CODIM intensifica a detecção de casos de violência e abusos contra a mulher

CODIM intensifica a detecção de casos de violência e abusos contra a mulher

Webmaster 19/08/2017 - 15:00
Desde o mês de julho, as reuniões do Conselho conta com a participação de uma policial militar feminina para transmitir as estatísticas


Criado em 06 de setembro de 2005, pela Lei Municipal 2.548, de autoria do ex-vereador Edevaldo Benedito Guilherme Neves, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher [CODIM] desenha um plano de ação para intensificar a detecção dos casos de violência contra a mulher em Descalvado. Está havendo apoio das Polícias, do Ministério Público e da administração municipal.

O CODIM é um órgão deliberativo e fiscalizador, de atuação colegiada, vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS], com a finalidade de planejar, elaborar e implementar diretrizes e programas para garantir a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

O Conselho assegura à população feminina a promoção da cidadania e a eliminação de todas as formas de discriminação, principalmente a violência contra a mulher, seja física, psicológica ou intelectual. Com uma presidente atuante, Eurides Penha Silva Camargo, a qual figura como membro do conselho desde 2009, também o integra mais 05 titulares, como pessoas da sociedade civil e 06 titulares do governo municipal.

Este ano a equipe do Conselho arregaçou as mangas e começou um trabalho ‘formiguinha’ para detectar as formas de violência nas famílias de Descalvado, sem invadir a privacidade das pessoas. Esse trabalho tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, para que as Unidades Básicas de atendimento repassem os casos ao Conselho, bem como os atendimentos realizados pela Santa Casa.

No mês de julho o comando da Polícia Militar cedeu uma policial feminina para participar das reuniões, para apresentar dados estatísticos atendidos pela corporação e foram criadas 04 subcomissões dentro do Conselho: 1-de Análise e Estatística, 2-de Projetos e Eventos, 3-para Assuntos Externos e, 4-de Acolhimento.

Entre várias ações planejadas, houve um contato com a Universidade Brasil para que ceda sua estrutura física para capacitação e palestras sobre o combate à violência contra a mulher; a Promotoria Pública também prestará apoio nesta prevenção chamando profissionais para transmitirem conhecimentos aos membros do CODIM e, a Polícia Civil, através do novo delegado, dr. Alexandre da Silva Leonardo, estará preparada para prestar atendimento às vítimas, incentivando as mulheres a denunciarem os abusos e a violência.

Logo do Facebook Deixe seu comentário