Descalvado, 20 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Professora inclui viagens temáticas no conteúdo programático do Ensino Fundamental

19/08/2017

Experiência em levar alunos em viagens começou no Magistério replicando atividade desenvolvida pela mãe, que é professora aposentada



Vários professores têm inovado a forma de aprendizado incluindo atividades de lazer e artesanato como conteúdo programático para o Ensino Fundamental. A professora Maria José Casati de Oliveira, conhecida como ‘Zezé’, da EMEF Coronel Tobias e EMEI Paulo Roberto Jordão inclui viagens temáticas para seus alunos onde possa trabalhar os animais, tipos, habitat e alimentação. A próxima viagem será em 7 de dezembro para o Parque do Gorilão, no Novo Shopping em Ribeirão Preto.

Professora há 30 anos e filha de professora aposentada - Maria Célia, que foi quem inspirou Zezé a incluir as viagens como atividades para seus alunos, disse que adorava viajar junto com a mãe e seus alunos.

Ela trabalha o tema primeiramente em sala de aula, usando dos recursos de vídeos na lousa digital, tem trabalhado bastante sobre os dinossauros, e depois agenda uma viagem para locais onde o que os alunos aprenderam em sala de aula possam vivenciar pessoalmente.

As viagens são trabalhadas e organizadas junto com a direção e coordenação da Escola e com os professores e é dado a oportunidade dos pais viajarem junto com os filhos. “Acredito na importância da união escola e família para o melhor do aluno. Por isso nas minhas viagens sempre levo pais, avós, irmãos, isso ajuda na união, na convivência”, explica a professora.

Desde que é professora no Cel Tobias tem levado os alunos para essas viagens, sempre no final do ano. Desde que começou a dar aulas para as crianças Zezé realizou excursões para Rio Claro [Museu do Café e passeio de trem]; Walter World Park em Poços de Caldas e visitas nas Cachoeiras e Relógio Floral; Zoológico de São Paulo, Parque Ecológico de São Carlos; Passeio de Navio - Eclusas em Barra Bonita e, Parque do Gorilão no Novo Shopping em Ribeirão Preto.

No último dia 5 de julho, 130 alunos foram para o Zoológico em São Paulo e visitaram a Exposição de Dinossauros. As negociações com os pais dos alunos começou quatro meses antes para que pudessem parcelar o custeio de cada um. Partiram cinco ônibus de Descalvado levando mais de 100 adultos entre pais, avós e tios, com acompanhamento de 13 professores e inspetores, além dos alunos.

“Faço essas viagens, pois para muitos é a única oportunidade de conhecer lugares diferentes e abrir novos horizontes na vida deles. Não tem recompensa maior do que ver o sorriso das crianças, conhecendo, brincando, realizando o sonho de ter conhecido os animais, passeado de navio, se divertindo até cansar nos brinquedos”, fala Zezé com orgulho.

A tradição de incluir as viagens no rol de atividade do conteúdo programático da escola vem de lá de trás, quando a professora lecionava no Magistério e levava suas alunas para as Palestras e Seminários na Faculdade Barão de Mauá, visitas em Creches e Escolas em cidades da região. A experiência foi transferida para os alunos do Ensino Fundamental.

Para a viagem do final do ano a expectativa é de bater o recorde de público do ano passado, que levou de Descalvado nove ônibus.




Voltar


05/07/2017 - EMEF Coronel Tobias realiza Viagem ao Zoológico e Exposição de Dinossauros


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados