Daniel propõe criação de fundo de proteção animal

Daniel propõe criação de fundo de proteção animal

Webmaster 05/08/2017 - 00:55
Por meio de anteprojeto de lei encaminhado ao Executivo, o vereador Daniel Bertini [PMN] propõe a criação do fundo municipal de proteção e bem-estar animal. “Os animais, além de serem uma questão humanitária, são temas de alta relevância, de saúde pública e meio ambiente”, justifica.

Daniel cita que a Constituição brasileira estabelece que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo.

‘Cãodomínio’
O vereador encaminhou indicação solicitando estudos sobre a possibilidade de disponibilizar em espaços públicos casas para cães denominadas ‘cãodomínios’. Ele explica tratar-se de abrigos adaptados em tubulações de concreto.

“É uma forma de oferecer um local digno para os animais em situação de rua, tendo em vista que o canil municipal não tem condições de abrigar mais animais, pois está superlotado, além de não receber repasse suficiente para sua manutenção”, afirma.

O ‘cãodominio’, segundo Daniel, “pode conter diversos tipos de casinhas para os animais, principalmente as manilha de concreto, que tem mais durabilidade e não podem ser depredadas facilmente”.

Daniel diz que “poderia ser feita parceria com empresas locais para que coloquem algum tipo de propaganda nas casinhas e, em contrapartida, auxiliando na aquisição das mesmas”.

Para o vereador, “seria interessante que as residências fossem pintadas, podendo ser feito convite para escolas ou artistas que poderiam contribui, auxiliando na cooperação da comunidade para sua preservação”.

Controle Populacional
Por fim, Daniel quer que os agentes comunitários de saúde, quando em visitas, questionem a população sobre os animais de domésticos, colhendo informações para que dessa forma haja controle populacional e levantamento sanitário animal dos domicílios.

Na opinião dele, a iniciativa tem por objetivo aproveitar o trabalho do agente, que faz a ponte entre a população em situação de vulnerabilidade social com os serviços do Município.

“Os munícipes, ao verem a atitude do Poder Executivo, podem se sensibilizar e assumir a responsabilidade pelos animais que ficam nas ruas, vacinando e cuidando dos mesmos”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário