Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

CODIM intensifica a detecção de casos de violência e abusos contra a mulher

19/08/2017

Desde o mês de julho, as reuniões do Conselho conta com a participação de uma policial militar feminina para transmitir as estatísticas


Criado em 06 de setembro de 2005, pela Lei Municipal 2.548, de autoria do ex-vereador Edevaldo Benedito Guilherme Neves, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher [CODIM] desenha um plano de ação para intensificar a detecção dos casos de violência contra a mulher em Descalvado. Está havendo apoio das Polícias, do Ministério Público e da administração municipal.

O CODIM é um órgão deliberativo e fiscalizador, de atuação colegiada, vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS], com a finalidade de planejar, elaborar e implementar diretrizes e programas para garantir a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

O Conselho assegura à população feminina a promoção da cidadania e a eliminação de todas as formas de discriminação, principalmente a violência contra a mulher, seja física, psicológica ou intelectual. Com uma presidente atuante, Eurides Penha Silva Camargo, a qual figura como membro do conselho desde 2009, também o integra mais 05 titulares, como pessoas da sociedade civil e 06 titulares do governo municipal.

Este ano a equipe do Conselho arregaçou as mangas e começou um trabalho ‘formiguinha’ para detectar as formas de violência nas famílias de Descalvado, sem invadir a privacidade das pessoas. Esse trabalho tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, para que as Unidades Básicas de atendimento repassem os casos ao Conselho, bem como os atendimentos realizados pela Santa Casa.

No mês de julho o comando da Polícia Militar cedeu uma policial feminina para participar das reuniões, para apresentar dados estatísticos atendidos pela corporação e foram criadas 04 subcomissões dentro do Conselho: 1-de Análise e Estatística, 2-de Projetos e Eventos, 3-para Assuntos Externos e, 4-de Acolhimento.

Entre várias ações planejadas, houve um contato com a Universidade Brasil para que ceda sua estrutura física para capacitação e palestras sobre o combate à violência contra a mulher; a Promotoria Pública também prestará apoio nesta prevenção chamando profissionais para transmitirem conhecimentos aos membros do CODIM e, a Polícia Civil, através do novo delegado, dr. Alexandre da Silva Leonardo, estará preparada para prestar atendimento às vítimas, incentivando as mulheres a denunciarem os abusos e a violência.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados