Descalvado, 22 de Outubro de 2017 Busca:   
Descalvado

Professora do núcleo "Bom de Nota, Bom de Dança" de Descalvado participa de Seminário de Dança de Joinville

12/08/2017

Renata Oliveira, professora de balé do núcleo Descalvado do “Bom de Nota, Bom de Dança”, esteve em Santa Catarina, nos dias 26 e 27 de julho, para participar do XI Seminário de Dança de Joinville, que neste ano teve o tema “1, 2, 3 e já! A criança pinta, borda e dança”. O evento faz parte da programação didática do Festival de Dança da cidade, que é considerado o mais importante do País e, desde 2005, é citado no Guinness Book como o maior festival de dança do mundo.

A professora explica que o seminário abordou dois eixos temáticos. Um deles tratou da “Dança com Crianças”, que tinha a proposta de discutir o ensino/prática da dança para crianças em diversos estilos, como balé clássico, danças populares, dança contemporânea e danças urbanas. O objetivo foi perpassar pelas diferentes práticas que possibilitam a convivência e a criação em dança, considerando os lugares potenciais do brincar e do fazer de conta própria da criança. E, ainda, pensar a dança para as crianças de hoje, que desde cedo têm largo acesso à tecnologia e a dispositivos móveis. O debate também teve o intuito de reconhecer benefícios motores, afetivos, cognitivos e sociais relacionados à prática da dança na infância.

Outro eixo discutiu a “Dança para crianças”, que se atentou à criação em dança voltada ao público infantil, posto o crescimento significativo da produção profissional de espetáculos para crianças nos últimos 15 anos no Brasil. As publicações literárias sobre dança voltadas ao público infantil também entraram na conversa.

“Participei de palestras e ouvi depoimentos de excelentes profissionais, que, generosamente, dividiram com o público presente suas experiências e debateram ações e resultados de trabalhos para a dança com as crianças”, ressalta Renata.

A professora destacou alguns momentos da vivência. “Durante o evento, também tivemos a oportunidade de apreciar o trabalho da Cia. Tugudum, com o espetáculo ‘A Bola e a Boneca’, as vídeo palestras da ‘Cia Druw’ e da ‘Balangandança Cia. de dança contemporânea para crianças’, além de depoimentos de mais alguns projetos voltados ao tema dança para crianças. Outra atividade também importante para o futuro da dança foi a apresentação de vários trabalhos acadêmicos desenvolvidos sobre essa temática”, avalia.

Renata conta que já esteve em outras edições do Festival de Dança de Joinville, mas afirma que neste ano, devido ao tema envolvendo dança e infância, a magia teve um sabor especial e a experiência se tornou mais doce, leve e alegre. “Participar do Seminário foi de extrema importância para aprimorar meu trabalho com as crianças do projeto ‘Bom de Nota, Bom de Dança’ e buscar novos caminhos para conduzi-las pelas inúmeras possibilidades que essa arte oferece”, conclui.

Sobre o projeto
O projeto oferece aulas de balé e danças urbanas de forma gratuita para meninos e meninas de sete a 12 anos de idade, matriculados na rede municipal de ensino de Descalvado. Recebendo os alunos em contra turno escolar, o “Bom de Nota, Bom de Dança” já atende 130 crianças e ainda existem 10 vagas disponíveis. Para se inscrever, é preciso procurar a assistente Luana Romanello, na EMEF Dirce Sartori Serpentino.

A intenção do programa é levar a dança como uma forma de cultura para dentro das escolas, integrando o aprendizado em classe com as aulas no projeto. As crianças também recebem de forma gratuita lanche após cada aula e uniforme.

As atividades no município começaram em fevereiro deste ano e fazem parte do Plano Anual do projeto, que também atende outras crianças nas cidades de Batatais, Lins e Serrana.

As atividades do “Bom de Nota, Bom de Dança – Plano Anual” acontecem com recursos de incentivo fiscal da Usina Batatais, Usina Lins, Usina Ipiranga e Usina da Pedra. O projeto, organizado desde o início de 2017, é um plano anual via Pronac [Programa Nacional de Apoio à Cultura], com o objetivo e missão de levar e fomentar a cultura nessas cidades, em parceria com a educação.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2017 - Todos os direitos reservados