O curso também contou a abordagem da mobilidade dos idosos, idosos acamados e prevenção de quedas, através da fisioterapeuta Fernanda Galetti; também abordou a higiene dos idosos, banho, banho de leito, feridas e medicamentos, através da enfermeira Aurea Ribeiro. A nutricionista Rita Rinaldi falou sobre a alimentação e saúde dos idosos, tipos de nutrição, a nutrição no idoso, desidratação, avaliação do estado nutricional, necessidades nutricionais, pirâmide alimentar para os idosos.

Entre outros temas os psicólogos Patrícia R. C. Corrêa e Romualdo apresentaram os aspectos psicológicos do envelhecimento e a espiritualidade na terceira idade. O bombeiro \"Neguinho\" ensinou técnicas de ressuscitação, primeiros socorros e outros temas relacionados. O fisiologista Eder, da cidade de Santa Rita do Passa Quatro trouxe o tema qualidade de vida dos idosos e fez uma palestra motivacional com exercícios específicos voltados para os idosos. As terapeutas ocupacionais Bruna Pereira Ricci Marini e Lays Cléria Batista Campos discorreram sobre o ‘envelhecimento e a qualidade de vida abordando as adequações mobiliárias às atividades de vida diária’.

Como responsável técnico pela idealização do curso, o dr. Nunes apresentou seis módulos que foram desenvolvidos ao longo das aulas: 1- introdução e conceitos; cuidados com a higiene e alimentação do idoso; anatomia, fisiologia e bioquímica; 2 - dermatologia, saúde ocular, saúde bucal e saúde auditiva; principais enfermidades e cuidados de enfermagem; 3 - cuidados específicos ao idoso, organização da casa segura; administração de medicamentos orais; 4 - comportamentos problemáticos e prevenção; agitação, raiva e agressividade; incontinência urinária; problemas de sono; resistência ao cuidador; comportamentos sexuais inapropriados; isolamento, solidão e tristeza; conduta perseverante e repetições; alucinações, suspeitas e ideias delirantes; 5 - aspectos jurídicos, estatuto do idoso e bioética e 6 - atividade física e lazer para idosos.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Flávia Teresa Moreira dos Santos desde já agradece a todos que se dedicaram a esta realização contribuindo com palestras, patrocinando o material do curso, ao dr. Nunes, ao pessoal do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, à SADS, à Secretaria de Saúde, aos funcionários do PLIMEC, aos membros do CMI, ao prefeito Becão Reschini, ao vereador Argeu, à sra. Sonia do café, ao motorista que transportou os alunos e outros que de alguma forma contribuíram para esta realização.

A presidente do CMI, Flávia, encerra os agradecimentos de idealização do curso com o Artigo 10 do Estatuto do Idoso: \" É obrigação do Estado e da Sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na constituição e nas leis”.

Quem participou do curso receberá um certificado de qualificação para atuar como cuidador de idoso de forma informal, podendo auxiliar nos cuidados de pessoas idosas da família e até mesmo ganhar uma renda extra. O resultado foi muito bom e por isso o CMI já pensa numa segunda edição do curso, que deverá chamar as pessoas que deixaram o nome na lista de espera.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados