Descalvado, 20 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Depois de 5 anos Descalvado receberá em definitivo o Programa Cidade Digital. Cidade terá pontos de acesso gratuito a internet

05/08/2017

Projeto encaminhado pelo Governo Panone e aprovado no Ministério das Comunicações, tem andamento através do Governo Becão e Vianna. Dentro de três meses alguns pontos da cidade terão sinal de internet gratuito


Em 2012, Descalvado foi um dos 80 municípios a ser contemplado pelo Ministério das Comunicações com o projeto Cidade Digital, através de um projeto encaminhado pelo governo Panone [2009-2012], quando Becão Reschini era vice-prefeito e agora como prefeito, assim como tem feito com vários projetos que estavam parados buscou agilizar mais esse. Na tarde de quinta-feira, 03, representante da empresa Petcom – Eletrônica e Telecomunicações foi recebido por Becão e Luiz Carlos Vianna que anunciou o início da implantação da fibra ótica no município.

O projeto tem como objetivo a modernização da gestão municipal, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e o desenvolvimento local, viabilizando a conexão entre os órgãos públicos com a instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico, capacitação de pessoal local e o fornecimento de aplicativos nas áreas de gestão financeira, tributária, de saúde e educação.

Em síntese, os vários setores da administração pública farão uma grande economia no custeio do sistema de telefonia e internet e a população terá acesso gratuito à internet em alguns pontos da cidade, como praças, unidades de saúde, rodoviária e escolas. Por hora, o projeto inicial aprovado para Descalvado contempla a liberação do sinal para a Praça Deolindo Zafalon - no Jardim Belém, na Praça da Matriz – centro, e Parque Linear da FEPASA – Vila Melki.

Vale ressaltar que esse projeto também teve grande empenho da Câmara de Vereadores, que lá em 2009, tendo Luiz Carlos Vianna como presidente da Câmara, foi o autor da Lei Municipal 2990, que autorizava a inclusão digital no município, através do Programa Cidade Digital. Para Becão e Vianna a chegada de fato do Cidade Digital significa a colheita de bons frutos plantados no passado, que demorou mas chegou e é uma grande honra de se concluir o que começaram.

A Petcom trará sua equipe de trabalho na próxima semana que se instalará na cidade até a conclusão de implantação de toda parte de cabeamento, tubulações específicas, equipamentos de proteção e os softwares necessários. A previsão é de que o sinal esteja operando dentro de três meses, com a devida liberação da vistoria técnica do Ministério das Comunicações.

Na época do envio do projeto ao Governo Federal, entre os critérios de seleção das cidades contempladas se destacavam a capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede, bem como o índice da receita corrente per capita da cidade, a disponibilidade de equipe de servidores públicos para treinamento, infraestrutura local, possibilidades de estabelecimento de parcerias para manutenção e operação do projeto, e a densidade domiciliar de acesso à banda larga.

A Petcom recentemente concluiu a implantação do Cidade Digital no município de Maricá, no Rio de Janeiro e está executando obras em mais 23 municípios do Estado, neste momento, como por exemplo Ibaté.

O primeiro município no Estado a implantar o Cidade Digital foi Socorro. Sua atual administração pública garante ter economizado 50% dos custos com internet, além de melhorar a comunicação com suas comunidades rurais e a agilidade na troca de informações entre os setores públicos.

Futuro
Becão e Vianna já vislumbram num futuro próximo, a ampliação da rede de fibra ótica com recursos próprios da administração para atender todos os bairros da cidade, dando o direito a todos de usufruir deste importante avanço tecnológico.

O primeiro ponto a ser ampliado para o acesso gratuito à internet será a Praça São Benedito, que hoje recebe a Feira Legal duas vezes na semana, o encontro de idosos diariamente, com grande frequência popular e vários comércios à sua volta.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados