Depois de 5 anos Descalvado receberá em definitivo o Programa Cidade Digital. Cidade terá

Depois de 5 anos Descalvado receberá em definitivo o Programa Cidade Digital. Cidade terá pontos de acesso gratuito a internet

Webmaster 05/08/2017 - 00:21
Projeto encaminhado pelo Governo Panone e aprovado no Ministério das Comunicações, tem andamento através do Governo Becão e Vianna. Dentro de três meses alguns pontos da cidade terão sinal de internet gratuito


Em 2012, Descalvado foi um dos 80 municípios a ser contemplado pelo Ministério das Comunicações com o projeto Cidade Digital, através de um projeto encaminhado pelo governo Panone [2009-2012], quando Becão Reschini era vice-prefeito e agora como prefeito, assim como tem feito com vários projetos que estavam parados buscou agilizar mais esse. Na tarde de quinta-feira, 03, representante da empresa Petcom – Eletrônica e Telecomunicações foi recebido por Becão e Luiz Carlos Vianna que anunciou o início da implantação da fibra ótica no município.

O projeto tem como objetivo a modernização da gestão municipal, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e o desenvolvimento local, viabilizando a conexão entre os órgãos públicos com a instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico, capacitação de pessoal local e o fornecimento de aplicativos nas áreas de gestão financeira, tributária, de saúde e educação.

Em síntese, os vários setores da administração pública farão uma grande economia no custeio do sistema de telefonia e internet e a população terá acesso gratuito à internet em alguns pontos da cidade, como praças, unidades de saúde, rodoviária e escolas. Por hora, o projeto inicial aprovado para Descalvado contempla a liberação do sinal para a Praça Deolindo Zafalon - no Jardim Belém, na Praça da Matriz – centro, e Parque Linear da FEPASA – Vila Melki.

Vale ressaltar que esse projeto também teve grande empenho da Câmara de Vereadores, que lá em 2009, tendo Luiz Carlos Vianna como presidente da Câmara, foi o autor da Lei Municipal 2990, que autorizava a inclusão digital no município, através do Programa Cidade Digital. Para Becão e Vianna a chegada de fato do Cidade Digital significa a colheita de bons frutos plantados no passado, que demorou mas chegou e é uma grande honra de se concluir o que começaram.

A Petcom trará sua equipe de trabalho na próxima semana que se instalará na cidade até a conclusão de implantação de toda parte de cabeamento, tubulações específicas, equipamentos de proteção e os softwares necessários. A previsão é de que o sinal esteja operando dentro de três meses, com a devida liberação da vistoria técnica do Ministério das Comunicações.

Na época do envio do projeto ao Governo Federal, entre os critérios de seleção das cidades contempladas se destacavam a capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede, bem como o índice da receita corrente per capita da cidade, a disponibilidade de equipe de servidores públicos para treinamento, infraestrutura local, possibilidades de estabelecimento de parcerias para manutenção e operação do projeto, e a densidade domiciliar de acesso à banda larga.

A Petcom recentemente concluiu a implantação do Cidade Digital no município de Maricá, no Rio de Janeiro e está executando obras em mais 23 municípios do Estado, neste momento, como por exemplo Ibaté.

O primeiro município no Estado a implantar o Cidade Digital foi Socorro. Sua atual administração pública garante ter economizado 50% dos custos com internet, além de melhorar a comunicação com suas comunidades rurais e a agilidade na troca de informações entre os setores públicos.

Futuro
Becão e Vianna já vislumbram num futuro próximo, a ampliação da rede de fibra ótica com recursos próprios da administração para atender todos os bairros da cidade, dando o direito a todos de usufruir deste importante avanço tecnológico.

O primeiro ponto a ser ampliado para o acesso gratuito à internet será a Praça São Benedito, que hoje recebe a Feira Legal duas vezes na semana, o encontro de idosos diariamente, com grande frequência popular e vários comércios à sua volta.

Logo do Facebook Deixe seu comentário