Descalvado, 19 de Novembro de 2018 Busca:   
Câmara Municipal

Ricci quer criação de Escola de Artes da Terceira Idade

05/08/2017

O vereador Sebastião José Ricci [PP] encaminhou anteprojeto de lei ao Executivo propondo a criação da Escola de Artes da Terceira Idade. “Descalvado apresenta uma grande percentagem de população idosa, que poderá ser beneficiada grandiosamente com a instituição de cursos artísticos”, justifica.

Ricci observa que diversas cidades do País estão implantando a “Arte Terapia” para a população idosa a fim de oferecer momentos de descontração e relaxamento, valorização e apoio, sem focar as dificuldades próprias da idade, como disfunções físicas, perdas, dores e solidão.

Para ele, “a arte é um importante trabalho educativo, uma vez que procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única à formação de artistas”.

No curso, explica, “são propostas oficinas de arte que auxiliam o idoso a desenvolver ou reavivar habilidades, exercitar a memória, a observação e concentração, o que propicia a autopercepção, de forma que possa constatar os recursos próprios, podendo melhorar a autoestima”.

“No processo de criação, o artista pesquisa a sua própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho, ou seja, ele se reeduca”, frisa.

Cartão Reforma
Ricci indica ao Executivo que determine local, data e horário para inscrição dos cadastros de famílias descalvadenses interessadas em participar do Programa “Cartão Reforma”, do Governo Federal, que deverá começar em setembro de 2017.

“O programa repassa um crédito da União para famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil para realizar reformas nas suas residências, adquirindo materiais de construção em lojas credenciadas”, pontua.

“Os beneficiários terão um crédito variável, que vai de R$ 2mil a 9 mil. O governo federal planeja beneficiar 100 mil famílias como forma de concessão de subvenção econômica, ou seja, não será preciso pagar o valor, pois não se trata de um empréstimo”, conclui.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados